Ir para o conteúdo
Você na Pós

Pós-graduação EAD: conheça cursos da área de Engenharia reconhecidos pelo CREA

imagem para ilustrar o texto de cursos da área de engenharia reconhecidos pelo CREA

Você sabia que dá para registrar no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) a sua pós-graduação na área de Engenharia? Quando um curso é reconhecido pelo Conselho, você pode pedir a anotação da especialização em sua carteira profissional. Outra vantagem é que os cursos da área de engenharia reconhecidos pelo CREA  reforçam a qualidade dos conteúdos apresentados e abrem portas em sua carreira. 

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Quer saber mais? Confira o vídeo que a Nirse Ruscheinsky Breternitz, coordenadora de pós-graduação em Engenharia, preparou sobre o assunto: 

Agora, vamos à lista!

Cursos da área de Engenharia reconhecidos pelo CREA

1 – Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho

A pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, realizada online em 12 meses,  busca atender a demanda de profissionais de diversas áreas de Engenharias e Arquitetura e traz conhecimento para garantir a adequação de parâmetros e diretrizes para a prevenção dos problemas de saúde e segurança do trabalhador, bem como reduzir perdas e danos aos equipamentos, instalações e ao meio ambiente. 

O objetivo do curso é formar profissionais (engenheiros ou arquitetos) de alto nível técnico e metodológico que sejam capazes de propor e implementar para as empresas uma política de segurança e saúde no trabalho, estabelecendo procedimentos para a identificação de perigos, avaliação de riscos, implementação de medidas de controle, bem como para o treinamento e monitoramento das ações requeridas, tornando o ambiente de trabalho seguro e de qualidade.

A carga horária total do curso é de 600 horas, sendo ministrado em 15 disciplinas, atendendo a legislação específica do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) para este curso.

Desta forma, após concluir o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho, você, que é engenheiro, pode solicitar ao CREA o reconhecimento do título de Engenheiro de Segurança do Trabalho, aumentando as suas atribuições profissionais. Os arquitetos que realizarem o curso deverão fazer esta solicitação ao CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) para terem o mesmo reconhecimento.

2 – Pós-graduação em Engenharia de Materiais

Na pós-graduação em Engenharia de Materiais, realizada online em 6 meses ou 10 meses, você entenderá a relação entre estrutura, propriedades e tratamentos termomecânicos dos mais diversos materiais. O profissional também é responsável por pesquisar, transformar e criar novos materiais, além de fazer o descobrimento de outras formas de uso para os já existentes.

A especialização é indicada a bacharéis de áreas como Engenharias de Materiais, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Automação e Controle, Engenharia Elétrica, Engenharia de Alimentos, Químicos, Físicos e tecnólogos interessados em adquirir conhecimentos tecnológicos relacionados ao desenvolvimento e à caracterização de materiais.

3 – Pós-graduação em Engenharia de Estruturas e Fundações

A pós-graduação em Engenharia de Estruturas e Fundações, disponível online para ser cursada em 6 meses ou 10 meses, possui enfoque específico em ampliar a compreensão e municiar o profissional de subsídios de maneira que ele possa avaliar, interpretar, dirigir equipes e elaborar projetos de estruturas e fundações. 

Para gerentes, diretores, fiscais e executivos, o conhecimento irá contribuir para avaliar todas as etapas do processo construtivo desde a fundação até a conclusão da estrutura do empreendimento. O curso é voltado para os engenheiros civis, tecnólogos em construção ou edificações, arquitetos, geotécnicos, geólogos, geógrafos e todos os demais profissionais que atuam na área de estruturas e fundações.

4 – Pós-graduação em Engenharia de Suprimentos

A necessidade de suprir materiais nas organizações é básica para qualquer tipo de empresa, seja na área industrial ou de prestação de serviços. Porém, com o aumento da concorrência entre as organizações, esses materiais devem ser supridos de forma a otimizar os processos, reduzindo, assim, os custos no ressuprimento. 

Pensando nisso, a pós-graduação em Engenharia de Suprimentos, cursada online em 6 meses ou 10 meses, pretende oferecer todos os aspectos técnicos para que o profissional tenha a capacidade de gerenciar todo o processo de aquisição de mercadorias relacionadas aos processos da empresa ou indústria. Ao longo da especialização EAD, o estudante ainda aprenderá a avaliar os estoques e a compra de matérias-primas e insumos internacionais/nacionais.

5 – Pós-graduação em Engenharia de Controle e Automação

Considerando a crescente demanda pelo emprego de tecnologias de controle e automação, é necessário investir na formação e capacitação de profissionais habilitados para que possam desenvolver técnicas que melhorem o desempenho dos sistemas de automatização para que façam uso eficaz dos recursos disponíveis. Este é o objetivo do da pós-graduação em Engenharia de Controle e Automação, que pode ser cursada online em 6 meses ou 10 meses

O curso reconhecido pelo CREA é destinado aos engenheiros eletricistas, engenheiros eletrônicos, engenheiros de computação, engenheiros de controle e automação, engenheiros de produção, tecnólogos e demais profissionais que realizam a concepção de projetos, planejamento de instalações, manutenção e execução que estejam envolvidos direta ou indiretamente com a eletrônica.

Banner do e-book Inovação e Sustentabilidade na Engenharia

6 – Pós-graduação em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico

O mercado demanda por profissionais especializados e preparados para atuarem na preservação dos recursos naturais, na gestão de resíduos sólidos, no tratamento de efluentes, controle de poluentes atmosféricos e muitos outros problemas socioambientais associados ao crescimento das cidades e sua interferência sobre o meio natural. 

A pós-graduação em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico, realizada online em 6 meses ou 10 meses, visa atender a demanda de profissionais que atuam ou desejam atuar na área de saneamento ambiental, controle, monitoramento, avaliação e soluções para os impactos ambientais. 

Dessa forma, a especialização na temática ambiental auxiliará os profissionais na melhor atuação prática dentro de diferentes organizações e setores, a fim de solucionar os problemas e conflitos socioambientais, cada vez mais presentes em nossa sociedade e que carecem de solução técnica definitiva e embasada.

7 – Engenharia de Manutenção Industrial

É necessário que, no ambiente das empresas, a atenção seja direcionada a todos os componentes, ferramentas, dispositivos, instrumentos industriais e sensores das fábricas, reconhecendo a sua importância e o valor do gerenciamento orientado para o equipamento.

A pós-graduação em Engenharia de Manutenção Industrial,  realizada online em 6 meses ou 10 meses, tem o intuito de que os profissionais para que eles compreendam e estudam formas e técnicas de elevar os níveis produtivos, reduzindo níveis de falhas e custos que impactam no valor final do produto ou serviço, proporcionando índices favoráveis em confiabilidade de seus produtos, equipamentos e serviços.

8 – Engenharia Elétrica – Eletrotécnica

A pós-graduação em Engenharia Elétrica – Eletrotécnica busca atender profissionais da área que querem se aprofundar ou se atualizar na área de eletrotécnica e projetos. Dessa forma, o programa tem seu foco direcionado para as etapas de geração, transmissão e distribuição de energia no sistema elétrico de potência. As fontes renováveis de energia vêm se consolidando no mercado, sendo de extrema importância conhecer suas características, aplicações e funcionamento em plantas de geração. 

O curso é destinado a profissionais de engenharia elétrica ou afins, envolvidos direta ou indiretamente no Sistema Elétrico de Potência nas etapas de geração, transmissão, distribuição e manutenção, que desejam ampliar, aprimorar e/ou desenvolver conceitos e técnicas para elaboração e utilização da eletrotécnica direcionada ao âmbito industrial e à projetos.

9 – Engenharia Industrial 4.0

Estudos realizados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontam a Quarta Revolução Industrial como uma oportunidade de desenvolvimento econômico para o País. Para quem quer se atualizar nessa área, o ideal é cursar a pós-graduação em Engenharia Industrial 4.0, que faz parte dos cursos credenciados pelo CREA. 

Esta especialização é destinada a bacharéis de áreas como: Engenharias, Administração de Empresas e Economia. Também é voltada a executivos e investidores interessados em adquirir conhecimentos tecnológicos atualizados, apresentados de maneira inovadora e focados nos Princípios fundamentais da Quarta Revolução Industrial.

10 – Engenharia de Software

No Brasil, o mercado busca cada vez mais profissionais capacitados para o desenvolvimento de softwares. Analistas de sistemas, programadores, administradores de banco de dados, coordenadores de projeto, entre outros profissionais da área de TI, necessitam ampliar suas competências em relação à Engenharia de Software.

A pós-graduação em Engenharia de Software vem atender a esta demanda por conhecimento da gestão do ciclo de vida do software, abrangendo: a análise, a modelagem, a construção, os testes, a implantação e a manutenção. Com o foco na produção de softwares em um menor prazo, consequentemente com menor custo e com maior qualidade, através da aplicação de métodos e ferramentas atuais para o desenvolvimento de softwares.

11 – Engenharia de Software: Ênfase em Qualidade e Teste Software

A pós-graduação em Engenharia de Software: Ênfase em Qualidade e Teste Software é uma ótima opção para os profissionais se atualizarem nessa área. Este curso busca integrar disciplinas atuais, focadas em práticas da indústria em sinergia com fundamentos teóricos da academia, a suprir a carência do mercado por profissionais que dominem como atingir se a qualidade de software, em especial por meio de testes.

Esta especialização é destinada a profissionais formados em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação ou em outros cursos da área de Tecnologias da Informação, que queiram se aperfeiçoar na área de Engenharia de Software.

12 – Engenharia de Avaliações e Perícias

A pós-graduação em Engenharia de Avaliações e Perícias tem como objetivo capacitar profissionais para que atuem como perito judicial ou assistente judicial por indicação da parte processual em processos judiciais. O curso ensinará a elaborar avaliações e perícias judiciais, bem como técnicas de diagnóstico de manifestações patológicas das construções, possibilitando suas identificações e possíveis correções.

Além disso, a especialização capacita para avaliar imóveis urbanos e rurais, recursos naturais e ambientais, além de máquinas, equipamentos, instalações, bens industriais em geral, bens de patrimônios históricos e artísticos e empreendimentos. Outro ponto é a avaliação de bens imóveis por meio de modelos de regressão linear.

13 – Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental 

A pós-graduação em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental tem como objetivo fazer com que o profissional compreenda de forma aprofundada e atualizada a importância da interação do planejamento e do gerenciamento de projetos ambientais nos mais diversos setores econômicos e sociais e adquira melhores condições de empregabilidade para atuar nessa área.

Além disso, o curso traz todos os conhecimentos necessários para adquirir uma visão sistêmica de planejamento, política e gestão ambiental e identificar os tipos, critérios e planejamentos de auditoria ambiental. O estudante também conhecerá a análise do licenciamento ambiental aplicado às empresas públicas e privadas e saberá implementar o desenvolvimento de atividades integradas na análise ambiental.

14 – Engenharia da Computação

A pós-graduação em Engenharia da Computação visa capacitar profissionais de negócios, engenharia e TI a trabalhar com projetos, implementação e manutenção de soluções computacionais.. Além disso, o curso apresenta as tecnologias modernas utilizadas na engenharia da computação, tais como: internet das coisas, computação em nuvem, robótica e inteligência artificial. 

15 – Engenharia Geotécnica

A pós-graduação em Engenharia Geotécnica visa propiciar aos profissionais a capacidade de identificar, discutir e analisar problemas geotécnicos, com a finalidade de desenvolver soluções de engenharia atuais e compatíveis com os diversos setores de mercado. Além disso, visa fornecer subsídios para a elaboração de projetos que contemplem a especificação e o monitoramento geotécnico adequados. 

O mercado está carente de profissionais qualificados no meio geotécnico e há uma demanda satisfatória no Brasil. Por isso, se você quer obter todos os conhecimentos necessários para elaborar e interpretar de ensaios geotécnicos, bem como acompanhar e gerir obras geotécnicas, então invista nessa especialização.

16 – Engenharia de Desenvolvimento de Produto

O objetivo da pós-graduação em Engenharia de Desenvolvimento de Produto é oferecer aos profissionais um diferencial competitivo em seu campo de atuação. Isso a partir de um posicionamento dinâmico do processo de desenvolvimento de produtos e mantendo a competitividade dos produtos e indústria nos mercados nacional e internacional.

O curso também visa preparar, atualizar e qualificar profissionais mais dedicados ao desenvolvimento de modernas técnicas em gestão e negócio industrial. Após a conclusão, você poderá desenvolver novos produtos, ferramentas e processos, compreendendo todos os aspectos envolvidos, incluindo as tendências, práticas e tecnologias utilizadas para criação e inovação.

17 – Arquitetura e Cidades

A pós-graduação em Arquitetura e Cidades tem como objetivo fazer com que arquitetos e urbanistas e profissionais da área compreendam as relações entre arquitetura e cidade diante dos desafios da atualidade. Além disso, o curso ensina o estudante a identificar soluções relacionadas às cidades e suas problemáticas contemporâneas. 

A especialização aborda também sustentabilidade urbana e apresenta tecnologias desenvolvidas para apropriação no ambiente urbano, em diversos campos. A pós ainda ensina a identificar a relação entre questões arquitetônicas, urbanas e ambientais, apresentando soluções para minimizar impactos nas cidades. 

18 – Engenharia de Produção 

A pós-graduação em Engenharia de Produção tem como objetivo desenvolver as competências profissionais relacionadas ao desempenho corporativo das empresas, a partir das principais áreas de conhecimento da Engenharia de Produção, tanto nos setores industriais quanto no de prestação de serviços.

Além disso, o curso visa levar o estudante a identificar e propor soluções técnicas aos problemas empresariais, por meio do domínio e utilização de conhecimentos tecnológicos, financeiros e administrativos, bem como fornecer conhecimentos sobre as tendências atuais de aplicações de técnicas de gestão da produção e operações.

19 – Engenharia de Manufatura Mecânica

O objetivo da pós-graduação em Engenharia de Manufatura Mecânica é capacitar profissionais que lidam com questões relacionadas à engenharia de manufatura mecânica, em um mercado que demanda alta qualificação, aplicando novas tecnologias disponíveis e atendendo às demandas mercadológicas no cenário nacional.

O curso também permite que o aluno seja capaz de identificar ferramentas, métodos e técnicas de gestão aplicáveis aos processos de manufatura mecânica, bem como conquiste o conhecimento necessário para atuar com a melhoria de um processo existente ou desenvolvimento de um processo novo com foco em redução de custo, otimização de recursos e processos sustentáveis.

20 – Engenharia de Tráfego

A pós-graduação em Engenharia de Tráfego tem como objetivo fornecer aos engenheiros, arquitetos, geógrafos, urbanistas e outros interessados uma base sólida de conhecimentos sobre os conceitos básicos, bem como os aspectos sociais, econômicos e tecnológicos da Engenharia de Tráfego e das demais áreas de conhecimento relacionadas.

O curso ainda apresenta as características de cada modalidade de transportes, os procedimentos e técnicas mais usadas no tratamento e solução de problemas de Engenharia de Tráfego, assim como os conceitos e as técnicas para projeto, avaliação operacional e desempenho de sistemas de transportes. 

21 – Engenharia de Dados

O objetivo da pós-graduação em Engenharia de Dados é possibilitar que o estudante atue como Engenheiro de Dados, coletando, transformando, armazenando, gerenciando e disponibilizando dados corporativos às organizações e agentes envolvidos, além de  participar do processo de tomada de decisão, a partir de visões estratégicas.

O curso ainda visa oferecer formação específica na área de ciência e engenharia de dados de maneira multidisciplinar, difundindo e disseminando o conhecimento dos fundamentos e da atividade prática, bem como contribuir com uma formação prática por meio de ferramentas atuais e presentes no mercado. 

22 – Gestão Ambiental Aplicada à Indústria

A pós-graduação em Gestão Ambiental Aplicada à Indústria visa capacitar profissionais de diversas áreas, como engenheiros químicos e ambientais, para atuação na área de Gestão Ambiental Industrial. Assim, será possível atuar no planejamento e realização de atividades relacionadas à área ambiental, a partir dos princípios de desenvolvimento sustentável.

O curso ainda tem como objetivo aprofundar os conhecimentos de profissionais que atuam com tecnologias de tratamento de resíduos e efluentes. Ao decorrer das disciplinas, os estudantes adquirem conhecimentos sobre as legislações ambientais vigentes e aspectos relacionados à responsabilidade social e ambiental.

23 – Engenharia da Qualidade com ênfase em Gestão 

A pós-graduação em Engenharia da Qualidade com ênfase em Gestão tem como objetivo desenvolver as competências necessárias para que o profissional possa apresentar autonomia no gerenciamento de todo o sistema produtivo, utilizando as técnicas e ferramentas de qualidade na prospecção e resolução de problemas. 

O curso ainda visa levar o estudante a dominar os campos da engenharia da qualidade, tais como gestão e liderança, sistemas de qualidade, qualidade em processos, produtos e produção, controle de processo e técnicas de melhoria. Além disso, essa pós-graduação prepara tecnicamente os profissionais para a ampla gestão da qualidade, meio ambiente e segurança do trabalho, com vistas de alcance de certificações e auditorias.

24 – Engenharia de Embalagens

A pós-graduação em Engenharia de Embalagens tem como objetivo formar profissionais para que sejam capazes de identificar, compreender, formular e solucionar desafios e problemas ligados às atividades de projeto, desenvolvimento, produção e circularidade de embalagens, considerando seus aspectos humanos, regulatórios, econômicos, sociais, sustentabilidade e ambientais, com visão ética e humanística. 

O curso ainda traz conhecimentos sobre os princípios básicos das embalagens e seus campos de aplicação e correlação com as funções básicas das embalagens e as interferências na qualidade, segurança e promoção dos produtos. A especialização contribui para que os profissionais possam integrar, liderar e atuar em equipes multifuncionais e multidisciplinares de desenvolvimento de projetos comerciais e técnicos de embalagem nos setores industriais de base, bens intermediários de consumo, bem como sua cadeia de suprimentos e equipamentos.

25 – Engenharia e Gestão da Qualidade e de Projetos

Seja qual for a área de atuação, as empresas precisam manter seus projetos, produtos e processos na mais alta categorização de qualidade. Por isso, é necessário que saibam gerenciá-los com pensamento estratégico e prático com caráter multidisciplinar e voltados para a melhoria contínua. Isso exige profissionais qualificados.

A pós-graduação em Engenharia e Gestão da Qualidade e de Projetos fornece amplos conhecimentos em gerenciamento de projetos, considerando o padrão PMI (Project Management Institute) difundido pelo PMBOK, além de técnicas e ferramentas de gestão de qualidade que podem e devem ser utilizados para a agilização de projetos e processos.

26 – Engenharia Elétrica e de Sistemas de Energia

A pós-graduação em Engenharia Elétrica e de Sistemas de Energia tem como objetivo desenvolver competências técnicas e pensamento crítico para a ampliação e compreensão de concepções para atuação na área. Além disso, visa proporcionar conhecimentos sobre processos e projetos no Sistema Elétrico de Potência.

O curso faz com que os profissionais compreendam estratégias e métodos para identificar e otimizar a qualidade de energia elétrica e conheçam sobre a aplicação das fontes alternativas de energia e sua contribuição para a geração de energia elétrica. 

Também irá ensinar como analisar projetos de qualidade de energia, de plantas de geração de energia e de sistemas de energia. O aluno ainda poderá compreender a contribuição das fontes de energia solar, eólica, hidrelétrica, geotérmica, de marés e nuclear em sistemas de energia.

27 – Computação Forense e Perícia Digital

O objetivo da pós-graduação em Computação Forense e Perícia Digital é preparar o profissional para atuar nas esferas Cível, Trabalhistas e Criminal como auxiliar da justiça com bases técnicas-jurídicas nas demandas contenciosa e consensual, emitindo Laudos, Manifestações e Pareceres suportando o juízo em suas decisões.

Além disso, o profissional irá aprender a modular a Ciência Forense como Método Científico multidisciplinar, entender o escopo de atuação do Perito Judicial e Assistente Técnico Forense e aplicar procedimentos válidos para extração, coleta e preservação de indícios digitais para formar prova válida em um tribunal.

Examinar, analisar e correlacionar as evidências, formatando-as no relatório final consubstanciado no Laudo Técnico Pericial e familiarizar-se com as práticas antiforense apresentadas para que possam virar provas futuras em um Tribunal são outros conhecimentos proporcionados por essa pós-graduação.

28 – Engenharia Elétrica com ênfase em Instalações Residenciais

Com a pós-graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Instalações Residenciais, o profissional irá desenvolver competências técnicas, éticas e comportamentais para a ampliação e compreensão de concepções para atuação na área. Também irá compreender o dimensionamento e a execução de projetos elétricos em instalações elétricas residenciais.

Ao longo do curso, será possível conhecer os dispositivos de proteção utilizados em projetos elétricos residenciais e entender como analisar diagramas elétricos de instalações elétricas residenciais. O estudante também terá conhecimentos sobre automação residencial, layout de instalações e gestão de projetos e saberá dimensionar os sistemas de fornecimento secundário de energia elétrica.

29 – Engenharia Elétrica com ênfase em Instalações Industriais

A pós-graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Instalações Industriais é ideal para quem deseja compreender técnicas de dimensionamento e execução de projetos elétricos de instalações industriais. O profissional também saberá analisar diagramas elétricos de instalações industriais e de acionamento de máquinas elétricas.

Além disso, irá conhecer os dispositivos de campo utilizados em projetos industriais e em sistemas automáticos e compreender a contribuição das instalações elétricas industriais em projetos. O curso ainda proporciona conhecimentos sobre processos industriais, layout de instalações e gestão de projetos.

30 – Engenharia Eletrônica e de Automação Industrial

A pós-graduação em Engenharia Eletrônica e de Automação Industrial tem como objetivo capacitar profissionais para que possam atuar no ambiente industrial, nas áreas de gestão, manutenção, suporte e implantação de sistemas eletroeletrônicos e automatizados. O aluno também será desenvolvido para coordenar, supervisionar, gerenciar, treinar e orientar tecnicamente as equipes de instalação, operação e reparo de ambientes industriais automatizados.

Outros conhecimentos do curso incluem atuar na análise e documentação de equipamentos de uma planta industrial automatizada, implementar soluções para automatização e controle de plantas industriais e executar manutenção, reparo e suporte técnico para ambientes industriais automatizados com soluções eletroeletrônicas.

31 – Mobilidade Urbana

A pós-graduação em Mobilidade Urbana tem como objetivo fornecer subsídios teóricos e práticos aos profissionais que atuam ou pretendem atuar nas diversas áreas ligadas à Mobilidade Urbana, considerando aspectos de acesso, qualidade, custo, estratégia, meio ambiente, planejamento urbano e legislação. 

Ao longo do curso, você vai aprender os principais conceitos relacionados à gestão da mobilidade e acessibilidade urbana. Também estudará os sistemas de transportes, para compreender quais são os seus componentes, os principais modos de transporte e as suas características, além de outros temas relacionados, como os aspectos ligados à segurança viária.

32 – Engenharia Rodoviária

A pós-graduação em Engenharia Rodoviária tem como objetivo fornecer conhecimentos teóricos e práticos aos profissionais que atuam ou pretendem atuar na área. Além disso, o curso visa capacitar e desenvolver habilidades que permitam aos alunos formular, analisar e implementar estratégias e mecanismos na área da infraestrutura de transporte rodoviário, seja no setor público, seja no setor privado.

O curso também vai apresentar os principais conceitos e componentes dos projetos relacionados à engenharia de tráfego. O profissional ainda vai estudar os aspectos básicos do projeto de pavimentos, conhecer os principais conceitos e princípios dos Sistemas de Gerenciamento de Pavimentos, além de outras temáticas relacionadas com a área.

33 – Engenharia de Transportes

Com a pós-graduação em Engenharia de Transportes, você vai poder discutir aspectos ligados à segurança viária, conhecer os principais aspectos relacionados ao transporte rodoviário no Brasil e da infraestrutura rodoviária de modo geral e entender os principais conceitos e princípios do Transporte Público Urbano. Também vai estudar a conexão entre o planejamento urbano e o planejamento de transporte.

34 – BIM e Projetos Aplicados à Construção Civil

A pós-graduação em BIM e Projetos Aplicados à Construção Civil tem como foco principal estruturar os conhecimentos dos profissionais das áreas de Arquitetura, Engenharias e demais envolvidos na área quanto às metodologias, processos e ferramentas que são utilizados nos projetos na Construção Civil. Projetos de grande porte e áreas específicas da Construção Civil já têm a utilização do BIM como obrigatória. Com isso, esse mercado mostra-se muito favorável a profissionais capacitados.

35 – Lean Construction

A pós–graduação em Lean Construction tem como objetivo capacitar para atuar na gestão de empreendimentos da construção civil, tanto na área de planejamento quanto na execução, proporcionando uma visão sistemática no campo de atuação. Além disso, o profissional vai aprender sobre os diferentes sistemas de produção, compreender a história e o desenvolvimento das metodologias produtivas e outros temas relacionados.

36 – Arquitetura Sustentável

Com a pós-graduação em Arquitetura Sustentável, você vai compreender a sustentabilidade e sua aplicação prática no campo da engenharia civil e da arquitetura e urbanismo. Além disso, conhecerá critérios relacionados à aplicação prática da sustentabilidade no campo de trabalho, saberá identificar como problemas relacionados à sustentabilidade podem ser solucionados e muito mais. 

37 – Gerenciamento de Obras de Construção Civil

O objetivo da pós-graduação em Gerenciamento de Obras de Construção Civil é formar profissionais que sejam capazes de gerenciar obras de construção civil nos aspectos social, ambiental, legal e técnico, aplicando procedimentos estabelecidos para o uso eficiente de recursos nos processos produtivos do canteiro de obra, em um ambiente saudável e seguro. 

38 – Engenharia de Suprimentos com ênfase em Gestão

A pós-graduação em Engenharia de Suprimentos com ênfase em Gestão tem como objetivo formar profissionais especializados para a atuação na gestão estratégica da cadeia de suprimentos, tanto local quanto globalmente. Além disso, oferece capacitação para que seja possível atuar na análise de fornecedores e mercadológica nos mercados nacional e internacional, visando otimizar o processo de compras de materiais. 

39 – PPCP – Planejamento, Programação e Controle de Produção

O objetivo da pós-graduação em PPCP – Planejamento, Programação e Controle de Produção é capacitar o profissional para atuar no mercado de trabalho nas empresas dos mais variados setores, aplicando o conhecimento adquirido nas atividades de planejamento, programação e controle de produção. Além disso, estimula o desenvolvimento do pensamento reflexivo para resolução de problemas. 

40 – Construção Civil Enxuta

Quer atuar na gestão de empreendimentos da construção civil, tanto na área de planejamento quanto na execução, proporcionando uma visão sistemática no campo de atuação? Invista na pós-graduação em Construção Civil Enxuta. No curso, você aprenderá os diferentes sistemas de produção, os conceitos e princípios do Lean Construction e muito mais.

41 – Engenharia Robótica

A pós-graduação em Engenharia Robótica prepara o profissional para atuar em diferentes setores que envolvam o processo de automação, proporcionando um conhecimento sólido no desenvolvimento de soluções relacionadas com a robótica. Com isso, saberá gerar soluções que busquem a aplicação de robôs capazes de manipular a resolução de problemas reais de forma segura e autônoma. 

42 – Engenharia da Qualidade e Melhoria de Processos

A pós-graduação em Engenharia da Qualidade e Melhoria de Processos visa formar gestores especialistas com capacidade de observar e realizar a gestão da qualidade com foco em processos de melhoria contínua. O curso também leva os profissionais a desenvolverem e implementarem programas de melhoria contínua em suas empresas, a partir de uma visão ampla e estratégica de gestão de processos. 

43 – Automação Industrial e Robótica 

A pós-graduação em Automação Industrial e Robótica tem como objetivo capacitar profissionais para realizarem projetos de automação industrial e robótica, utilizando corretamente sistemas, instrumentação, programação e tecnologias de Internet das Coisas (IoT). Além disso, o curso vai fornecer conhecimentos relacionados aos sistemas de manufatura e sensoriamento, fomentar desenvolvimento de programações para robôs e muito mais.

44 – Biotecnologia 

O objetivo da pós-graduação em Biotecnologia é propiciar formação de qualidade a fim de permitir que o profissional especializado em biotecnologia aplique seus conhecimentos na resolução de problemas, inovação e aprimoramento de processos e projetos, de forma ética e sustentável, além de estar em sintonia constante com os avanços tecnológicos.

45 – Energias Renováveis

A pós-graduação em Energias Renováveis vai apresentar os aspectos técnicos e panoramas brasileiro e mundial das energias alternativas: eólica, solar, geotérmica, marés, biomassa, nuclear e hidrelétrica. Além disso, o profissional saberá identificar as principais formas de energia disponíveis na matriz energética e contextualizar a produção de energias renováveis no contexto da inovação tecnológica e do meio ambiente.

46 – Engenharia de Manutenção e Segurança

A pós-graduação em Engenharia de Manutenção e Segurança visa formar profissionais altamente qualificados para gerenciar e planejar atividades de manutenção, a fim de garantir a utilização e implementação de métodos corretos para intervenções, respeitando os requisitos de segurança ocupacional.

47 – Engenharia de Riscos e Segurança

A pós-graduação em Engenharia de Riscos e Segurança foi desenvolvida para formar profissionais de alta performance em gerenciamento de risco, com autonomia em propor medidas de prevenção e acompanhar a  implantação de ações necessárias para eliminar ou reduzir o risco ocupacional.

48 – Engenharia Logística

A pós-graduação em Engenharia Logística tem como objetivo capacitar profissionais para identificar os processos e as atividades ligadas à cadeia de suprimentos, aplicando ferramentas cabíveis em conjunto à competências gerenciais e analíticas, reduzindo custos e aumentando a eficiência de empresas que atuem direta ou indiretamente no ramo logístico. 

49 – Engenharia de Prevenção de Incêndios

A pós-graduação em Engenharia de Prevenção de Incêndios tem como objetivo formar profissionais altamente qualificados para inspecionar, planejar, implementar e gerenciar sistemas de combate à incêndio, assim como planejar os requisitos de atuação em catástrofes em conformidade com legislação e normas técnicas vigentes.

50 – Internet das Coisas – IoT

O objetivo da pós-graduação em Internet das coisas – IoT é auxiliar o profissional a descobrir conceitos-chaves que envolvem a Internet das Coisas, no que tange a exploração de tecnologias inteligentes, arquitetura e processos, utilizando de ferramentas que auxilie a criação de sistemas computacionais aplicados em diversos setores da economia.Outro fator determinante é a criação e monitoramento de aplicações que envolvem tecnologias extraídas da IoT.

51 – Análise de Dados

O principal objetivo da pós-graduação em Análise de Dados é capacitar profissionais no uso de técnicas estatísticas, ferramentas para análise de dados e recursos computacionais com foco na resolução de problemas de negócio. Além disso, visa fornecer uma visão estratégica dos dados nas organizações.

52 – Engenharia de Manufatura Avançada 4.0

A pós-graduação em Engenharia de Manufatura Avançada 4.0 tem por objetivo geral a capacitação de profissionais para planejar, administrar e desenvolver processos e tecnologias de fabricação utilizando ferramentas e processos compatíveis com o ambiente da indústria 4.0

53 – Geociências Aplicadas

Os profissionais que cursam a pós-graduação em Geociências Aplicadas vão compreender os conceitos correlatos nas áreas da Geologia, Geotecnia e Engenharia, aplicados a Geociências. O curso também visa possibilitar o desenvolvimento da aplicação da Geociência, por meio de ferramentas geotecnológicas, bem como formar profissionais interdisciplinares para atuarem como especialistas nas diversas áreas correlatas à Geociências.

54 – Agricultura de Precisão

O objetivo da pós-graduação em Agricultura de Precisão é qualificar e habilitar os profissionais nas principais ferramentas utilizadas nas práticas agrícolas que abrangem a agricultura de precisão, para, assim, atuarem na área no gerenciamento e monitoramento das safras. Além disso, o aluno será habilitado para trabalhar com geotecnologias para produção agropecuária e ambiental, contribuindo para a tomada de decisão em diversos sistemas agrícolas.

55 – Telecomunicações com Ênfase em Redes e Segurança

A pós-graduação em Telecomunicações com Ênfase em Redes e Segurança tem como objetivo capacitar profissionais da área de engenharia, tecnologia da informação e áreas correlatas em sistemas de telecomunicações, a partir da construção de conhecimentos teóricos e práticos de mercado.

56 – Engenharia de Processos Industriais

A pós-graduação em Engenharia de Processos Industriais visa capacitar profissionais para alcançarem resultados satisfatórios, promovendo a gestão eficiente e melhoria de processos em indústrias. Isso por meio da aplicação de métodos adequados, transformando dados em informações, que poderão auxiliar na tomada de decisões sobre os processos industriais.

57 – Engenharia de Produção e Gerenciamento de Projetos

pós-graduação em Engenharia de Produção e Gerenciamento de Projetos visa capacitar profissionais para atuarem em gestão e projetos de produção industrial e de serviços, aplicando boas práticas, ferramentas e técnicas preditivas e ágeis de gerenciamento de projetos.

58 – Engenharia de Projetos Industriais

O objetivo da pós-graduação em Engenharia de Projetos Industriais é preparar profissionais para atuarem em um mercado que demanda alta qualificação profissional acerca das novas tecnologias empregadas nas indústrias. Tudo isso de modo que os profissionais estejam capacitados para atuarem em todo ciclo de vida de projetos industriais, aplicando boas práticas, ferramentas e técnicas preditivas e ágeis de gerenciamento de projetos.

59 – Gestão da Manutenção

O objetivo principal da pós-graduação em Gestão da Manutenção é capacitar profissionais da área de engenharia a gerenciar adequadamente e estrategicamente a manutenção nas organizações. Além disso, o curso apresenta a utilização das tecnologias e ferramentas utilizadas na gestão da manutenção.

60 – Gestão de Sistemas Agroindustriais

A pós-graduação em Gestão de Sistemas Agroindustriais proporciona o aprofundamento e a atualização de conhecimentos na área da gestão de sistemas produtivos voltados para a realidade do setor agroindustrial, passando pelos conhecimentos desde a concepção de projetos até a comercialização dos produtos. Além disso, traz os conhecimentos relacionados ao cooperativismo, associativismo e às políticas voltadas para esse segmento. 

61 –  Auditoria, perícia e Licenciamento Ambiental

O objetivo da pós-graduação em Auditoria, Perícia e Licenciamento Ambiental é capacitar o profissional para atuar no mercado de trabalho nas atividades de perícia, auditoria e licenciamento ambiental de maneira atualizada, com responsabilidade social, proporcionando o conhecimento teórico e prático nos diversos campos de atuação, seja pública, seja privada.

62 – Engenharia de Qualidade

A pós-graduação em Engenharia de Qualidade é promover o conhecimento de metodologias e ferramentas que viabilizem a tomada de decisão estratégica e atuação no campo da qualidade. Além disso, o curso proporciona aos alunos instrumentos que unam teoria e prática, permitindo que compreendam as questões relativas à qualidade, partindo de uma abordagem multidisciplinar.

63 – Sistemas Ciberfísicos

O objetivo da pós-graduação em Sistemas Ciberfísicos é capacitar profissionais da área de engenharias e tecnologias para trabalhar com as tecnologias que envolvem sistemas ciberfísicos. Além disso, o curso apresenta as tecnologias modernas utilizadas nos sistemas ciberfísicos, além de fornecer conhecimentos sobre sistemas ciberfísicos de forma a atender as expectativas dos negócios. O profissional também vai compreender o projeto, modelagem e implementação de sistemas ciberfísicos..

64 – Engenharia de Automação e IoT

A pós-graduação em Engenharia de Automação e IoT visa capacitar profissionais para realizarem projetos de automatização de instalações industriais e residenciais, utilizando corretamente sistemas e tecnologias de internet of things – IoT (Internet das Coisas). Além disso, o curso tem como objetivo preparar profissionais para desenvolverem projetos de automação e aplicarem novas tecnologias e sistemas para melhorar a eficiência de máquinas, equipamentos e instalações.

65 – Proteção de Sistemas Elétricos

A pós-graduação em Proteção de Sistemas Elétricos tem como objetivo capacitar profissionais de engenharia para que trabalhem na proteção de sistemas elétricos, a partir de conhecimentos voltados para seletividade, organização e coordenação de ferramentas voltadas para a proteção. O curso ainda apresenta metodologias de proteção de sistemas elétricos no ambiente produtivo. 

66 – Perícias e Avaliações na Construção Civil

O objetivo da pós-graduação em Perícias e Avaliações na Construção Civil é capacitar profissionais de áreas afins para atuar como perito judicial ou atuar como assistente judicial por indicação da parte processual em processos judiciais. Além disso, o curso visa conceder o conhecimento técnico baseado em leis e normativas sobre as manifestações patológicas das construções.

67 – Automação, Controle e Robótica na Indústria

A pós-graduação em Automação, Controle e Robótica na Indústria tem como objetivo apresentar os sistemas e ferramentas de robótica aplicada à indústria. Além disso, o curso permite que o profissional possa compreender a utilização da robótica industrial e colaborativa no mundo moderno, bem como conhecer as ferramentas de controle e automação, além das suas aplicações na indústria.

68 – Edificações Sustentáveis

O objetivo da pós-graduação em Edificações Sustentáveis é capacitar profissionais de engenharia, arquitetura e tecnólogos para atuarem no desenvolvimento de projetos de edificações que consideram os conceitos de sustentabilidade e desempenho. Além disso, visa desenvolver o conceito de sustentabilidade e de sua aplicação no setor da construção para implementação de projetos com uso otimizado de recursos e menor impacto ambiental.

69 – Engenharia Civil – Sistemas Construtivos de Edificações

Capacitar os profissionais de engenharia e arquitetura para utilizarem a inovação tecnológica, metodologias e conhecimentos de técnicas para a adoção de sistemas construtivos adequados e específicos para o projeto. Esse é o objetivo da pós-graduação em Engenharia Civil – Sistemas Construtivos de Edificações. 

70 – Indústria 4.0

A pós-graduação em Indústria 4.0 tem como objetivo capacitar profissionais das áreas de engenharia, tecnologia e negócios para trabalhar com ferramentas abarcadas pela ideia de indústria 4.0 no mundo moderno. O curso ainda apresenta os sistemas e ferramentas oriundas das ideias da indústria 4.0 e permite que o profissional compreenda a utilização de ferramentas de conectividade, rastreabilidade e gestão aplicadas à indústria 4.0.

71 – Monitoramento e Avaliação Ambiental

O objetivo geral da pós-graduação em Monitoramento e Avaliação Ambiental é fornecer uma introdução aos conhecimentos fundamentais da questão ambiental, monitoramento e avaliação, bem como abordar os principais problemas ambientais existentes. Além disso, o curso estabelece conceitos relacionados à evolução histórica das questões ambientais.

72 – Tecnologia em Gestão da Produção Industrial

A pós-graduação em Tecnologia em Gestão da Produção Industrial visa apresentar os sistemas e ferramentas aplicadas à gestão da produção e permite que o profissional possa compreender a utilização estratégica dos sistemas e artefatos relacionados à indústria 4.0. Além disso, conhecerá as ferramentas de controle, automação e conectividade dentro do ambiente produtivo e como utilizá-las na gestão da produção.

73 – Engenharia de Estruturas em Concreto

A pós-graduação em Engenharia de Estruturas em Concreto tem como objetivo ampliar a capacitação dos profissionais da engenharia e arquitetura em projetos e execuções de estruturas de concreto armado e pré-moldado, contemplando as tecnologias mais atuais e normas vigentes. O profissional também irá conhecer e aplicar conceitos de análise e  modelagem estrutural, utilizando o BIM para compatibilização de projetos.

Aproveite para escolher a sua pós-graduação na lista de cursos da área de Engenharia reconhecidos pelo CREA. Conheça também outras áreas da engenharia que estão em alta.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades