Ir para o conteúdo
Você na Pós

Pós-graduação EAD em Engenharia de Segurança do Trabalho: conheça o curso

engenheiros com com capacete para ilustrar texto sobre engenharia de segurança do trabalho

O campo de atuação de quem atua com Engenharia de Segurança do Trabalho contempla inúmeras áreas e atividades, como assessoria a empresas, inspeção de estabelecimentos, execução de campanhas educativas, adaptação de recursos técnicos e humanos, além de aplicação de dispositivos de segurança.

Com isso, o curso de pós-graduação EAD em Engenharia de Segurança do Trabalho busca atender a demanda por profissionais com conhecimento para garantir a adequação de parâmetros e diretrizes para a prevenção dos problemas de saúde e segurança do trabalhador, bem como reduzir perdas e danos aos equipamentos, instalações e ao meio ambiente.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

A especialização visa qualificar profissionais de nível superior das diversas áreas de Engenharias e Arquitetura que atuem como profissionais liberais e/ou em empresas privadas ou públicas e/ou instituições de Ensino Superior e de Pesquisa para que possam prevenir a ocorrência de acidentes e diminuir a ocorrência de perdas pessoais, de produção e/ou patrimoniais.

Qual o objetivo do curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho?

O curso tem como objetivo formar profissionais de alto nível técnico e metodológico que sejam capazes de propor e implementar para as empresas uma política de segurança e saúde no trabalho, estabelecendo procedimentos para a identificação de perigos, avaliação de riscos, implementação de medidas de controle, bem como para o treinamento e monitoramento das ações requeridas, tornando o ambiente de trabalho seguro e de qualidade.

 Além disso, os objetivos incluem:

✔ Capacitar o profissional para supervisionar, coordenar e orientar tecnicamente os serviços de engenharia de segurança do trabalho;

✔ Estudar condições de segurança nos locais de trabalho, de instalações e de equipamentos, para aprimorar no profissional a perspectiva no controle de riscos, controle de poluição, higiene do ambiente de trabalho, ergonomia e proteção contra incêndios;

✔ Fornecer subsídios para a realização de vistorias, perícias, emissão de pareceres e laudos técnicos relacionados a segurança do trabalho;

✔ Proporcionar subsídios para o estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle dos riscos nos ambientes laborais. 

Quais as competências desenvolvidas?

O profissional estará pronto para atuar em organizações de qualquer natureza. Com isso, será capaz de implementar e colaborar com projetos de ergonomia e saúde laboral, participar e articular comissões internas de prevenção de acidentes de trabalho e integrar equipes multidisciplinares de implantação de políticas de pessoal e organização do trabalho.

Leia também: Dicas para estudar EAD: como se preparar para o ensino a distância?

Também poderá assessorar e/ou participar de programas de avaliação e gerenciamento da produtividade e fatores de risco no trabalho e outras atividades do gênero emergentes no mundo empresarial. Além disso, saberá aplicar os princípios, modelos e técnicas de planejamento à organização do sistema de gestão da prevenção de riscos e à elaboração do plano de prevenção de riscos profissionais. 

Ainda terá a capacidade de utilizar os métodos e as técnicas adequadas à avaliação dos riscos associadas às condições de segurança e higiene no trabalho, aos fatores ergonômicos e psicossociais e à organização do trabalho.

 Em relação às habilidades, os profissionais podem:

✔ Atuar em diferentes setores da indústria e da construção civil;

✔ Garantir o cumprimento das legislações de segurança e medicina do trabalho assegurando a saúde e o bem-estar do colaborador;

✔ Executar projetos de segurança para o trabalhador com base nos riscos de diferentes níveis a que estão expostos diariamente;

✔ Levantar, projetar e executar sistemas de segurança do trabalho, além de desenvolver programas de treinamentos na área;

✔ Atuar como Assistente Técnico em questões de segurança do trabalho;

✔ Atuar como Perito Judicial e/ou assistente técnico em processos trabalhistas de insalubridade, periculosidade e ergonomia.

 Espera-se que o profissional, com o curso, atue de forma ética, proativa e preocupado com a atualização e inovação na área de atuação, procurando trabalhar com eficiência, eficácia e efetividade ao visar a gestão adequada dos recursos e a melhoria dos processos, com comprometimento e responsabilidade.

Ainda vale destacar que o salário médio dos engenheiros de segurança do trabalho é de R$ 9.475,22, segundo informações do relatório de Relação Anual de Informações Sociais, de 2020, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Banner sobre o e-book de Engenharia de Segurança do Trabalho

Disciplinas e carga horária do curso

  1. Introdução à engenharia de segurança do trabalho
  2. Administração aplicada à engenharia de segurança
  3. Legislação e normas técnicas
  4. Ergonomia
  5. Gerência de riscos
  6. Higiene do trabalho I
  7. Higiene do trabalho II
  8. O Ambiente e as doenças do trabalho
  9. Prevenção e controle de riscos em máquinas, equipamentos e instalações I
  10. Prevenção e controle de riscos em máquinas, equipamentos e instalações II
  11. Proteção contra incêndio e explosões
  12. Proteção do meio ambiente
  13. Psicologia na engenharia de segurança, comunicação e treinamento
  14. Laudos e perícias em engenharia
  15. Segurança na construção civil

A carga horária total do curso é de 600 horas, sendo ministrado em 15 disciplinas e dividido entre conteúdos teóricos e atividades práticas. A pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho tem duração de 12 meses e está cadastrada no Crea-PR – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná.

Quer saber mais sobre a área? Confira o evento que aconteceu no Youtube do Carreira em Pauta e contou com a participação dos profissionais Arthur Ribeiro Torrecilhas e Júlio Assis de Freitas e medicação de Nirse Ruscheinsky Breternitz. Assista:

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades