Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como encontrar a melhor versão de si mesmo e crescer na carreira

setas indicando crescimento para ilustrar texto sobre encontrar a melhor versão de si mesmo

O ser humano está em constante evolução e isso faz parte do desenvolvimento pessoal e profissional, pois encontrar a melhor versão de si mesmo é um ponto primordial para conseguir crescer e aprimorar habilidades.

“Sou a minha mais nova versão, revista e um pouco ampliada. O mais velho de mim, se o tempo for a medida, está no meu passado e não no presente.” Essa reflexão é do filósofo brasileiro Mário Sérgio Cortella e nos faz pensar sobre onde queremos chegar e o que fazer para conseguir realizar esses objetivos.

Mas, como conseguir encontrar a melhor versão de si mesmo? Essa é a dúvida de muitas pessoas e para ajudar nessa missão trouxemos algumas dicas que podem te ajudar nessa busca.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

6 dicas para conseguir encontrar a melhor versão de si mesmo

Tudo que decidimos nos faz chegar a algum lugar e o que temos hoje, de certa forma, foi algo sonhado em algum momento. Somos responsáveis por tudo que desejamos, mas sair da zona de conforto e mudar a situação é nossa responsabilidade.

Por isso, é importante saber para onde direcionar o rumo da vida e que as pequenas ações que fazemos no nosso dia a dia com consciência, propósito e determinação podem ser a chave principal para mudar esse rumo. 

E como conseguir mudar o rumo de forma consciente e com propósito? Listamos 6 dicas que podem te ajudar nessa descoberta!

1 –  Priorize o cuidado da sua mente

Já diria José Roberto Marques, presidente do IBC, “a vida é reflexo da qualidade de seus pensamentos”. Ou seja, cuidar da mente é um dos passos mais importantes para encontrar a sua melhor versão. Esse é o ponto chave para conseguir se autoconhecer e desenvolver — tanto pessoal como profissionalmente.

2 – Crie uma rotina para você

O que funciona para uma pessoa pode não funcionar pra você. Não adianta querer ter uma rotina e seguir o que seu colega faz. Isso tem grandes chances de não funcionar, pois vocês são pessoas diferentes e é preciso encontrar o que funciona melhor para você.

Você pode incluir um horário fixo para acordar, praticar exercícios físicos diariamente e  ter um momento só para você (pode ser meia hora). Logo vai perceber o efeito dessas mudanças no seu dia. Lembre-se: uma rotina só funciona quando você encontra o que faz sentido para si.

3 – Trace seus objetivos

Para conseguir encontrar a melhor versão de si mesmo é preciso saber onde se quer chegar. E isso só é possível quando temos objetivos definidos. Coloque em um papel suas metas com prazos definidos e elabore um plano de ação para cada uma delas. Assim, as chances de alcançá-las aumentam muito mais.

É importante entender que somos donos do nosso destino e para conseguir mudá-lo precisamos nos movimentar e alinhar nossos objetivos. Seu sonho é ter uma carreira de sucesso? Coloque objetivos e metas – e os leia todos os dias. Essa é uma forma de conseguir mentalizar a realização deles e manter o foco em buscar essas conquistas.

4 – Foque nos seus objetivos

Conseguir focar nos objetivos é primordial para conseguir realizar cada um deles. O foco ajuda que você não desperdice suas energias pensando no que poderia te impedir. Ao invés disso, aproveite o momento para lidar com o que é real e deixar de lado “o que poderia acontecer”. 

Banner "O Guia Definitivo da sua Carreira"

5 – Invista em si mesmo

Tudo bem investir em roupas e bens que você sempre sonhou em ter, mas também é importante investir em si mesmo, como em cursos para aprimorar suas habilidades. Isso acaba sendo mais vantajoso para o projeto de vida que você tem traçado em sua mente.

Quando falamos em investimento não estamos nos referindo apenas a dinheiro, mas também ao tempo que gastamos com determinadas coisas. Para conseguir encontrar a sua melhor versão é importante usar melhor o tempo no seu dia a dia e tentar, ao máximo, otimizá-lo. Você pode:

Foque em aumentar o tempo que gasta com essas atividades ao invés de separar um período para realizá-las. Ter essa mudança na sua rotina vai gerar bons resultados e você consegue entender os pontos que se destaca e, assim, conseguir melhorar sua vida profissional e pessoal.

6 – Aprenda com seus próprios erros

Uma das melhores formas de evoluir é aprendendo com os nossos próprios erros, pois em algum momento vamos fracassar com algo. E isso é comum: erramos diariamente e acertamos também. Mas, sempre é possível aprender algo de bom com uma coisa que não deu certo, não é mesmo?

Aquele feedback que não foi tão positivo pode, de alguma forma, ser uma ferramenta poderosa para o crescimento profissional. Essa é uma maneira de entender nossos pontos fortes e o que precisamos melhorar, além de conseguir entender mais sobre nossas ações, comportamentos e resultados.

Encontrar a melhor versão de si mesmo é um processo de autoconhecimento extremamente importante. Não é fácil e a vontade de desistir em alguns pontos pode surgir, mas lembre-se sempre do seu objetivo principal. Dessa forma, tudo fica ainda mais fácil. 

Crescer na carreira ainda inclui realizar uma pós-graduação. Até 25/10/2021, no Mês da Pós, você faz a sua pós-graduação EAD com 60% de bolsa nos cursos de Educação, para celebrar o mês do Professor, e 50% nas outras áreas do conhecimento. Aproveite para garantir a sua oferta de pós-graduação!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades