Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Por que vale a pena aprender um novo idioma?

Existem muitas formas de você conhecer a cultura e os costumes de um país, uma delas acontece quando você decide aprender um novo idioma. Essa imersão não se limita apenas às aulas de gramática, vocabulário e ortografia, mas percorre também pelas peculiaridades do cotidiano daquela nação que você escolheu estudar. Além disso, saber quais as músicas mais ouvidas pela população local, as comidas típicas, os principais filmes e momentos históricos irão contribuir para melhor absorção da língua.

Aprender outro idioma também irá abrir muitas portas no mercado de trabalho. Como vivemos num mundo globalizado, é comum muitas vagas pedirem que o candidato tenha inglês, espanhol, francês ou outra língua – dependendo da oportunidade. Dessa forma, você terá um diferencial nos processos seletivos e, caso seja aprovado, terá a chance de atuar diretamente com pessoas nativas, mesmo que de forma remota. Outra possibilidade é receber ofertas para trabalhar fora do Brasil.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Veja mais benefícios de aprender um novo idioma

Como aprender novas línguas se trata de um processo, com o qual se leva um tempo estudando, quando você começa a compreendê-las e praticá-las, isso se torna uma grande conquista pessoal, o que contribui para o aumento da autoconfiança. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia e de ferramentas digitais, você pode interagir com pessoas de diferentes países e esse contato é fundamental para o aperfeiçoamento do idioma, inclusive para ganhar mais segurança e autonomia.

Vale destacar que essa imersão auxilia no desenvolvimento da memória e do raciocínio, pois o cérebro estará constantemente recebendo novas informações. Você terá, ainda, a oportunidade de estudar em universidades internacionais ou se, preferir, fazer um intercâmbio no próprio país de origem do idioma, a fim de ter um contato mais contínuo e frequente com os nativos em diversas situações, como no mercado, na farmácia, em passeios culturais e em viagens.

Como aprender outro idioma

Aprender novos idiomas requer muita prática, constância e dedicação. Por isso, é importante que seja algo prazeroso, de modo que você não tenha que se dedicar apenas por obrigação – caso contrário, você acabará se cansando e correndo o risco de desistir no meio do caminho. Na hora de decidir qual língua você quer estudar, faça um alinhamento entre os seus objetivos e onde deseja aplicar esse novo idioma, pensando nos principais fatores profissionais e pessoais para chegar a uma conclusão.

O inglês e o espanhol são os mais procurados em termos profissionais, por isso é importante tê-los no currículo se o seu objetivo for alavancar a sua carreira e conseguir melhores cargos e salários. No entanto, caso você queira trabalhar ou estudar num país cuja língua principal não seja uma dessas, é fundamental aprender o idioma materno. E, se você decidir fazer um intercâmbio, o ideal é aprender no mínimo o básico no Brasil antes de partir, pois, desta forma, você aproveitará melhor essa imersão.

A partir do momento que você começa a aprender um novo idioma, tenha em mente que você precisa reservar um tempo, de preferência todos os dias, para se dedicar a ele. Isso fará muita diferença no resultado, pois, como dizem muitos professores, é melhor você estudar 15 ou 20 minutos diariamente do que duas horas apenas uma vez por semana. Por isso, organize-se e coloque na sua agenda esse compromisso, comemore as suas pequenas vitórias e estabeleça metas.

Escolha a modalidade de estudo que esteja mais adequada à sua preferência e condições. Hoje em dia, existem muitas possibilidades à disposição. Pode ser online, com aulas ao vivo e hora marcada com o professor, ou em plataformas com aulas gravadas. Você também pode optar pelas escolas tradicionais que ensinam no formato presencial, em grupo, com outros estudantes, ou particular. Todas essas alternativas são muito válidas e depende realmente do seu estilo e gosto pessoal.

Além das aulas, é fundamental que você encontre outras formas de mergulhar no idioma que está aprendendo. Para tanto, existem inúmeras opções, como ouvir músicas e podcasts, assistir filmes e séries com legendas (dependendo do seu nível, arrisque-se tirando a legenda), ler notícias em jornais e revistas locais e baixar aplicativos de jogos, exercícios, tradução e vídeos. Lembrando que é importante respeitar o seu nível, por isso não se exponha à língua com um conteúdo avançado se você ainda estiver no básico, por exemplo.

Gostou das dicas para aprender um novo idioma? Aproveite para trocar também a língua dos seus aparelhos eletrônicos, como celular e relógio, para que você possa fazer uma verdadeira imersão sem precisar ir para fora. Faça anotações de novas frases e palavras que aprendeu e pratique sempre. Se não tiver com quem conversar, crie diálogos e fale sozinho em frente ao espelho. Isso ajudará você a treinar a pronúncia e se soltar mais. Você vai perceber como a evolução virá naturalmente. Em seguida, confira 4 aplicativos para aprender inglês

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades