Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

7 carreiras que podem sumir com a transformação digital

A revolução digital ou terceira revolução industrial foi um movimento que ocorreu entre os anos 1950 e 1970, quando muitos trabalhadores começaram a perder seus empregos, principalmente aqueles que eram trabalhadores braçais, para as máquinas das linhas de produção. Também foi a época em que a tecnologia começou a ser amplamente estudada e os computadores começavam a dar seus primeiros passos (mesmo que em modelos gigantes, que ocupavam salas inteiras) e, por isso, muitas pessoas que lembram do período acompanham até hoje as carreiras que podem sumir seguindo o desenvolvimento digital atual.

Atualmente, sabemos que algumas profissões deixaram de existir para sempre por facilitadores tecnológicos, mas e daqui para frente? A inteligência artificial foi um dos últimos grandes avanços que marcaram totalmente o momento em que vivemos. Porém, ela ainda está em desenvolvimento e, assim que se tornar acessível a todos, também ocupará o lugar de alguns profissionais do mercado.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Sabemos que algumas atividades exercidas por humanos, como pintura, ou aquelas que necessitam de criatividade, ainda não podem ser substituídas (como ressaltamos: ainda), mas existem algumas profissões que já estão fadadas ao fracasso, se acompanharmos o desenvolvimento da tecnologia.

Confira uma lista com algumas profissões que podem sumir

1 – Secretários

São inúmeros os aplicativos atuais que têm como objetivo agendar tarefas, organizar os compromissos e anotar recados, Por isso, os secretários, assistentes e recepcionistas devem deixar de existir em breve, deixando escritórios, hotéis e empresas com um atendimento totalmente digital.

2 – Caixa de supermercados

Essa substituição já pode ser acompanhada em diversos supermercados do Brasil. Os caixas automáticos em que o próprio consumidor passa os produtos, faz o pagamento, pega a nota fiscal e coloca os produtos nas sacolas já é uma realidade que tem funcionado muito bem e tem sido elogiado pelos clientes.

3 – Piloto de avião

Com o objetivo de deixar os voos mais tranquilos e as rotas mais precisas, os pilotos de avião também estão sendo substituídos por computadores que operam todo o sistema, traçam a rota mais rápidas, tomam decisões mais eficientes e racionais e também se comunicam com a tripulação. Apesar de a decolagem e pouso ainda serem um pouco arriscados, já foram testadas algumas aeronaves 100% digitais.

4 – Vendedor

O futuro sem vendedores não é difícil de imaginar, afinal as vendas on-line e o marketing digital não param de crescer, trocando as conversas de vendedores por anúncios bem elaborados, que impactam no momento em que você entra nas redes sociais. Além disso, os e-mails marketing também são outra ferramenta que mostram que os vendedores logo entrarão em extinção.

5 – Porteiro

Existem pessoas que rejeitam completamente a ideia de comprar ou alugar um imóvel sem portaria 24 horas por não se sentirem seguras em um ambiente sem a fiscalização de alguém, principalmente nas altas horas da madrugada. O fato de terem imóveis sem portaria não é uma novidade, afinal em prédios conhecidos por não terem condomínio, a falta do porteiro já faz parte do dia a dia. 

Mas, o que você acha de abrir mão de uma presença humana e ao mesmo tempo não deixar de ter a segurança que você quer? Porteiros eletrônicos ativados por comando de voz, salas especiais para recebimento de encomenda, controle remoto para abrir o portão de entrada e biometria para acessar as áreas comuns dos prédios tem sido uma realidade aplicada aos poucos.

Leia também: Perguntas mais comuns em entrevistas de emprego: como respondê-las?

6 – Professor de línguas estrangeiras

Um dos aplicativos de mercado que tem feito sucesso entre o público que deseja aprender outra língua é o Duolingo, um app com tarefas diárias que ensina sobre escrita, oralidade e pronúncia. Seguido por vários outros aplicativos com a mesma funcionalidade, aprender outra língua sem sair de casa tem sido uma estratégia cada vez mais adotada pelas pessoas, principalmente aquelas que aproveitam os minutos no carro ou no transporte público para praticar.

Além disso, o Google Tradutor mudou a relação que as pessoas tinham com línguas estrangeiras, sendo possível fazer a tradução em todas (ou quase) os idiomas em qualquer local que você estiver. Basta acessar a página pelo smartphone e colar o texto original para ter uma tradução instantânea.

7 – Funcionários de bancos

Com a extinção das agências bancárias físicas e o atendimento móvel sendo automatizado mesmo quando feito pelo telefone, os clientes podem dar adeus às filas dos bancos e às conversas com o gerente e olá para a nova interface dos aplicativos que já têm sistema iToken e principalmente conseguem fazer rapidamente um pagamento via PIX, sem a necessidade de terceiros para intermediar essas transações.

Independente de qual seja a sua profissão, fazer uma especialização é sempre um caminho mais rápido para poder trocar de carreira ou se direcionar para alguma área nova, com um território a ser explorado, e até mesmo se aliar a essas novas tecnologias. Por isso, que tal conhecer opções de pós-graduação online em diversas áreas do conhecimento? Faça a sua pós-graduação a distância e obtenha o título de especialista. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades