Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Você tem plantado a semente do seu futuro?

desenho de um homem com setas em diferentes direções para ilustrar texto sobre plantar semente para o futuro

Mais um ano está chegando ao fim, e é comum começarmos a pensar no ano que se aproxima, fazendo planos e promessas, muitas vezes, pensando que tudo será diferente. Mas você sabia que o seu futuro começa hoje?

Isso mesmo, da mesma forma que para colhermos um fruto de uma árvore precisamos, primeiramente, plantar a semente, adubá-la, regá-la, esperar florescer, até que, enfim, o fruto nasça e dessa forma, podermos apreciar todos os sabores e benefícios que ele nos traz.

A nossa vida funciona da mesma forma, primeiro temos que plantar a semente, tratar a terra, limpar os inços para que a semente vire uma planta e possa nos dar o fruto que tanto queremos.

Quanto mais tempo levarmos para plantar a semente, mais tempo levaremos para colher o fruto.

blog banner desconto em pós-graduação

O seu futuro começa hoje! São as suas iniciativas no tempo presente que construirão o seu tempo futuro. Portanto, eu lhe pergunto: o que você tem feito hoje para construir um futuro promissor amanhã? As suas atitudes no tempo presente estão lhe ajudando a construir relacionamentos duradouros? Você tem sido a pessoa que você deseja se tornar?

Quando você chegar aos seus 80 anos, como quer ser lembrado pela sua família? Sua esposa ou esposo? Seus filhos? Amigos? Colegas de trabalho? Que referência você quer ser? Como quer ser lembrado? O que você quer deixar de positivo para as gerações futuras?

Leia também: A força do planejamento: qual a importância de realizá-lo?

É sempre importante fazermos uma análise de onde estamos e para onde queremos ir. Aproveite esta época do ano e avalie como foi 2021 para você. Que sementes você plantou? Quais sementes você deixou de plantar? Quais não germinaram? Quais você ainda pode ou deve plantar?

Construa seu futuro agora, não espere para depois. Agradeça pelo que já conquistou, planeje o que ainda quer conquistar. Saiba perdoar e deixe-se ser perdoado. Sempre há tempo para plantar novas sementes e continuar colhendo os frutos das sementes antigas.

Que o próximo ano seja iluminado para todos nós, com muitas sementes para serem plantadas e com muitos frutos colhidos.

 

Autor: Luciano Fontana

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS; Formado em Gestão e Liderança pela Escola de Executivos e Negócios do Instituto Albuquerque; Formado em Professional and Self Coaching, Leader Coach e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC. Pós Graduado em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Uniseb. Empresário e Sócio – Fundador da Lume Centro de Educação Profissional, com experiência de mais de 13 anos atuando nas áreas de Liderança, Gestão de Pessoas e Equipes, Administração e Finanças.

Conheça nossas faculdades