Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

A força do planejamento: qual a importância de realizá-lo?

pessoas em reunião fazendo planejamento

Você já parou para pensar como, em muitas ocasiões, agimos de forma imediatista, sem pensar muito nas consequências ou resultados futuros? E como na maioria das vezes nos arrependemos por atitudes assim?

Culturalmente não fomos ensinados a fazer planos de longo prazo. E isso dificulta a tomada de decisões, ou a forma de tomarmos a decisão mais acertada. O que pode causar alguns problemas no decorrer da nossa vida.

Lembro-me de quando fui estudar pela primeira vez sobre Planejamento Estratégico e Plano de Negócios. Aquilo parecia impossível para mim naquela época. Mas, como em tudo na vida, conforme você vai estudando, aprofundando e praticando, aquele emaranhado de coisas sem sentido começa a fazer sentido e você começa a perceber os resultados extraordinários que o estudo, o aperfeiçoamento e um bom planejamento faz na sua vida. E isso vale tanto para o lado profissional, como também, para o pessoal.

blog banner desconto em pós-graduação

O pensamento em longo prazo nos faz planejar o que queremos alcançar. Criamos metas, mini-metas, tarefas diárias, senso de organização e disciplina. Controlamos nosso comportamento de acordo com os objetivos traçados e quando algo está fora do desejado podemos corrigir o caminho, mudarmos as ações, alinharmos novamente com o nosso objetivo maior.

Dessa forma, quando preciso decidir sobre algo, uso como base o planejamento que estabeleci para ser atingido e posso avaliar como cada decisão afetará o rumo para alcança-lo.

Leia também: Você é copo cheio ou copo vazio?

Isso faz muito sentido quando planejamos nossa carreira profissional. Queremos, com o andar da idade, realizar nossos sonhos, constituir família, ter tranquilidade e segurança para mantermos nosso padrão de vida na velhice. Mas para isso, precisamos planejar o início e o fim da nossa vida profissional.

O primeiro passo é entender que tipo de profissional desejamos nos tornar.  Quais são as especializações que devemos ter? Quais as áreas devo estudar e me aprimorar? Quanto quero ganhar e como posso me especializar para chegar lá? Quanto de esforço terei que despender? Quais as renúncias terei que fazer? Quanto de tempo terei que dedicar?

Todo esforço gera uma recompensa. A não ser que você nasça em berço esplêndido ou acerte na loteria, toda conquista precede desafios que nos exigem muito. Precisamos planejar no tempo presente o nosso futuro. E quanto mais cedo começamos nosso planejamento, mais facilitado será o nosso “amanhã”.

 

Autor: Luciano Fontana

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS; Formado em Gestão e Liderança pela Escola de Executivos e Negócios do Instituto Albuquerque; Formado em Professional and Self Coaching, Leader Coach e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC. Pós Graduado em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Uniseb. Empresário e Sócio – Fundador da Lume Centro de Educação Profissional, com experiência de mais de 13 anos atuando nas áreas de Liderança, Gestão de Pessoas e Equipes, Administração e Finanças.

Conheça nossas faculdades