Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Quer acelerar sua carreira? Então, use o tanque reserva!

A primeira vez que ouvi esta expressão, “usar o tanque reserva” confesso que a achei um tanto sem sentido. Estava em uma reunião com um diretor comercial, que falava para cerca de 500 vendedores e gerentes de venda, no final do mês de outubro. Estávamos nos preparando para os dois últimos meses do ano e nossas metas anuais pareciam inatingíveis.

Era uma destas reuniões motivacionais que ocorrem em um auditório de hotel, nas quais você já chega sabendo tudo o que vai ouvir e se perguntando: o que estou fazendo aqui?

Acabada a reunião, estávamos voltando para a empresa, quando o combustível do carro acabou. Tiramos bastante sarro do motorista, e já estávamos nos preparando para disputar na sorte quem iria até o posto buscar combustível naqueles horríveis sacos plásticos que deixam a mão com cheiro de gasolina.

blog banner desconto em pós-graduação

Foi nesse momento que alguém teve a brilhante ideia de pegar a gasolina do tanque auxiliar de partida. (era um carro flex). Deu algum trabalho, mas conseguimos chegar até o posto. E aí, a imagem de usar o tanque reserva para alcançar as metas fez todo o sentido.

Quando determinamos nossos objetivos, sempre imaginamos que tudo acontecerá da melhor maneira possível. Que todos os nossos sonhos se realizarão com facilidade. Porém, a realidade nem sempre é como sonhamos.  Nossos planos e objetivos vão, diversas vezes, se chocar com planos e objetivos de outras pessoas.

Por isso, acredito que uma carreira bem-sucedida se baseia em um tripé formado pela motivação, disciplina e flexibilidade.

Motivação é um dos temas mais discutidos em livros que abordam o crescimento profissional. Por isso, não vou discutir aqui esse ponto. Creio que os outros dois apoios deste tripé são bem menos discutidos, mas são tão importantes quanto a motivação.

Quando pensamos em disciplina logo vem à mente a imagem do exército, de rigidez, de ordem e falta de liberdade, não é mesmo? Mas, como dizia o grande poeta Renato Russo, “Disciplina é Liberdade”. Mas como assim?

Digamos que você precisa chegar a uma reunião muito importante às 08h00. Amanhece uma manhã fria e chuvosa, daquelas que dá vontade de ficar debaixo do edredom. O despertador toca, mas você pensa: vou dormir mais cinco minutinhos. E acorda as 08h30 da manhã. Sua reunião, e sua reunião foi por água abaixo.

Leia também: Seleção é um processo de comparação: conheça os estágios e aprenda técnicas

Se você tem a disciplina (nesse caso, de acordar cedo) tem a liberdade de escolha. Poderia ter decidido ir ou não à reunião. Mas como foi indisciplinado, não teve a liberdade de escolha. Disciplina é a firmeza mental de seguir seus planos. Algumas pessoas são naturalmente disciplinadas, mas outras desenvolvem sua disciplina através da prática, paciência e habilidade. Disciplina pode e deve ser treinada. Assuma responsabilidades e as cumpra.

Já mudar gera medo e as pessoas tendem a resistir a mudanças, não conseguem ver a mudança como uma oportunidade. Porém, se você aceitar a mudança em sua vida como normal e positiva verá que pode utilizar estes momentos para alavancar sua carreira.

Disciplina e flexibilidade são fundamentais para que você consiga manter-se motivado, caso seus planos sejam frustrados ou atrapalhados por situações não esperadas. Neste momento, reavalie seus valores, seus objetivos e seus planos de ação. Use conhecimento do ambiente e o autoconhecimento para acabar com o medo. Enfatize o lado positivo e seja paciente.

Este tripé formado pela motivação, disciplina e flexibilidade pode também ser chamado de Resiliência, que nada mais é do que a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum. Na área da psicologia, a resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação.

Muitas vezes, um acontecimento relativamente simples nos faz querer desistir. Uma palavra hostil, uma crítica, uma injustiça. Isso sempre acontecerá. As críticas nos ajudam a nos desenvolver. Precisamos separar uma ofensa pessoal daquilo que é a crítica em si. É importante preservar a sua integridade, independentemente das pressões sofridas, para se manter resistente às dificuldades da vida.

Algumas situações profissionais testam nossos limites éticos: quando somos obrigados a mentir, a manipular, a humilhar ou maltratar outras pessoas. A cultura de algumas empresas é tóxica e envenena mesmo quem tenta agir de forma ética. Vamos, gradualmente, nos transformando em verdadeiros advogados desta cultura. Incorporamos valores que não são nossos, e criamos um personagem sem sentimentos, frio, calculista e aproveitador, que vestimos todas as manhãs.

Mas até quando conseguimos manter esta máscara? Vivemos de 10 a 12 horas por dia no trabalho. Ou seja, somos este personagem mais tempo do que somos nós mesmos. Nossos valores precisam ser a base de nossa carreira. Valores são as coisas mais importantes nas quais você acredita. São os seus princípios, convicções, crenças, seu propósito. Se você não se defende seus valores, deixará de ser você mesmo.

Os momentos de crise nos levam a exercitar nossa criatividade e nossa resiliência. E nesses momentos, use o seu tanque reserva de motivação, empenho, bom humor e força de vontade. Você verá que dá para chegar até o próximo posto de reabastecimento. Ou até os seus sonhos!

Autor: Fabiano Caxito

Mestre em Administração; MBA em Recursos Humanos; MBA em Economia e Finanças. Tem licenciatura em Filosofia e é Pós-graduado em Business Intelligence, Big Data & Analytics; Educação Financeira; Educação Corporativa; Tecnologias EAD; Língua Portuguesa, Filosofia; Antropologia; Sociologia e; Ciências Políticas. Autor de 14 livros, dois deles pela Editora Saraiva. Foi coordenador de cursos de pós-graduação em diversas universidades. Atua como professor de MBA e consultor empresarial. Tem mais de 60 mil seguidores no LinkedIn.

Conheça nossas faculdades