Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

6 motivos que fazem do EAD uma ótima opção para a sua carreira

Nos últimos anos, a procura por cursos a distância aumentou bruscamente, não somente no Brasil, mas em todo o cenário mundial. Muitos cursos começaram a inserir a modalidade pouco a pouco, iniciando, por exemplo, com a troca de um dia presencial por uma disciplina toda oferecida em EaD. 

O aperfeiçoamento desse modelo de ensino mostrou que o EaD não só é inovador e benéfico no dia a dia dos alunos, mas também é a melhor ferramenta para o cenário globalizado em que vivemos. Hoje, queremos te contar mais sobre como o ensino a distância chegou para auxiliar a carreira dos profissionais. Vamos lá?

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Por que o EaD é o novo futuro?

Por conta das tarefas diárias, ir até a faculdade para realizar um curso presencial às vezes torna-se uma missão impossível. Há diversos empecilhos no caminho, como horários inflexíveis e a distância do trajeto. Contudo, a vontade de aprender combinada a essa metodologia inovadora poderão fazer você alcançar o objetivo de concluir uma graduação, ou até mesmo a pós-graduação de maneira totalmente online. 

Por isso, o EaD é considerado o novo futuro da educação, pois abre espaço a novas possibilidades e também a oportunidades de trabalho para diversas pessoas que desejam trilhar uma carreira de sucesso.

Quais são os benefícios do ensino a distância?

Entre diversas vantagens, essa modalidade traz praticidade para a vida do estudante, além de todo o suporte que um curso superior tem a oferecer. O que acha de conhecer seis benefícios da educação a distância e mais detalhes sobre cada um deles?

1 – Flexibilidade

A rotina acelerada não deve se tornar um empecilho para seus sonhos. Por isso, o modelo EaD é a solução correta para quem tem várias tarefas ao longo do dia e não consegue conciliar seu tempo a horários convencionais. 

Aulas que ficam gravadas, provas que podem ser feitas numa janela de várias horas ou até dias, entre outros recursos inovadores, foram pensados para valorizar o tempo das pessoas. Nem todos podem comparecer a aulas de manhã, tarde ou noite todos os dias, então, ter o poder de administrar os horários para conciliar trabalho, estudos, compromissos pessoais e lazer é uma realidade que há pouco tempo não imaginávamos ter.

2 – Custo

O bolso pode pesar para um profissional em ascensão, mas até isso muda com o formato EaD. Devido à economia em gastos presenciais, o valor das mensalidades de cursos a distância se tornam muito competitivos e acessíveis.

Além da economia com o curso, graças ao EaD, o aluno não precisa carregar materiais impressos, gastar com passagem de transporte, gasolina ou alimentação no ambiente estudantil. No fim, todos esses  recursos podem ser convertidos para questões pessoais ou outros pontos relevantes de sua carreira.

3 – Atualização

 Manter-se a par de novas tecnologias é sempre importante, afinal, cursos especializados podem posicionar os estudantes à frente do mercado. No EaD, você tem a oportunidade de  mexer em navegadores, fóruns e sistemas operacionais, o que proporciona experiência e se torna um grande diferencial no currículo.

Cursos EaD possuem uma área de aluno bem simplificada para atender a todos os públicos e são o local perfeito para aprender sobre organização de tópicos, como trocar recados em uma intranet e se aventurar em uma página web sem medo de errar. Afinal, a faculdade está lá para guiar os estudantes no processo de aprendizagem.

4 – Suporte

Junto com a inserção no ambiente online, o EaD também oferece um suporte diferenciado e bastante utilizado entre empresas hoje em dia. Os tempos de post-it na tela do colega acabaram, se comunicar pelo sistema utilizado em seu local de trabalho é agora mandatório.

Hoje, as dúvidas que surgem podem ser encaminhadas diretamente para seu professor ou tutor. Os sistemas utilizados para EaD também deixam disponíveis contatos de administração, financeiro e coordenação, assim, até mesmo quando surgirem dúvidas no processo de aprendizagem, você poderá contar com apoio dos mestres da área.

Além da instituição, há muitos fóruns e grupos de redes sociais em que os próprios alunos trocam experiências e dúvidas, gerando assim discussões interessantes e que podem ser mais aprofundadas, coisa que o tempo e recursos de pesquisa limitam em âmbito presencial.

5 – Inclusão

Antigamente, o sonho de ingressar em uma faculdade ou pós graduação poderiam ser barrados pelo fato da pessoa não conseguir participar de aulas presenciais.

Os motivos são diversos: morar em área afastada dos centros urbanos com grandes universidades, deficiência física que complique uma locomoção completa, dentre outros. Em qualquer uma dessas situações, o EaD será funcional. Inclusive, as faculdades se atualizam constantemente para que seus sites sejam compatíveis com celulares, notebooks, tablets e qualquer aparelho que as pessoas precisem acessar.

6 – Validação

Essa ainda é a maior dúvida das pessoas ao considerarem uma graduação EaD: o curso é reconhecido pelo MEC? E a resposta é sim! 

O MEC avalia rigorosamente a grade curricular, capacitação dos professores, material disponibilizado e toda a estrutura do portal de ensino. Graças a este processo, a validade dos diplomas EaD e presencial são as mesmas, sendo aceitos em todo o território nacional.

Que tal começar uma pós graduação Ead?

Agora que você já viu todos os benefícios desse novo método de ensino, que tal começar uma graduação ou pós graduação EaD? A variedade dos cursos, adaptação às trilhas de aprendizagem acadêmicas e o dinamismo digital te ajudarão a trilhar o caminho certo. Com a Pós-Graduação a distância de 6 meses da LFG você pode conquistar um novo passo em sua carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades