Ir para o conteúdo
Você na Pós

Engenharia Ambiental e Saneamento Básico: por que essa pós combina com você?

mulher pensativa para indicar curso de Engenharia ambiental e saneamento básico

A área de meio ambiente é uma das mais promissoras no momento, além de ser um setor com diversas alternativas profissionais. Um profissional de engenharia ambiental e saneamento básico, por exemplo, é um dos perfis mais importantes nessa busca pelo desenvolvimento sustentável, pois é a peça que vai aliar as dimensões sociais, ecológicas, tecnológicas e econômicas de qualquer projeto almejando um futuro sustentável.

A busca por um futuro sustentável é uma preocupação mundial. A conscientização dos impactos do consumo desenfreado de recursos naturais, o desmatamento crescente em diversas áreas do mundo e as mudanças climáticas constantes tornaram o desenvolvimento sustentável uma das pautas mais discutidas por lideranças governamentais e empresas nos últimos anos. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Nesse sentido, o engenheiro ambiental tem como principal atribuição elaborar e implementar projetos que visem a redução dos impactos das atividades humanas ao meio ambiente, de forma a preservar os recursos e proteger a saúde da população em geral. 

A importância da pós em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico

A pós-graduação em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico da Unopar foi credenciada pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) em setembro de 2021, acontece online e tem duração de 6 meses ou 10 meses.  O cadastro no CREA permite que o engenheiro com essa especialização faça a anotação da especialidade na sua carteira profissional e seja um profissional de destaque.

De extrema importância para qualquer profissional da área, essa pós-graduação vai capacitar profissionais para que estejam aptos a absorver e desenvolver novas tecnologias de meio ambiente, atuar no diagnóstico e soluções para problemas ambientais. Ainda vão estar preparados para pesquisar, elaborar e encontrar soluções hábeis que permitam a melhor convivência entre diversas atividades humanas em relação ao meio ambiente no qual vivemos.

Leia também: Por que estudar tecnologias sustentáveis é um passo importante para o futuro?

Com a pós, o profissional terá o conhecimento e as habilidades necessárias para executar tarefas que visam uma melhor integração entre os diversos campos do conhecimento ambiental, principalmente na área de recursos hídricos, saneamento ambiental, gestão e avaliação de recursos naturais, além da avaliação e monitoramento dos impactos ambientais do setor industrial e urbano. São pontos mais do que necessários para um profissional que busque estar sempre atualizado nesse meio, um dos mais dinâmicos e desafiadores da atualidade.

O papel da engenharia ambiental para o futuro sustentável

A proteção ambiental é um dos pilares fundamentais de qualquer plano de futuro sustentável e, para muitos, a principal preocupação do futuro da humanidade. É esse fator que define como devemos estudar e proteger os ecossistemas, a qualidade do ar que respiramos no planeta, a integridade e a sustentabilidade de nossos recursos naturais. 

Ou seja, ela coloca lado a lado todos os elementos que representam maior risco ao meio ambiente no centro da discussão para um futuro melhor, sem riscos, rico em recursos e mais saudável para todos.

O conceito de futuro sustentável ainda pode parecer algo meio distante e não tão claro e definido como deveria ser, mas, ao passarem a se utilizar de tecnologias emergentes e fontes de energia mais limpas, muitas empresas passaram a olhar para um mundo pós-combustível fóssil, caminhando para dias mais limpos para o meio ambiente.

Há quase um século estamos acompanhando um crescimento sem precedentes, principalmente na agricultura, na revolução tecnológica e no aumento expressivo de nossas necessidades de fontes de energia, colocando ainda mais pressão sobre os recursos do planeta. A cada ano, mais e mais recursos naturais do planeta são consumidos, com uma proporção assustadora. Consumimos cerca de 40% a mais em relação ao que podemos devolver para a natureza.

Mudar esse quadro é fundamental para nosso desenvolvimento como espécie e para as futuras gerações. É preciso desenvolver novas tecnologias, criar soluções mais limpas e sustentáveis para atender às nossas demandas de consumo, sem deixar de lado o desenvolvimento social e econômico. Um quadro que torna o profissional em engenharia ambiental e saneamento básico ainda mais importante, uma peça chave para o futuro.

Por que você deveria começar a pós-graduação

Para quem tem interesse em atuar com tecnologias sustentáveis, não existe momento mais propício que o atual para se investir em uma especialização com potencial de mudar totalmente sua carreira. Seja um curso de pós-graduação EAD, uma pós -graduação online, ou mesmo um MBA intensivo, investir em cursos como uma pós-graduação irá abrir muitas portas no mercado de trabalho dentro do setor ambiental.

A demanda por profissionais especializados cresce significativamente ano após ano e, por isso, dedicar tempo para uma melhor atualização profissional tornou-se indispensável para os profissionais de qualquer setor. Mais do que nunca, apostar em uma pós-graduação é a melhor ferramenta para se construir uma trajetória profissional de sucesso. E se o ramo de atuação desejado for o meio ambiente, uma pós em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico certamente irá colocar o seu currículo em destaque em meio ao concorrido mercado de trabalho dos dias atuais.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades