Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como mudar de carreira em 6 meses?

homem com currículo na mão para ilustrar pauta mudar de carreira

Em diversos momentos da carreira, é comum termos algumas dúvidas ou inseguranças sobre a vida profissional, como: será que é isso mesmo o que eu quero fazer para o resto da minha vida? Esse pensamento vem seguido por diversos questionamentos sobre se é o momento correto para investir nessa mudança e quais são as chances de ela trazer bons frutos. Antes de tudo, esteja disposto a arriscar. Somente assim você conseguirá dar o primeiro passo para mudar de carreira de uma forma prática e assertiva.

Em seguida, deve-se considerar qual a relevância deste novo trabalho dentro do mercado profissional. Com a transformação digital se expandindo, outras carreiras têm se consolidado no mercado, abrindo novas portas e criando caminhos nunca explorados.

O que considerar ao decidir mudar de carreira?

Sabendo desse fato, vamos ao próximo passo: identificar se a nova carreira escolhida detém espaço suficiente para você entrar ou se a aposta deve ser em uma área mais comum, com mais oportunidades, porém mais concorrência. Por exemplo, a área de Marketing detém muitos profissionais, porém ela conta com um extenso leque de subcategorias, que permite um maior número de áreas de atuação e, consequentemente, mais funcionários.

banner de pós-graduação com até 60% de desconto

Outra parte importante do processo é entender que, para conseguir mudar de área profissional, será necessário um planejamento financeiro para investir tempo, dinheiro e energia nessa nova trajetória. Programe-se financeiramente com uma tabela de gastos e esteja ciente de que provavelmente você receberá um salário mais baixo nos primeiros passos desse caminho. Você também terá que organizar momentos do seu dia para procurar um emprego em sites ou no próprio LinkedIn e formular uma agenda de eventos do setor escolhido para que consiga se aperfeiçoar mais.

O perfil no LinkedIn é uma ótima forma de se apresentar ao seu novo mercado, produzindo um resumo das suas funções de uma forma um pouco mais abrangente e fazendo postagens voltadas para o setor em que você deseja atuar, se possível marcando os perfis das maiores marcas. Existem muitos gestores de olho nessa movimentação, dispostos a dar uma espiadinha no perfil e, em alguns casos, chamar para uma entrevista. 

Leia também: Como ser encontrado por recrutadores no LinkedIn?

Além disso, para conseguir se encontrar dentro desse novo cenário que se forma, a melhor estratégia é estar presente nos ambientes em que grandes empresários estarão reunidos, como cursos, palestras de negócios ou eventos. Isso permitirá que você tenha acesso aos maiores líderes do setor e tenha a oportunidade de aprender na prática como se desenvolver nesse nicho. 

Grande parte das pessoas que estão em posições altas de empresas nacionais e internacionais foram indicadas para o cargo, tornando o networking essencial para ter um maior sucesso no seu novo caminho, independente da área que escolheu seguir.

Com tudo isso pronto e decidido, é hora de incrementar o seu currículo. Esse passo é o fator crucial para mostrar aos recrutadores que você está decidido a mudar de profissão e disposto a se atualizar no seu novo trabalho. Comece com suas habilidades pré-existentes que podem ser utilizadas em diversas áreas, como proficiência com apresentações em Power Point, elaboração de planilhas no Excel ou fluência em alguma língua estrangeira. Tudo isso só te trará mais chances de receber uma oportunidade.

Conte com a ajuda da pós-graduação

Outro caminho para quem deseja mudar de carreira é apostar em uma pós-graduação. Atualmente, há diversos cursos de pós-graduação intensiva, com duração de 6 meses, que garantem uma nova formação no seu currículo e abrem portas importantes para você ingressar no mercado. A modalidade EAD é perfeita para quem quer que essa mudança seja rápida, sem perder qualidade no ensino.

É nesse ambiente educacional que você conseguirá conversar sobre as pessoas que também se interessam por essa área e entender se você faz parte desse grupo, participará de seminários e boas discussões de temas relevantes e interessantes para a sua nova jornada e terá projetos em que poderá vivenciar algo similar ao seu dia a dia no novo emprego.

Uma alternativa para potencializar as suas chances é começar a cursar um MBA. O Master in Business Administration é uma das melhores formas de entrar em contato com empresários e, ao mesmo tempo, descobrir metodologias inovadoras, habilidades e competências para se destacar.

Resumindo: sim, é possível mudar de carreira em 6 meses, desde que você faça um planejamento e estude para conquistar esse objetivo. Então, que tal aproveitar a oferta da pós-graduação EAD e garantir até 60% de bolsa para estudar a distância e avançar na sua vida profissional? Confira as ofertas válidas até 21/06/2021 mude já de área. 

Conheça nossas faculdades