Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Mapa de carreira: o que é e como construí-lo?

mapa de carreira

Você partiria em uma longa viagem de carro sem antes planejar o seu percurso? Então, por que não aplicar esse mesmo pensamento à sua vida profissional e fazer do mapa de carreira um grande aliado nessa jornada? Através dele, é possível planejar a sua vida profissional de forma detalhada, identificar grandes oportunidades e alcançar os seus maiores objetivos no mercado de trabalho. 

Além disso tudo, ele pode ser uma forma de te encorajar nos momentos em que você estiver se sentindo estagnado. Neste artigo, vamos te contar o que é um mapa de carreira e quais passos você pode seguir para construir o seu. Continue no texto para descobrir como.

O que é um mapa de carreira?

O mapa de carreira é um roteiro que o profissional desenvolve para traçar os objetivos e métodos que ele vai utilizar para crescer em sua vida profissional. Neste processo, ele acaba tornando-se responsável por alcançá-los.

banner de pós-graduação com até 60% de desconto

Como construir um mapa de carreira?

Veja a seguir os passos vocês podem dar para ter sucesso nesse planejamento:

1 – Defina o seu objetivo

O primeiro passo é saber aonde você quer chegar. Então, identifique o seu objetivo inicial e coloque-o no papel de forma detalhada. Você almeja um cargo de gerente dentro da empresa atual? Ou você quer atuar em um outro cargo na sua área que existe no mercado, mas não onde você trabalha? Repare que estes objetivos são muito diferentes e daí surge a importância de serem tão específicos e mensuráveis.

2 – Saiba qual é o seu ponto de partida

Agora que você já sabe quais são os seus objetivos, é hora de reconhecer no que você é realmente bom e como você se identifica com a área em que atua. Faça uma avaliação bem honesta das suas habilidades técnicas e interpessoais. Quais são as suas habilidades que mais se destacam? O que você gosta mais no trabalho que faz?

Leia também: Como ser promovido no trabalho e crescer na carreira?

O mesmo precisa ser feito sobre os seus pontos fracos. Existem aspectos técnicos ou hábitos que você precisa melhorar? Será que você está em dia com as certificações que o mercado exige para a sua profissão? Embora identificar lacunas e fraquezas na nossa vida profissional não seja uma tarefa fácil, é essencial para que você consiga alcançar seus objetivos a longo prazo e dar o próximo passo.

3 – Crie um perfil de cargos existentes na companhia

O próximo passo é criar um mapa da estrutura da empresa com os cargos, responsabilidades, escopo de trabalho e habilidades exigidas para cada um deles. Entre em detalhes sobre educação, conhecimentos técnicos, certificações e recomendações que os profissionais precisam ter. Dessa forma, você conseguirá identificar as qualificações que ainda faltam para que você esteja apto a ocupar uma determinada posição. 

4 – Busque ajuda de gestores e mentores

Sabia que o seu chefe é uma das pessoas mais indicadas para te ajudar a construir um mapa de carreira? Conte a ele sobre seus planos. Como seu gestor, ele pode enxergar habilidades que você não vê ou te sugerir uma outra possibilidade que você ainda não tenha notado.

Além disso, ele também pode te direcionar para treinamentos ou projetos que te coloquem no rumo dos seus objetivos.  Procurar um mentor dentro da companhia também pode te ajudar a receber feedbacks, dicas, networking e insights sobre a realidade daquele trabalho.

5 – Mantenha-se atento ao seu planejamento

Agora que você já sabe quais são seus objetivos, as suas habilidades, as qualificações que ainda precisa obter e já conta com um mentor para te orientar, é hora de analisar o andamento do seu mapa de carreira. Às vezes, quando temos um objetivo muito grande, ele começa a parecer inatingível. Por isso, o ideal é dividi-lo em uma série de metas menores.

Estabeleça objetivos pequenos, determine quais são as ações que você precisa tomar para alcançá-los e determine deadlines. Por exemplo, se o seu objetivo final é ser o gestor do seu departamento, as ações podem ser fazer um curso de liderança e uma pós-graduação ou MBA na área.

Outra coisa muito importante neste processo é sempre lembrar de reconhecer as suas conquistas. Comemorar o cumprimento das metas só te dará mais incentivo para continuar.

Gostou das dicas para criar o seu mapa de carreira?  Se você quer mais insights sobre mercado de trabalho, acesse o Carreira em Pauta Conteúdo e descubra conteúdos que ajudarão na sua evolução profissional. Você pode fazer download dos materiais e ler quando quiser!

Conheça nossas faculdades