Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como ser promovido no trabalho e crescer na carreira?

duas pessoas dando as mãos para simular como ser promovido

É possível encontrar alguns atalhos e adiantar aquela tão esperada promoção? Esta é a pergunta que muitos fazem quando chegam a um certo ponto na carreira. Muita gente espera que o reconhecimento aconteça por parte da chefia, outras pessoas preferem ir atrás da própria promoção. Mas, de fato, como ser promovido

Se você já está confortável na profissão que escolheu e sente que é hora de encarar outros desafios na carreira, é possível seguir algumas dicas para que o tão sonhado avanço aconteça. Para isso, vale ficar de olho na lista abaixo:

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Como ser promovido no trabalho?

1 – Comunique seu bom trabalho

Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem quando pensam em como ser promovido é o de pensar que suas entregas falarão por si mesmas na hora de batalhar por uma promoção. De fato, se superar no posto em que atua, bater metas e chamar a atenção do chefe são passos essenciais para iniciar uma conversa sobre mudança hierárquica. 

Mas, é preciso lembrar que o seu superior imediato, muitas vezes, tem outros colaboradores para também acompanhar o desempenho – fora as próprias entregas que precisa cumprir. Por isso, encontre um jeito de comunicar seu bom desempenho de uma maneira sutil, mas consistente. 

Isso pode ser feito ao receber o elogio de um cliente, com um e-mail comemorando a conquista da equipe ou mesmo lembrando diretamente a chefia que você conseguiu se superar em determinada tarefa. A autopropaganda é sempre um bom negócio. 

2 – Peça feedbacks

Conseguir ouvir a opinião alheia de uma maneira edificante faz toda a diferença na hora de ser visto como um profissional maduro, que pode dar conta de novos desafios. Até porque, em muitos casos, ser promovido significa também ter uma equipe abaixo e ter que passar feedbacks para outras pessoas. 

Saber receber uma crítica ou um comentário sobre o próprio comportamento e levá-la bem é sinal de amadurecimento e de jogo de cintura para encarar situações de pressão tanto dentro da própria empresa como com possíveis clientes externos.

3 – Conheça bem a empresa onde trabalha

Saber como funcionam as promoções dentro do lugar onde se está trabalhando é fundamental para não gerar expectativas fora da realidade e evitar a frustração. Se a sua companhia tem uma maneira mais gradual de promover os colaboradores e é necessário passar por avaliações, é natural que esse processo seja eventualmente mais lento.

Grandes empresas costumam ter um sistema de avaliação ligado com a área de Recursos Humanos, enquanto microempresas ou lugares menores podem seguir de maneira mais informal na hora de fazer uma mudança de cargo. Em geral, é possível ter mais acesso a esse assunto com o gestor direto. É uma questão de informar-se para se adequar à cultura do lugar onde se está. 

4 – Invista em seu desenvolvimento

Cursos extras, idiomas falados de maneira impecável e até atividades assistenciais em ONGs ou outras entidades sociais servem para rechear o currículo. De quebra, fazem o candidato à promoção se tornar mais desejado não só dentro da própria empresa onde trabalha como para a concorrência. Uma pós-graduação no currículo também faz toda a diferença.

Leia também: Quer ter um aumento de salário? Invista em uma pós-graduação

Estar mais qualificado mostra também seu interesse em oportunidades que exigem novos aprendizados. Esse pode ser o diferencial que fará com que o gestor escolha determinado candidato para ocupar um posto de promoção no lugar de outro que continua exatamente com a mesma expertise. 

5 – Seja mais sociável

Falar com colegas de outras áreas, ser conhecido pelo diretor de RH, ter clientes que preferem negociar com você pode ajudar muito na hora de pleitear uma promoção. É verdade que quem já possui um perfil mais extrovertido sai na frente neste caso, principalmente por ter maior facilidade de lidar com essas demandas de relacionamento profissional.

Mas se o seu objetivo é subir de posição, será preciso sair um pouco da zona de conforto e se mostrar mais presente. Isso pode ser feito de acordo com a personalidade de cada um – só é preciso ter em mente que conseguir um posto mais alto onde se trabalha exige ser mais visto. Ou melhor, ser entendido como imprescindível. Para isso, é preciso acionar as pessoas e fazer contatos se quiser saber como ser promovido na empresa

E você, já sabe como pode se aprimorar na carreira? Se busca se destacar, confira opções de pós-graduação EAD. Com a pós Unopar EAD, você tem total flexibilidade para montar a sua rotina de estudos e encontra cursos em diversas áreas do conhecimento. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades