Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Quer ter um aumento de salário? Invista em uma pós-graduação

mulher contando dinheiro para simular aumento de salário

Em tempos de extrema competitividade no mercado de trabalho, investir em uma pós-graduação de qualidade pode significar acesso a cargos mais altos e conquistar um aumento de salário. O interesse por esse tipo de curso vem crescendo desde 2016, de acordo com dados Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp).

De acordo com o órgão, 4,1% das pessoas com 24 anos ou mais possuem um curso de especialização no Brasil. Além de garantir uma atualização da área de conhecimento escolhida, ter um curso de pós-graduação no currículo é um diferencial na hora de concorrer a uma melhor vaga de trabalho, ter uma promoção e saber como ganhar mais

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Esses fatores, por consequência, também garantem salários maiores, como mostraram dados da 54ª edição da Pesquisa Salarial, feita em 2018. Segundo essa pesquisa, os recebimentos de profissionais com pós-graduação podem chegar a 50% mais do que aqueles que só possuem a graduação inicial. 

O que a pós-graduação pode oferecer além de aumento de salário?

Outro ponto essencial para se pensar em uma pós-graduação é aumentar a rede de contatos, ou seja, o “bom e velho” fazer networking. Essa também é uma maneira de galgar postos mais altos e incrementar o salário, pois a recomendação de um profissional por outro é um dos caminhos mais ágeis para se subir na carreira. 

Além disso, a especialização através dos estudos transforma a pessoa em um verdadeiro expert no tema em que escolheu. Quanto mais direcionado seu conhecimento, também há mais chances de ser melhor remunerado. Um curso de pós-graduação serve ainda para fazer o redirecionamento da carreira. 

Isso porque a pessoa sai do abrangente, do mais geral, que é o conhecimento aprendido na graduação para algo específico. Esse tipo de curso também pode ajudar o profissional a descobrir outras carreiras ou migrar para áreas correlatas àquelas da graduação. Uma dessas opções, por exemplo, seria considerar a docência ou a área acadêmica e de pesquisa, que costuma ser bem receptiva a profissionais que têm experiência no mercado de trabalho e também bagagem teórica mais especializada. 

Leia também: Pós-graduação: como avaliar a grade curricular do curso?

Mas diante de tantas diversas alternativas de cursos de pós-graduação disponíveis no mercado, como escolher por onde começar? Vale ficar de olho na questão da qualidade e do custo benefício. Também é importante obter mais informações sobre a área que você quer estudar e analisá-las de acordo com sua rotina. Muitas vezes, cursos de EAD podem ser uma saída para aprender de maneira remota e não deixar os estudos de lado. 

Em outros casos, opções que têm duração de tempo mais curta podem ajudar a dar o passo que é necessário para agilizar o processo de valorização no trabalho e ter um aumento de salário. De todas as formas, investir em seu próprio aprimoramento é uma maneira de fazer com que se abram novos horizontes e de ter mais ferramentas para poder escolher como será a próxima etapa de sua vida – tanto profissional quanto pessoal, já que uma está invariavelmente ligada a outra. 

Agora, que tal aproveitar a oportunidade que a sua carreira esperava? Até 31/05/2021, faça matrícula nos cursos de pós-graduação e garanta 50% de bolsa. Veja as condições e as vantagens de fazer uma pós-graduação EAD. Clique aqui e confira esta chance de ouro para investir no seu futuro profissional. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades