Ir para o conteúdo
Você na Pós

MBA em Agronegócios: por que você deve investir nesse curso

Imagem de trator no campo para indicar importância do MBA em agronegócios

O setor de agronegócios segue em expansão. Porém, trabalhar na área exige que o profissional seja capacitado para atuar em diferentes frentes e conquistar salários mais atrativos. Para adquirir os conhecimentos necessários e se tornar um especialista, é importante realizar um MBA em Agronegócios

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio fechou 2020 com expansão de 24,31% em comparação com 2019. Com isso, no ano passado, o setor ampliou sua participação para 26,6% no PIB total do Brasil.

De acordo com a CNA, nos últimos 40 anos, a produção agropecuária brasileira teve desenvolvimento e, diante disso, o país será “o grande fornecedor de alimentos do futuro”, conforme o panorama publicado em junho de 2020. O documento também diz que o agro expandiu vendas para outros países e conquistou novos mercados. 

Por que investir no MBA em Agronegócios?

Além de ser uma área em crescimento, o MBA em Agronegócios traz todos os conhecimentos que você precisa.  Ele é destinado para profissionais de diversas áreas que buscam qualificação e aperfeiçoamento em assuntos relacionados ao agronegócio. Importante ressaltar que o curso traz uma visão interdisciplinar e docentes com formações acadêmicas e linhas de pensamentos diferentes. 

Leia também: Por que você precisa de um MBA para evoluir na carreira?

A especialização tem como objetivo qualificar profissionais para que possam atuar no agronegócio e contribuir com o desenvolvimento e a utilização de técnicas que visam a eficiência das cadeias produtivas e o uso racional de recursos. Além disso, o curso aborda políticas econômicas aplicadas ao setor e legislações ambientais.

Quais os objetivos da especialização? 

Além de proporcionar conhecimento sobre o agronegócio, o curso possibilita que os  profissionais atualizem seus conhecimentos sobre assuntos relevantes à gestão associativista e cooperativista. Também faz com que haja compreensão de técnicas e conceitos que envolvam biocombustíveis, biomassa e licenciamento ambiental. Além disso, o MBA em Agronegócios apresenta conceitos de Marketing e traz ferramentas que ajudam na tomada de decisões. 

Quais as disciplinas do curso?

  • Análise de cenários econômicos
  • Biocombustíveis e biomassa
  • Gestão associativista e cooperativista
  • Legislação ambiental
  • Licenciamento ambiental
  • Métodos quantitativos de apoio à decisão
  • Planejamento e políticas ambientais
  • Plano de marketing
  • Políticas econômicas aplicadas ao Agronegócio

Quais as habilidades que todo profissional da área deve ter?

Em primeiro lugar, é importante ter visão sistêmica, que significa entender todo o cenário e tomar decisões assertivas. Essa característica ainda faz com que os profissionais sejam mais comprometidos, uma vez que enxergam o negócio por completo. Além disso, é necessário ser proativo para mapear possíveis problemas com antecedência e potencializar os resultados.

Também é preciso desenvolver resiliência, empatia e ótimo relacionamento interpessoal. Essas duas características são importantes, principalmente em cargos de gestão, uma vez que há necessidade de interagir com outras pessoas e entender as necessidades não só dos fornecedores como também dos consumidores. 

Outra habilidade essencial é a capacidade de fazer análises para tomar decisões mais estratégicas e que tragam bons frutos. Ainda é necessário ter organização para lidar com a quantidade de informações que surgem. Muitas vezes, é preciso trabalhar sob pressão diante de prazos para cumprir o cronograma e, com isso, é importante ter resiliência para não se deixar consumir pelas situações adversas. 

No geral, é preciso saber se recuperar dos contratempos e seguir em frente para realizar as atividades diárias. Agora, para ganhar destaque no mercado de trabalho e evoluir na carreira, é importante alinhar os conhecimentos aprendidos na especialização com as habilidades que são esperadas de um profissional que atua na área.

Agora que você já viu o que o MBA em Agronegócios tem para oferecer, aproveite para conhecer a Pós Pitágoras. Com a pós-graduação EAD, você conta com total flexibilidade para montar a sua rotina de estudos e recebe o certificado em dia útil após o fim do curso. Confira também cursos com bolsa de estudo e transforme a sua vida profissional. 

Conheça nossas faculdades