Ir para o conteúdo
Você na Pós

Por que você precisa de um MBA para evoluir na carreira?

Quem busca por uma especialização para alavancar a carreira, pode ter dificuldade em decidir o que estudar. Dentre as opções está o MBA, muito procurado pelos profissionais que atuam nas áreas administrativas e gerenciais em geral. Então, se você é uma dessas pessoas, confira como um MBA pode ajudar a dar um salto em sua carreira.

blog banner desconto em pós-graduação

Entenda o que é MBA

MBA vem do inglês Master in Business Administration e é uma especialização do tipo lato sensu, dirigida a profissionais graduados que desejam aprimorar seus conhecimentos de administração e obter uma visão bastante aprofundada sobre o mundo corporativo, tanto na prática quanto na teoria. É muito procurado por executivos, empresários e gestores.

Para concluir o MBA, há uma exigência do Ministério da Educação (MEC) com relação à carga horária estudada, que é de 360 horas-aula no padrão Brasil e 480 horas-aula para as instituições que oferecem o padrão global. As aulas podem acontecer aos sábados ou durante a semana à noite e são ministradas durante um ou dois anos no padrão nacional e até três anos no global.

Outra vantagem é que você pode fazer parte das aulas do MBA a distância, o que facilita aos profissionais que têm dificuldade para sair do trabalho para se dedicar aos estudos. Nesse caso, eles podem fazer o curso de acordo com sua disponibilidade de tempo.

Vale ressaltar que o número de MBAs focados em temas específicos, como tecnologia da informação (TI), marketing, saúde e agronegócio vêm crescendo no mercado. Mas os profissionais dessas áreas devem se certificar de que a grade curricular inclui pelo menos dois terços da carga horária dedicadas às disciplinas de administração e gestão.

Importância do MBA para carreira


Nem todos os cursos de graduação oferecem quantidade satisfatória de aulas práticas e interativas, que incluem discussões e debates entre alunos e professores. E é justamente esse o ponto forte do MBA, pois o método de ensino baseia-se no intenso compartilhamento de experiências e no estudo de situações reais (cases de sucesso) vivenciadas pelos profissionais e professores.

Prática focada em resultados

A prática experimentada durante esse tipo de especialização é voltada para a obtenção de resultados. Por isso, o MBA atrai os profissionais que possuem alguns anos de atuação no mercado de trabalho – principalmente aqueles que já ocupam cargos de liderança.

Aprimorar o currículo e fazer networking

Outra grande vantagem do MBA é melhorar exponencialmente o currículo de quem ocupa cargos administrativos e gerenciais. Já a possibilidade de ampliar sua rede de contatos (o já consagrado networking) é um atrativo inigualável.

Conquistar um novo emprego

O MBA aumenta as chances de conquistar novas oportunidades, já que esse tipo de certificado é bastante valorizado pelas organizações. Essa qualificação é praticamente uma exigência nas carreiras voltadas para o ambiente organizacional, que buscam profissionais gabaritados para ocupar cargos mais altos, principalmente os de C-Level, que são os executivos e chefes que estão na linha de frente das corporações.

Reciclar o conhecimento

É comum que as pessoas se acomodem em seus cargos e não procurem conhecer as novidades de sua área de atuação e do mercado de trabalho. O MBA proporciona ao profissional a possibilidade reciclar o seu conhecimento de seu segmento.

E então, gostou de saber por que você precisa de um MBA para evoluir na carreira?

Compartilhe sua opinião com a gente e conheça nossos cursos de pós-graduação para impulsionar sua carreira.

Conheça nossas faculdades