Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Dicas de Max Gehringer para se dar bem na carreira

Aprimoramento constante e a busca de equilíbrio entre estudo e experiência profissional aumentam as chances de empregabilidade. Essa é fórmula sugerida por Max Gehringer durante sua participação na última edição do evento Carreira em Pauta, ele abordou os desafios atuais, tendências no mundo corporativo e deu dicas importantes para evoluir na carreira e se dar bem no mercado de trabalho.

blog banner desconto em pós-graduação

O evento Carreira em Pauta foca em alunos graduandos e tem os objetivos de facilitar o acesso à educação e qualificação dos participantes. Seu intuito é estimular o desenvolvimento de novas habilidades e competências profissionais e pessoais. É uma excelente oportunidade para realizar novos contatos, reciclar os conhecimentos e aprender mais sobre as tendências do mercado profissional. Sempre conta com a transmissão de palestras com renomados profissionais do mercado e debates sobre temas atuais e importantes para o aperfeiçoamento na carreira.

A última edição contou com palestra de Max Gehringer, escritor e administrador de empresas. O executivo, que iniciou a carreira como office boy e foi presidente de grandes empresas, compartilhou suas experiências de mercado.

Gehringer foi presidente da Pepsi-Cola Engarrafadora e da Pullman/Santista Alimentos. É atualmente um dos principais especialistas em carreira no Brasil. Já publicou diversos livros como Comédia Corporativa e Emprego de A a Z, além de artigos nas revistas Época, Exame e Você S/A.

Gehringer orienta jovens talentos sobre carreira

Durante o Carreira em Pauta, Gehringer, lembrou que construiu uma carreira de sucesso com poucos recursos financeiros. “Eu venho de uma família bastante humilde. Meu pai era mecânico e minha mãe tecelã. Os dois estudaram somente quatro anos na vida”, revelou ele, que conquistou o título de um dos 30 executivos mais cobiçados do mercado, em uma pesquisa realizada em 1999 pelo jornal econômico Gazeta Mercantil. Gehringer começou a trabalhar com 12 anos como auxiliar de faxina em um cinema para ajudar os pais nas despesas da casa.

Com 16 anos, ele conquistou seu primeiro emprego com carteira assinada como office boy. Aos poucos, o jovem foi se aprimorando na carreira e ocupou diversos cargos até chegar ao topo como presidente de grandes multinacionais.

“Se hoje eu pudesse reavaliar minha carreira, diria que durante todos os meus passos sempre acreditei que dependia de mim mesmo. Estudei porque achava que tinha que estudar”, afirma o executivo, alertando os jovens profissionais sobre a importância de manterem-se sempre bem atualizados.

O executivo revela que nunca parou de estudar. “Eu continuo me atualizando e aprendendo. Para mim, essa é a diferença. Quanto mais sabemos, mais acreditamos em nós mesmos. Quanto mais caminhamos, mais ficamos confiantes”, ensina o consultor tarimbado em carreira.

Essa fórmula, segundo Gehringer, é um ciclo que se repete em sua trajetória profissional e que deu certo. Por isso, acredita ser uma boa estratégia e que pode trazer resultados para os jovens de hoje que serão o futuro do amanhã.

O executivo relata que as empresas quando vão selecionar um novo empregado dão muita importância aos candidatos que possuem equilíbrio entre a formação, experiência e a prática. “Não adianta acumular um monte de diploma sem ter nenhuma experiência. Também não adianta ter muita experiência sem ter estudos. É o equilíbrio que faz a carreira acontecer”, reforça Gehringer.

Mercado de trabalho mais competitivo

Gehringer chama atenção dos jovens profissionais para as mudanças rápidas que estão acontecendo no mercado de trabalho, onde as empresas estão cobrando cada vez mais habilidades dos candidatos.

Outros temas abordados foram como o jovem profissional deve se comportar no ambiente corporativo para conquistar promoções e formas adequadas de lidar com o chefe e colegas de trabalho. Ele ensinou estratégias para traçar um plano de crescimento para carreira de acordo com o estilo pessoal de vida de cada um.

Aproveite, ainda, para saber aqui sobre os cursos de pós-graduação que o ajudarão evoluir na carreira e atingir seus objetivos profissionais.

Conheça nossas faculdades