Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Pós-graduação pode gerar aumento de salário

pós-graduação

Em um mercado de trabalho extremamente competitivo e com empresas mais exigentes nos processos de seleção, os profissionais que mais se destacam são os com melhor qualificação e conectados com as tendências do mundo corporativo. Ter uma pós-graduação no currículo é um diferencial na carreira e também uma oportunidade para conseguir aumento de salário, indicam pesquisas de mercado.

Estudos de consultorias especializadas em Recursos Humanos e recrutamento de talentos revelam que as pessoas que investem na continuidade dos estudos são bem vistos pelas companhias, pois demonstram que estão sempre em busca de atualização profissional e ampliação dos conhecimentos. Como resultado, acabam sendo mais valorizados pelo mercado.

blog banner desconto em pós-graduação

Pós-graduação traz aumento de salário

Em uma pesquisa conduzida pela consultoria internacional de recrutamento Robert Half com 50 executivos de média e alta gerência, 48% disseram que foram promovidos após a conclusão do MBA (Master of Business Administration). E mais: 22% informaram que o salário dobrou depois que buscaram uma especialização, segundo informa o portal de notícias do Uol.

O levantamento da Robert Half abordou profissionais das áreas de engenharia, finanças, contabilidade, marketing, mercado financeiro, tecnologia da informação, e entre outras.

A valorização de profissionais com pós-graduação também foi constatada em um estudo da Produtive Carreira e Conexões com o Mercado, com cerca de 400 executivos. O relatório afirma que os que tinham MBA aumentaram a remuneração em mais de 40%, segundo a revista Exame.

São conclusões que indicam que a pós-graduação pode ampliar os horizontes e funcionar como uma alavanca para dar um salto na carreira. Porém, as chances de sucesso com esse projeto aumentam se você souber escolher um curso alinhado com o seu momento profissional.

Afinal, o que é uma pós-graduação?

Como o próprio nome diz, pós-graduação é um curso de nível superior para pessoas que concluíram a graduação. Os programas são ministrados em diversas áreas do conhecimento e oferecidos em duas categorias: lato sensu e stricto sensu.

A pós-graduação lato sensu é voltada ao aprimoramento acadêmico e profissional. Seu caráter é mais de educação continuada. Estão nessa categoria as especializações e os MBAs, abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino.

Já os programas stricto sensu são direcionados à formação científica e acadêmica. A categoria engloba cursos de mestrado e doutorado. Ao final, o aluno recebe o diploma de mestre ou doutor em sua linha de pesquisa, podendo dar aulas em curso superior.

A principal diferença entre a pós-graduação lato sensu e stricto sensu é a carga horária e linha de estudo. A primeira categoria oferece cursos de especialização mais rápidos e, ao final, o aluno recebe um certificado. Na segunda modalidade, os prazos são mais longos e indicados àqueles que querem aprofundar seus conhecimentos na área acadêmica, visando a docência e pesquisa científica.

Compartilhe sua opinião com a gente e conheça aqui os cursos de pós-graduação para impulsionar sua carreira.

Conheça nossas faculdades