Ir para o conteúdo
Curiosidades

O que é autogestão e quais são os seus benefícios?

pedras empilhadas: o que é autogestão?

Se você andou dando uma olhada em vagas de emprego ultimamente percebeu que, além dos conhecimentos técnicos, algumas habilidades comportamentais também estão sendo cada vez mais exigidas. Para se destacar no mercado de trabalho, além da inteligência emocional, empatia e da boa comunicação, também é preciso entender o que é autogestão e como desenvolvê-la.

Isso acontece porque, com o passar dos anos, o modelo de gestão dentro das empresas se transformou e a dinâmica entre a pessoa que ocupa um cargo de chefia e os demais colaboradores passou a ser muito mais flexível.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Agora, ao invés de esperar que os gestores deleguem tarefas, as pessoas precisam  contribuir com ideias, posicionamentos e, principalmente, tomadas de decisões por conta própria. Veja a seguir o que isso significa e como essa habilidade pode nos ajudar.

O que é autogestão

Antes de qualquer coisa, é preciso entender mais a fundo esse termo. A autogestão é formada por um conjunto de habilidades que nos ajudam a controlar vários aspectos da nossa vida: nossas escolhas, nossas reações e nossa habilidade de controlar nossos sentimentos e pensamentos.

Já no ambiente corporativo, por exemplo, a autogestão é a capacidade de cumprir com a sua parte de um projeto, respeitando prazos e a qualidade da entrega, sem que seja necessário que alguém fique te cobrando ou te direcionando.

O que é autogestão emocional

Esse termo se refere à forma como nós controlamos efetivamente os nossos comportamentos diante de gatilhos emocionais. Isso nos ajuda a ser fortes emocionalmente diante de situações de estresse, por exemplo.

Essa é uma habilidade muito importante em vários aspectos da nossa vida, mas no trabalho é extremamente valorizada, pois um líder ou um colaborador que não tem controle sobre as suas emoções pode deixar o ambiente de trabalho instável e afetar a produtividade de uma equipe inteira.

Leia também: 5 áreas-chave da inteligência emocional e como usá-las na carreira

Quando conseguimos desenvolver a autogestão emocional, colaboramos para um clima positivo e criativo, capaz de superar os desafios mais complexos que surgem na rotina de trabalho.

O que é autogestão pessoal

Além do trabalho, a nossa vida pessoal demanda muita autogestão. Precisamos de organização para dedicar atenção à família, saúde, tarefas domésticas, entre tantos outros.

Para desenvolver a autogestão pessoal, é necessário que, antes de tudo, você procure desenvolver o autoconhecimento, se tornar responsável por suas ações, organizar melhor a sua rotina e gerenciar melhor o seu tempo.

Quais são os benefícios da autogestão?

Como já vimos, a autogestão pessoal e emocional têm muitas vantagens para quem procura desenvolvê-las. Veja a seguir quais são os benefícios para você e para empresa:

  • Tomada de decisões mais assertivas;
  • Inovação;
  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Aumento da motivação;
  • Aumento do comprometimento;
  • Melhor relacionamento e comprometimento entre gestores e suas equipes. 

Pensando no ambiente corporativo, é muito importante que as empresas promovam a cultura da autogestão, seja através de cursos, palestras e do incentivo aos colaboradores nesse sentido.

E agora que você já entendeu o que é autogestão, que tal começar a buscar meios de desenvolver essa habilidade tão importante para a sua vida profissional e pessoal? Você pode contar com o apoio da pós-graduação UNIC. Com a pós Unic, você se qualifica e pode conquistar novas oportunidades. Aproveite todas as vantagens da pós-graduação EAD

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades