Ir para o conteúdo
Você na Pós

6 cursos de pós-graduação EAD em Educação

Pessoa no notebook para simular busca por pós-graduação EAD em Educação

Você já tem um diploma de graduação e quer buscar uma carreira nessa área? Então, o próximo passo é escolher um bom curso de pós-graduação EAD em Educação que atenda às suas necessidades e interesses.

Essa é uma área com muitas possibilidades de atuação e com especializações para diversos perfis de profissionais. Existem cursos para quem desejar trabalhar com docência, administração e gestão escolar, produção de materiais didáticos, entre tantos outros.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Para saber mais sobre as diversas opções e escolher a que mais se identifica com você, continue nesse artigo!

Conheça 6 cursos de Pós-Graduação EAD em Educação

1 – Gestão e Organização da Escola

Essa é uma área que cada vez mais demanda profissionais qualificados. Afinal, é o gestor quem vai atuar na administração e em todo o planejamento escolar.

Na pós em Gestão Escolar, os profissionais desenvolvem habilidades para ocuparem cargos como os de coordenador pedagógico, diretor ou vice-diretor, supervisor e orientador. Nesse curso, os participantes são capacitados para promover parcerias entre os professores, os colaboradores da escola e a família, com o objetivo de construir um plano de ensino de qualidade.

Então, se você já tem graduação em alguma área da educação e o seu perfil é mais voltado para a administração do que para a docência, a pós em Gestão e Organização da Escola pode ser uma escolha promissora! 

2 – Psicopedagogia Institucional

A Pós em Psicopedagogia Institucional é direcionada para profissionais da Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e outras áreas ligadas à Educação, que queiram atuar como agentes da educação, tendo como foco a melhoria do processo de aprendizagem dos alunos.

No curso, os participantes aprendem a prevenir e analisar problemas de aprendizagem e de ensino, além de compreender as carências que afetam os educandos. Um dos pontos mais importantes dessa pós é a preparação que os profissionais recebem para orientar a equipe docente, a família e os alunos que apresentam problemas escolares.

Algumas das disciplinas que proporcionam essa capacitação são: Avaliação e intervenção psicopedagógica institucional; problemas e distúrbios de aprendizagem; psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, entre outras.

3 – Educação Especial e Inclusiva

Cada vez mais, o mercado exige a presença de profissionais capacitados para atender alunos com deficiência física ou intelectual e promover a sua integração no ambiente escolar.

Na pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva, os participantes são capacitados para elaborar, implementar e avaliar propostas de educação que promovam melhor qualidade de vida para os alunos, baseados nos princípios e valores da escola para todos.

Leia também: 5 podcasts sobre educação para quem quer adquirir mais conhecimento

Disciplinas como Deficiência auditiva, Deficiência Intelectual, Deficiência Física e Problemas e Distúrbios de Aprendizagem fazem parte da grade curricular que prepara o educador para proporcionar a melhor experiência possível desses alunos durante os anos escolares.

banner sobre o e-book com tendências de carreira na área de Educação e Tecnologia

4 – Educação Infantil

Mais uma opção de pós-graduação EAD em Educação! Para quem é formado em Pedagogia, Psicologia e Licenciaturas e deseja se qualificar em docência e gestão da educação de crianças, a pós-graduação em Educação Infantil é a especialização ideal.

Nessa pós, os profissionais se capacitam na educação e cuidados de crianças de 0 a 6 anos. As disciplinas que fazem parte da grade vão desde Didática, Ludicidade, Linguagens artísticas até Legislação, Políticas e Inclusão na Educação Infantil.

Ao final do curso, os profissionais estão aptos a trabalharem com o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais, sociais e psicomotoras durante o processo de construção da aprendizagem.

5 – Educação de Jovens e Adultos

Em um país com alta taxa de evasão escolar, os educadores capacitados para trabalhar com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) são cada vez mais requisitados.

Os profissionais que fazem essa especialização em educação aperfeiçoam suas práticas em sala de aula através de fundamentos metodológicos de alfabetização, competências emocionais, elaboração de currículos e avaliações, entre outros.

Ao final deste curso, os participantes serão capazes de receber jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na idade apropriada.

Quem trabalha em equipes multidisciplinares como psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos e psicopedagogos também pode optar pela pós em Educação de Jovens e Adultos. 

6 – Design Instrucional

Sabe as plataformas de aprendizado e os materiais didáticos que usamos em cursos online e presenciais? Todos têm conteúdo desenvolvido por um Designer Instrucional.

Durante essa especialização, os profissionais aprendem todo o processo da produção de materiais educacionais, desde a concepção, planejamento, escolha das referências metodológicas, mídias e ferramentas para que o conteúdo atinja seu objetivo.

O profissional que opta por fazer o curso de Design Instrucional, além de trabalhar em instituições de ensino, pode atuar nas áreas de treinamentos de empresas de qualquer setor. Além disso, uma grande vantagem de escolher essa pós é que a demanda por cursos a distância é cada vez maior. Com isso, os designers instrucionais são cada vez mais necessários no mercado.

Viu só quantas opções existem? E essas são apenas algumas delas. O importante é saber qual é o seu perfil e com qual área você mais se identifica, e escolher uma boa universidade para seguir com a sua especialização.

Agora que você já conhece mais sobre cursos de especialização em educação, é importante escolher uma boa instituição de ensino para dar o próximo passo na sua vida profissional. Na Anhanguera, você encontra esses e muitos outros cursos de pós-graduação EAD em Educação. Confira as ofertas disponíveis no site da Pós-Graduação Anhanguera.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades