Ir para o conteúdo
Você na Pós

Engenharia de Dados: por que se especializar nessa área?

engenharia de dados

A área de coleta, análise, entendimento e uso de dados é um dos campos que mais deve crescer nos próximos anos. Essa é uma opção para quem tem grande afinidade com tecnologia e tem interesse em aprofundar seus conhecimentos. O trabalho de Engenharia de Dados está ligado a um bom conhecimento em programação, ao funcionamento de servidores e de big data, bem como a saber se relacionar com ambientes em nuvem.

Portanto, ficar sem se atualizar é quase impossível para este profissional, já que seu dia a dia está intimamente ligado com as inovações das chamadas Big Techs – as grandes empresas de tecnologia. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

O que faz a área de Engenharia de Dados?

Esta é a área base de atuação quando falamos de big data. O engenheiro de dados é aquele que tem a tarefa de planejar e preparar toda a infraestrutura e a arquitetura de dados que poderá ser usada, posteriormente, para armazenamento ou para processamento dessas informações. 

Em geral, toda essa preparação precisa ser escalável, pois a obtenção de dados se assemelha muito à extração de material em uma mina ou de um campo de petróleo: quanto mais se escava, mais se pode encontrar. Por isso, é essencial que as estruturas montadas pelo engenheiro de dados possam se expandir, de acordo com a necessidade do projeto em que esteja envolvido. 

Leia também: Cultura de inovação: conheça boas práticas e como realizá-las

Além disso, também faz parte criar estruturas que sejam seguras para o armazenamento de dados, ou seja, capazes de estarem protegidas de ataques ou fugas de informações. Para isso, o profissional desta área precisa fazer constantes atualizações de conhecimento, principalmente no campo da segurança, se tornando, assim, um elemento valioso dentro do time de tecnologia de cada empresa ou instituição.

O time de dados de uma empresa pode ter outros profissionais que trabalham nesta área, como o cientista ou o analista de dados, por exemplo. Porém, cabe ao engenheiro delimitar as estruturas de como os processos irão funcionar, bem como implementar, organizar e fazer funcionar de maneira otimizada esses sistemas. 

O armazenamento de dados ainda é um grande desafio para boa parte das empresas que seguem se digitalizando de maneira gradual, principalmente no Brasil, o que faz com que o campo de atuação do engenheiro de dados ainda tenha muito para onde crescer. 

Banner do e-book Tendências de carreira na área de Dados

A Era da Informação

Por ser uma área em constante evolução, a Engenharia de Dados pede que o profissional saiba trabalhar sob pressão e tenha jogo de cintura para enfrentar dificuldades que até pouco tempo atrás não existiam. É comum que projetos nessa área tenham prazos curtos a serem cumpridos e, por isso, foco e comprometimento são essenciais para quem deseja estudar este tema. 

Além dessas, há outras capacidades que o engenheiro de dados precisa desenvolver, tais como a interação com linguagens de programação e banco de dados diferentes, funcionamento dentro do chamado 4 Cs (Criatividade, Colaboração, Comunicação e o pensamento Crítico), bem como a habilidade de interagir com outras áreas e processos de maneira dinâmica. É uma área em que não se pode ter receio de testar ou de mudar, caso um primeiro cenário não dê certo.

Pensando em um futuro bem próximo, todo tipo de negócio terá que funcionar com captação e utilização de dados. Se hoje essa realidade está mais restrita às empresas de tecnologia, os últimos acontecimentos mostram que a digitalização e o uso inteligente de big data veio para ficar – antes mesmo do que muita gente estava preparado. 

Recursos Humanos de empresas devem se preparar para considerar vagas ligadas ao manejo de dados uma prioridade. Por isso, profissionais especializados são concorridos e têm grandes chances de desenvolver uma carreira de sucesso pela frente. 

E você, vai ficar de fora dessa transformação no mercado de trabalho? Conheça mais sobre Engenharia de Dados nos cursos de pós-graduação EAD da Anhanguera. Conte com a  pós-graduação para impulsionar a sua trajetória profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades