Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Transição de carreira: 5 erros que você não deve cometer

seta indo em direção contrária para indicar transição de carreira

Mudar de área de trabalho tem se tornado cada vez mais comum na vida de profissionais, principalmente os mais jovens. Aquele exemplo mais antigo, vindo de pais e avós que ficavam por anos em uma mesma empresa, sem fazer transição de carreira, acabou desaparecendo. Profissões que surgiram impulsionadas pela tecnologia abriram caminho para isso ser bastante frequente nos tempos atuais. 

A transição profissional deixou de ser tabu e hoje há até quem se especialize em entender o que desejam as novas gerações. Também ficaram mais acessíveis as dicas e orientações para quem quer tentar algo novo. Começar outra carreira tem se tornado tão comum que muitas pessoas se apresentam digitalmente, em suas redes sociais, por exemplo, com mais de um cargo ou área de atuação. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

A hora da transição de carreira 

Mas, para não errar na hora de fazer esse movimento, vale seguir algumas orientações que ajudam a entender melhor os desejos pelo novo caminho. Também é importante colher informações sobre o campo que se quer desbravar. Uma boa maneira de começar é conversar com outros profissionais da área. Para saber melhor o que evitar na hora da transição profissional, acompanhe a lista abaixo: 

1 – Mudar sem fazer um planejamento

Seja algo pequeno ou uma mudança radical de atuação, organizar um passo a passo é fundamental para não gerar ansiedade em torno do que fazer. Desenhar o caminho facilita ter uma visão geral de onde se está na profissão e para onde se deseja ir. 

Também auxilia em entender como a expertise que o profissional já tem serve para os novos caminhos que se quer trilhar. Colocar no papel e visualizar esse trajeto transforma a mudança em algo consciente, sem atropelar etapas importantes de preparação.

2 – Não ter uma reserva financeira

Muitas vezes, fazer a transição de carreira exige ter uma poupança financeira para dar liberdade para o profissional começar do zero em outra área. Se a ideia é tentar algo totalmente diferente, ter essa garantia de estabilidade para pagar as contas até se consolidar no novo trabalho é essencial para iniciar a carreira de forma tranquila e com foco em desafios inéditos. 

3 – Esperar a “hora certa”

Tem gente que há muito tempo deseja fazer a transição, mas fica esperando a tal “hora certa” que, no fim, nunca chega. É ilusório pensar que em um determinado ponto da carreira tudo estará organizado, resolvido e decidido antes de fazer a mudança. Por isso, ter planejamento tira da zona de conforto sem ficar adiando indefinidamente, o que também gera mais insatisfação no profissional que já deseja outros desafios. 

Leia também: Desenvolvimento de carreira: 6 dicas de ouro para crescer no mercado de trabalho

4 – Não buscar informações 

Pesquisar sobre a nova área de atuação é importante para não cair no erro de idealizar o campo para onde se quer migrar. O melhor caminho é colher informações e conversar com quem já atua no trabalho que você deseja. Ter maior conhecimento de como se dão os processos dentro da nova profissão é importante. Saber de fatores como remuneração, principais empresas, horários de trabalho e ritmo de promoção fazem o trânsito ser mais certeiro e traz mais segurança. 

5 – Não se dedicar ao que deseja

Há quem diga que deseja mudar de carreira e, consequentemente, de vida, mas a ação acaba ficando apenas na conversa. Fazer uma transição de carreira exige foco, força de vontade, estudo e busca por aprimoramento. Também precisa ter comprometimento consigo mesmo para não sucumbir diante das primeiras dificuldades. 

Fazer esse tipo de mudança pede, em alguns casos, horas dobradas de trabalho e estudo, deixar de lado momentos de lazer e até se privar de comprar ou consumir determinadas coisas para focar em investimento pessoal e em um colchão financeiro que garanta fôlego na nova jornada. Isso porque trocar de carreira é também um exercício de autoconhecimento. 

E você, já pensou sobre essa possibilidade? Quer fazer uma transição de carreira e não sabe por onde começar? Realizar uma pós-graduação EAD é um bom caminho. Conheça os cursos oferecidos pela Unopar e escolha o que mais combina com você. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades