Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Tipos de perfil profissional: descubra o seu e saiba como se desenvolver

pessoas reunidas para indicar tipos de perfil profissional

Você sabia que é possível desenvolver suas habilidades de acordo com um dos tipos de perfil profissional ao qual você pertence? Essa prática é bastante comum na hora de montar equipes dentro das empresas. Muitas áreas de Recursos Humanos, inclusive, procuram balancear perfis distintos na hora de incorporar alguém novo na equipe. 

Mas quais são os tipos de perfil profissional que existem? Há classificações que variam em quantidades mas, de maneira geral, existem cinco modelos principais que podem ser encontrados pelos recrutadores de forma recorrente. Veja as características detalhadas de cada um deles: 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

5 tipos de perfil profissional: você sabe qual o seu?

1 – Perfil Planejador

É aquele que, como o próprio nome já sugere, tem grande habilidade para planejar os próximos passos da área ou da função onde atua. Em geral, costuma ser bastante focado em suas metas, tem desempenho mais constante – porque consegue quase sempre saber seus próximos passos – e exerce boa influência em quem está ao seu redor. 

Não tem medo de desafios, desde que possa organizar sua agenda e a maneira como irá executá-los. Para desenvolver quem tende mais a ser um Planejador, vale colocar esse profissional sobre o chapéu de alguém com perfil de liderança, pois assim a sua capacidade de execução e mapeamento será ainda mais estimulada, desta vez com objetivos de superar os resultados inicialmente propostos. 

2 – Perfil Executor

Esta é a forma de atuar de profissionais que não gostam de perder tempo procrastinando e precisam de metas claras para realizar suas entregas. É a pessoa da ação – e não do planejamento – por isso, gosta de ver o resultado final daquilo que está fazendo.

Por outro lado, pode ser um pouco impulsivo e executar as tarefas antes mesmo de pensar melhor sobre elas. Isso faz deste indivíduo alguém bastante proativo, dominador no ambiente de trabalho e bom para cargos operacionais que precisam de comando o tempo todo. É preciso apenas tomar cuidado porque, em casos mais exacerbados, este tipo pode se tornar um pouco autoritário dentro do grupo ou equipe a qual pertence.

3 – Perfil Comunicador

Dotado de carisma e alta capacidade de convencer os outros através da persuasão, o Comunicador costuma ser positivo, otimista e muito popular de se trabalhar em parceria. Em geral, seu humor contamina outros integrantes do grupo e, por isso, é um excelente membro para influenciar pessoas nos times. 

Sua habilidade está em manter os relacionamentos funcionando e contagiar as pessoas com suas ideias e pontos de vista sobre o que fazer ou como enfrentar um desafio. No entanto, não costuma ser muito organizado. Portanto, para desenvolvê-lo, é interessante criar uma parceria com quem tem o perfil mais Planejador, que pode ajudar a dar vazão a toda essa criatividade. 

4 – Perfil Analista

Entre os tipos de perfil profissional, existe aquele meticuloso, comprometido e preocupado com resultados. Quem tem um perfil mais Analista costuma ser ótima escolha para trabalhos que precisam de pesquisa em profundidade ou de uma rotina muito rígida. Pode repetir processos diários sem problemas, pois sua grande habilidade é analisar e, para isso, precisa de estabilidade.

É atento aos detalhes, cumpre sempre os prazos e tende a ser perfeccionista. O lado não tão positivo deste profissional é que ele, muitas vezes, tem dificuldade em tomar decisões por analisar demais os próximos passos a seguir. Também costuma ser crítico consigo mesmo e até com o trabalho dos outros, e pode não performar bem quando colocado sob pressão. 

Leia também: Perfil profissional: como atualizar e se destacar no mercado?

Para desenvolver este tipo profissional, é melhor integrá-lo em projetos nos quais mostre suas habilidades específicas, com bastante prazo para entrega – o qual ele irá cumprir – e metas bem definidas. Como o Analista costuma ser indeciso, a melhor saída é já deixar o caminho planificado, com ele fazendo a execução quase perfeita das entregas. 

5 – Perfil Competitivo

Orientado pelos resultados e – acima de tudo – por ser o mais bem-sucedido dentro de sua equipe, aquele de perfil Competitivo pode ser uma boa aquisição para áreas que precisam bater metas constantes. Este profissional gosta da competição e enxerga o trabalho como um jogo. Costuma ser confiante e assumir outras tarefas, desde que elas o levem a conquistar o que desejam. 

Atua bem em áreas como a de vendas, por exemplo, que exige estímulo mês a mês. Por outro lado, pode se tornar excessivamente competitivo não só consigo mesmo e com os colegas e acaba deixando o ambiente de trabalho desagradável caso se torne pouco generoso. Para desenvolver esse tipo de profissional, o ideal é oferecer sempre novos desafios, mas manter elogios individuais, reforçando a importância do trabalho em equipe. 

Para identificar quais são as características principais de uma equipe ou de um profissional em especial, vale fazer um teste de comportamento ou uma entrevista que contemple questões objetivas e subjetivas de quem for analisado. E você, ficou curioso para saber em quais tipos de perfil profissional se encaixa? 

Quer desenvolver alguma habilidade em específico? Que tal conferir os cursos de pós-graduação EAD da Anhanguera? Ter uma pós-graduação no currículo ajuda a conquistar salários mais atrativos e crescer na carreira. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades