Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Perfil profissional: como atualizar e se destacar no mercado?

perfil profissional

Se em um passado não tão distante, manter uma carreira linear fazendo as mesmas tarefas, numa mesma empresa, por anos a fio, era sinônimo de ser bem-sucedido profissionalmente, hoje sabe-se que essa ideia de trabalho mudou de forma radical. Já se tornou comum fazer correções nos rumos da carreira – ou seja, mudar de área de atuação, de empresa – de tempos em tempos. Isso quando o profissional não opta por iniciar outra profissão praticamente do zero.

Pois saiba que essa é uma característica bem marcante dos nossos tempos e está ligada, principalmente, à velocidade com que novas tecnologias chegam ao nosso dia a dia. Pensando nisso, listamos 5 dicas que vão te ajudar a atualizar o seu perfil profissional e que valem ser consultados em qualquer momento de sua trajetória profissional. Acompanhe abaixo:

 

1) Volte a estudar e fique de olho em cursos complementares

Muita gente ainda tem resistência para o que chama de “voltar para a escola”. Acha que “já passou da idade” ou não precisa. Pois essa é a primeira barreira a ser derrubada. O mercado de ensino, hoje, tem cursos nos mais diversos perfis, com duração variada e que podem ser feitos, inclusive, de forma online. Em um mundo extremamente competitivo como o atual, as especializações são trunfo para conquistar o post de expert.

Leia mais: As melhores dicas para deixar seu currículo imbatível

2) Saia da zona de conforto

Aprender coisas novas significa, exatamente, dar-se o direito de errar, de descobrir, de experimentar. Muitas vezes, ficamos fechados na rotina de sempre, na chamada “zona de conforto”, onde tudo é conhecido. Vale identificar se você já entrou nesse platô de atuação e procurar por novos desafios. Como ensina uma frase célebre do físico e cientista Albert Einstein: “Um navio estará sempre seguro na costa, mas ele não foi feito para isso”.

 

3) Mapeie personalidades que são referência

Quem são os profissionais que você admira? Como foi a trajetória deles em suas áreas de atuação? Se você não sabe muito bem por onde começar, uma possibilidade é recorrer ao papel do mentor. Ele pode ser uma pessoa famosa – como acontece muito com os gurus da tecnologia e da ciência hoje em dia, por exemplo. No entanto, também é possível que seja alguém perto de você, um chefe ou um profissional próximo. Professores também costumam ser bons mentores, o que é mais um incentivo para voltar a estudar.

Leia mais: 10 soft skills mais buscadas no mercado de trabalho

4) Mantenha-se atualizado sobre o que faz

Outra vez a dica aqui é estar disposto a aprender para atualizar o seu perfil profissional. É possível fazer isso através de livros, notícias, palestras ou seminários online. A gama de possibilidades é enorme. Investir tempo e dinheiro em qualificação é um grande diferencial, principalmente porque muita gente ainda não leva essa medida a sério na própria carreira. Hoje é possível acessar informação rápida e fácil em audiolivros, podcasts e vídeos na internet. Reserve um tempo da sua semana para dedicar-se a isso.

 

5) Seja curioso e visite outras áreas de conhecimento
Muitas vezes sentimos falta de criatividade ou de entusiasmo para mudar o nosso perfil profissional, certo? Ensinamentos de neurociência mostram que nosso cérebro pode ser estimulado de forma complementar com tarefas que, aparentemente, não têm muito em comum com a nossa profissão. Quer um exemplo? Se trabalha na área da saúde, que tal aprender a jogar xadrez? Passa o dia todo entre papéis e burocracias jurídicas, porque não dedicar-se a um novo idioma? Insights para evoluir profissionalmente podem vir de todos os lados. É preciso estar aberto para eles.

Na Pós Anhanguera, você encontra uma ampla gama de cursos de pós-graduação EAD nas principais áreas de conhecimento. Invista no seu desenvolvimento profissional com a Pós EAD intensiva e conquiste o certificado em 6 meses.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades