Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Elon Musk: o que um dos homens mais ricos do mundo ensina sobre o sucesso?

Dicas Elon Musk sobre sucesso

Quando pensamos em riqueza, pode ser que o nome de Elon Musk venha à mente. O empresário ocupa a segunda posição na lista de homens mais ricos do mundo, de acordo com a 35ª lista de bilionários divulgada pela Forbes, atrás apenas de Jeff Bezos, CEO da Amazon. Então, com uma fortuna de US$ 151 bilhões, o que ele tem a nos ensinar sobre sucesso?

Sabemos que, para ter sucesso profissional, é preciso tanto trabalhar as habilidades técnicas quanto comportamentais. Nesse sentido, a pessoa precisa ter a capacidade de se reinventar e saber se adaptar a diferentes ambientes. Também podemos citar resiliência, proatividade e motivação, que são algumas das características mais buscadas pelas empresas. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Com base em tudo isso, você sabe quais são os segredos de Elon Musk para alcançar o sucesso? O bilionário tem várias estratégias e, neste texto, trazemos algumas delas e como aplicá-las no mundo corporativo. Confira 4 dicas de Elon Musk que vão ajudar você a ser um profissional de sucesso.

1 – Saia da sua zona de conforto 

Não reprimir ideias, ações ou iniciativas faz parte da identidade de Elon Musk. Como sabemos, um de seus objetivos é revolucionar a corrida espacial ao querer colonizar Marte e povoar o planeta com 1 milhão de terráqueos até 2050. Segundo o bilionário diz em diversas entrevistas, o importante é “pensar grande”.

No mundo corporativo, esse pensamento pode ser encarado com uma motivação para que os profissionais corram atrás dos seus objetivos. Isso significa sair da zona de conforto e enfrentar desafios para conquistar novos aprendizados e evoluir na carreira. É importante ter coragem, medir suas atitudes e arriscar. Nesse processo, seja você mesmo e tenha empatia.

2 – Faça aquilo que você gosta

Além do desejo de colonizar Marte, Elon Musk criou e desenvolveu a marca automotiva Tesla, que busca ser um exemplo de energia sustentável com carros elétricos, solares e soluções integradas na renovação de energia. Ou seja, ele sempre atua na busca constante por inovação, seja onde for, e trabalha com temas que são suas paixões. 

Por isso, busque o seu autoconhecimento para identificar o que você gosta e estabeleça metas para trabalhar com aquilo que você ama. Além disso, tenha disposição para ser uma pessoa capaz de inovar e trazer novas ideias e soluções para o ambiente de trabalho. Busque sempre se desenvolver para poder se destacar em um mercado com tamanha competitividade.

3 – Assuma riscos

Ao longo de sua vida, o dono da Tesla viu suas empresas enfrentarem problemas e precisou investir muito dinheiro e tempo em cada uma delas. Suas experiências mostram que, em muitos momentos, para alcançar o sucesso, é necessário encarar os desafios de frente e correr riscos. É importante que todas as decisões, independente dos resultados, sirvam para ajudar no seu processo de amadurecimento profissional e ajudem a traçar as próximas estratégias.

Por medo de errar, muitas pessoas deixam de promover mudanças. Vitórias devem ser comemoradas e os erros devem servir de aprendizado. Assim, é possível trabalhar nas correções e realinhar as rotas para alcançar os  objetivos desejados. Não deixe que o medo de falhar te impeça de tentar e seja um profissional de sucesso.

4 – Críticas construtivas são bem-vindas

Uma das lições de um dos homens mais ricos do mundo é ignorar as críticas. Ao trazermos esse conceito para o mundo corporativo, as críticas enviadas e recebidas devem sempre ter o viés construtivo, com embasamento e foco em auxiliar em um melhor desempenho no futuro. No geral, elas devem ajudar na correção de erros e no desenvolvimento do profissional.

Além de seguir as estratégias de Elon Musk, vale investir em uma pós Unime para acelerar a sua carreira. A instituição oferece cursos em diversas áreas e, com a pós-graduação EAD 6 ou 10 meses, você torna-se um especialista e tem total flexibilidade para estudar de onde desejar. Faça sua Pós EAD e transforme a sua vida profissional. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades