Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Saia da zona de conforto: dicas para dar um novo passo na carreira

zona de conforto

Depois de anos em uma mesma empresa ou cargo, com estabilidade e condições satisfatórias, é muito comum que alguns profissionais caiam na chamada zona de conforto. Estar nesta posição não é necessariamente algo ruim, mas pode ser mudado. Para sair deste cenário e dar novos passos na carreira, algumas atitudes devem ser tomadas. Confira algumas dicas e planeje-se.

blog banner desconto em pós-graduação

Um passo de cada vez

Não é porque você resolveu sair da sua zona de conforto que precisa fazer tudo ao mesmo tempo, isso pode acabar sendo frustrante. Então, comece planejando seus próximos passos. Se deseja ser promovido, entenda o que pode ser benéfico para que isto aconteça. Peça conselhos ao seu gestor e seus colegas, eles podem te ajudar a enxergar novos horizontes. 

Entenda o seu perfil

Antes de uma grande mudança, você precisa se conhecer. Entenda suas características, pessoais e profissionais, e porque você está nesta posição. Faça uma análise da sua trajetória, dos passos que deu, como eles foram benéficos, ou não, para a carreira, o que você poderia ter feito melhor e o que precisa ser mudado para a mudança acontecer.

Uma das coisas fundamentais para dar um novo passo é ter coragem. Mudar dá medo e é preciso saber lidar com este sentimento. Nesta nova etapa, busque apoio de seu gestor, além de amigos e familiares. Ter com quem contar, pode ser muito benéfico para o resultado.

Capacite-se

Quando o assunto é carreira, tudo que é novo pode se tornar obsoleto em pouco tempo. Por isso, é imprescindível que você se mantenha atualizado na sua área. Para isso, você pode frequentar conferências, palestras, cursos livres e ingressar em uma pós-graduação. Dependendo da sua área, existem cursos de pós-graduação EAD que podem ser realizados em seis meses, ideal para quem quer mudanças rápidas.  

Faça networking

Caso você seja mais introspectivo ou só lide com as mesmas pessoas no seu dia a dia, comece a expandir seu círculo. Converse com pessoas de outras áreas, entenda o que elas fazem e se isso pode beneficiar a sua mudança. Outra coisa muito importante para ajudar no networking, é participar de eventos na sua área, assim você conhece outros profissionais e pontos de vistas sobre o mesmo assunto.

Desafie-se

Para sair da zona de conforto, é preciso encarar desafios. Eles podem partir de você ou da sua empresa. Crie metas que te deixem desconfortáveis e forcem a mudança. Outra coisa interessante, é trocar de lugar com alguns colegas por um tempo. Se a sua empresa for flexível, assuma posições que você nunca esteve, isso será ótimo. Inicie novas atividades também na vida pessoal, a transformação deve ser geral. 

Já pensou em fazer uma pós-graduação? Esse pode ser um bom motivo para sair da zona de conforto e movimentar sua vida profissional. Conheça nossos cursos.

Conheça nossas faculdades