Ir para o conteúdo
Você na Pós

A importância dos tutores nos cursos EAD

tutores

O ensino a distância, também conhecido como EAD, é uma realidade para milhões de estudantes brasileiros. A facilidade em poder estudar a qualquer hora e lugar é um dos principais atrativos. Mas o que pode deixar muitos intrigados, é a falta do contato com o professor. Engana-se quem pensa que estudar online é sinônimo de solidão, para tirar dúvidas e orientar o aluno, existem os tutores.

blog banner desconto em pós-graduação

O que é um tutor?

O tutor é um educador responsável por orientar os alunos e tirar possíveis dúvidas sobre o conteúdo exposto. Muitas vezes este contato é feito por meio do ambiente virtual de aprendizagem com mensagens e chat, dependendo do modelo da instituição. 

Este profissional é de extrema importância nos cursos EAD. Isso porque ele consegue ter a visão geral do desempenho dos alunos nos exercícios, de acordo com as dúvidas mais frequentes. Seu trabalho pode ajudar a instituição a saber se os cursos estão tendo a performance desejada.

Tutor x professor

Ao contrário de que muitos podem pensar o tutor não é necessariamente o professor do curso. Isso porque cada um está em um a ponta do processo de ensino. O professor é aquele responsável por montar a grade curricular, preparar as aulas e apresentá-las em casos de conteúdo de vídeo. Já o tutor é quem atende às dúvidas dos estudantes e orienta-os. Um tutor pode acompanhar mais de uma turma ao mesmo tempo, tudo depende da sua disponibilidade e familiaridade com os assuntos abordados. 

Mercado

Devido ao aumento das escolas de ensino à distância, consequentemente, a oferta de vagas no setor também cresceu. Para ser um tutor, é preciso ter o ensino superior completo, mas não obrigatoriamente ser professor. O ideal é que o candidato tenha didática para ensinar, facilidade em falar com o público e ter grande conhecimento sobre a área de atuação do curso em questão.

Agora que você já sabe como funciona a tutoria EAD, que tal dar um novo passo na sua carreira. Conheça nossos cursos de pós-graduação e matricule-se hoje mesmo. 

Conheça nossas faculdades