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Carreira em Pauta

Como se destacar no mercado de trabalho? 5 estratégias para seguir

5 estratégias para se destacar no mercado de trabalho?

Saber como se destacar no mercado de trabalho é essencial para conquistar o seu espaço e crescer na carreira, principalmente em um cenário em que há cada vez mais pessoas competindo pelas mesmas oportunidades. Diante disso, é importante seguir algumas estratégias que vão ajudar você a alcançar seus objetivos profissionais.

Agora, saiba como se destacar no mercado de trabalho

Confira cinco estratégias que devem ser adotadas para você crescer profissionalmente:

 

1 – Tenha um mapa de carreira

Construir um mapa é ideal para identificar quais os próximos caminhos que você deseja trilhar e realinhar rotas. Planejar sua carreira é importante para evoluir e alcançar seus objetivos e, com isso, ser o protagonista da sua vida profissional. Para isso, o primeiro passo é realizar uma autoavaliação para entender quais seus pontos fortes e fracos. 

Nesse processo, é necessário definir suas metas e o que fazer para alcançá-las. Vamos supor que seu desejo seja assumir uma determinada posição na empresa e que o cargo exija pós-graduação. Então, você já sabe que vai precisar se planejar para realizar o curso. Nesse sentido, você deve estabelecer prazos para alinhar suas expectativas com a realidade. 

A definição das metas do seu mapa é uma das formas de se destacar no mercado de trabalho. Isso porque você consegue definir os rumos que deseja seguir em sua trajetória e colocar as ações em prática, de forma que tudo caminhe para a construção de uma carreira de sucesso. E aqui vai uma dica: comemore cada conquista e não desista de ir atrás dos seus objetivos.

 

2 – Trabalhe a inteligência emocional

O crescimento profissional não está conectado somente com as habilidades técnicas. Portanto, é necessário desenvolver softs skills, que são as habilidades comportamentais. É o caso, por exemplo, da inteligência emocional, que nada mais é do que entender e avaliar seus sentimentos de forma racional e encontrar formas de lidar com eles. 

A pessoa que trabalha o desenvolvimento dessa habilidade consegue conter as emoções e tomar decisões melhores, sem agir emocionalmente diante de alguma situação de estresse ou ansiedade. Outro ponto é que, ao colocar a inteligência emocional em ação, conseguimos nos concentrar e ter mais foco nas atividades que são realizadas no dia a dia.

Existe, ainda, um outro pilar que deve ser praticado por quem deseja saber como se destacar profissionalmente. Aqui, falamos da empatia, que é “colocar-se no lugar de outra pessoa” e ter disposição para ouvir o que o outro tem a dizer. Isso ajuda a fortalecer, de forma genuína, não só o relacionamento interpessoal como também a capacidade de trabalhar em equipe. 

 

3 – Aposte na resiliência

A resiliência é definida como a capacidade de se recuperar com facilidade diante de alguma situação. Cada vez mais, o mundo corporativo exige a habilidade de encarar os problemas com mais positividade e focar em soluções com mais rapidez e com autocontrole das suas emoções.

Na prática, a habilidade torna a tomada de decisão mais rápida e, com isso, traz mais produtividade. De forma geral, uma pessoa resiliente consegue ser mais flexível, adaptável e crescer profissionalmente, uma vez que aprende com as adversidades e consegue realizar mudanças em si mesmo. 

 

4 – Faça networking

Ter uma boa rede de contatos para compartilhar experiências é um ótimo caminho para fazer networking. Mas, para que você construa boas relações, é importante investir no relacionamento com essas pessoas. No LinkedIn, por exemplo, você pode interagir com conteúdos relevantes, pessoas da sua área de atuação e enviar mensagens para quem desejar.

Além do mais, a rede social é o seu currículo online. Portanto, é fundamental manter o perfil atualizado, com todas as experiências profissionais. Lembre-se também de adicionar suas conquistas, certificados e o que mais for importante. Faça um bom resumo da sua trajetória e realize os testes de competência oferecidos.

Outra dica que vai fazer você se manter competitivo é ser uma pessoa ativa no LinkedIn. Para isso, vale escrever artigos sobre assuntos que você domina e, assim, compartilhar conhecimento com seus seguidores. Também é válido ficar de olho nos eventos divulgados na plataforma para garantir a participação e fazer novas conexões.

 

5 – Invista em uma pós-graduação

O estudo abre portas e, com a pós-graduação, você tem a oportunidade de se dedicar ao  desenvolvimento contínuo, com aprendizados que vão transformar a sua vida profissional. Hoje, muitas empresas exigem uma pós, o que acaba, em muitos casos, se tornando não mais um diferencial, mas uma obrigatoriedade para quem deseja ter acesso às melhores oportunidades.

O curso ainda permite que você se torne um especialista em sua área de atuação e desenvolva novas habilidades. Além de, claro, trazer um retorno financeiro. Para conhecer outras razões, leia este post que publicamos no blog com sete bons motivos para fazer a sua pós-graduação e impulsione já a sua carreira.  

Agora que você já viu como se destacar no mercado de trabalho, que tal conhecer a Pós-Graduação Anhanguera em Comunicação, Humanidades e Artes? A instituição é referência na área e oferece diversos cursos para você se especializar e conquistar novas oportunidades. 

 

Com a Pós-Graduação EAD em 6 meses da Anhanguera, você se torna especialista em apenas um semestre e nem precisa sair de casa, além de ter mais controle sobre o seu ritmo de estudo. Aproveite para conferir também os cursos do MBA Anhanguera com duração de 6 ou 10 meses e prepare-se para evoluir, cada vez mais, em sua carreira.

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