Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

A importância do networking para impulsionar sua carreira

networking

Entender a importância do networking como ferramenta para o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades é fundamental para o crescimento pessoal e profissional. A troca com outras pessoas auxilia, inclusive, na avaliação pessoal e permite que você chegue ao autoconhecimento e compreenda o que mais tem necessidade, seja nos estudos, na carreira ou em sua vida. 

Além do auxílio no desenvolvimento de habilidades, o networking também proporciona a ampliação de suas chances empregatícias por meio de uma rede de contatos. Por isso, o Portal Pós selecionou alguns pontos-chave para a criação efetiva dessa rede. Veja só!

A força do autoconhecimento

Parece até balela de autoajuda. No entanto, o autoconhecimento é tão importante quanto conhecer pessoas para formar sua rede de contatos. É preciso saber o que você está buscando antes de, efetivamente, acionar as pessoas que você conhece. Algumas perguntas só podem ser respondidas por você mesmo. Por isso, valem as questões:

  • O que me deixa feliz?
  • Em que preciso melhorar nas minhas habilidades?
  • O que eu espero do futuro?
  • Quais são meus projetos pessoais?
  • Quais são meus planos de carreira?
  • Como anda minha saúde mental?
  • O que eu desejo conquistar?

Ao responder essas questões, um bom caminho está traçado. Se conhecendo, você desenvolve também a capacidade de desenrolar assuntos afins dentro de um grupo ― seja ele de seu curso de pós-graduação ou MBA, do ambiente de trabalho e até mesmo com seus amigos, de forma mais natural e amigável.

Acesse ao nosso guia de carreira e confira outras dicas para alavancar sua vida profissional

As coisas mais importantes em sua vida

Além do autoconhecimento, outro fator imprescindível para começar uma boa rede de relacionamentos é selecionar, primeiramente para você, fatos importantes que marcaram sua vida. Isso vale algumas horas de pensamento. Afinal, trata-se do que realmente foi importante em sua vida, e mais: daquilo que você gostaria que ajudasse em sua descrição e apresentação dentro de um grupo. 

Estudar, por exemplo, pode estar entre essas conquistas e fatos importantes. Mesmo porque é bem possível que amigos incríveis, que se tornam parte fundamental de sua jornada, sejam encontrados em ambientes de estudo. Além disso, alcançar a oportunidade de continuar seus estudos em uma carreira que te satisfaz não tem preço! 

Dentro das boas práticas do networking

Chegamos ao ambiente profissional, onde a promoção do networking está diretamente ligada à cordialidade, educação, proatividade, entre outros fatores que complementam o desenvolvimento de suas habilidades técnicas. Além disso, se você já é ou busca ser um bom gestor de pessoas e ainda pratica a empatia entre todos, o alcance de suas ações não terão limites. 

Por isso, selecionamos pontos importantes para você pensar na promoção e construção de sua rede. Confira!

  • Mantenha-se em contato constante com as pessoas e não somente quando você precisa de algo;
  • Não trate todo mundo como se estivesse ao lado de seu melhor amigo. O ambiente de trabalho, muitas vezes, exige compostura, além de intimidade ser um fator conquistado e não imposto a ninguém;
  • Procure responder sempre que procurado ou questionado;
  • Promova eventos (ainda que virtualmente) para que pessoas se conheçam dentro de seu grupo e aumentem suas redes de contatos;
  • Se tiver algum problema pessoal com alguém, procure o departamento de Recursos Humanos para resolvê-lo;
  • Não tente fingir e muito menos mentir sobre suas habilidades para conquistar a confiança de alguém. Seja sempre sincero e saiba reconhecer quando você não sabe ou não entende.

Gostou das nossas dicas para manter seu networking ativo e eficiente? Conte para nós nos comentários e aproveite para achar o curso que tanto busca. Acesse o Portal Pós.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades