Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Plano de carreira: como sua vida profissional pode ser impulsionada

plano de carreira

Ter um bom plano de carreira definido pode trazer de presente o emprego e o futuro profissional que você tanto deseja. Tudo porque, de certa maneira, ao estruturá-lo e procurar meios de cumprir as metas que estabeleceu no plano, toda a preparação realizada, dentro de um desenho plausível, pode se tornar o rumo para seu sucesso profissional. 

Para tanto, de forma bem objetiva, o Portal Pós selecionou algumas práticas fundamentais para que seu futuro seja sempre melhor e compatível com a realidade. Confira!

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Reconhecer os seus erros e acertos

Parece fácil, mas reconhecer os próprios erros e acertos faz toda a diferença na construção de um plano de carreira eficiente. Por isso, elencar de forma objetiva tudo o que você possui de habilidades, bem como aquelas que pretende adquirir (seja por uma pós-graduação ou MBA) é essencial para sua estratégia de sucesso. 

O autoconhecimento faz parte desta jogada. Afinal, de nada adianta traçar objetivos irreais dentro daquilo que deseja, principalmente se esses estiverem em sua lista de erros ou de impossibilidades de cumprimento. Além disso, saber entender em qual momento da vida você está e aonde quer chegar fazem parte do processo do desenho do plano. Os itens de erros e acertos devem estar numerados de acordo com sua prioridade. 

Saia da zona confortável 

Pode ser por meio de um novo curso ou especialização, como pode também ser sobre uma mudança de carreira ou mesmo atendimento ao cliente dentro de seu local de trabalho: se permitir a sair da zona de conforto impulsiona o aprendizado de novas habilidades, bem como resolve itens primordiais como, por exemplo: a estafa, a mesmice ou mesmo o cansaço de fazer sempre tudo igual. 

Ao provocar-se você também pode acelerar a passos largos sua estabilidade em uma nova carreira, a partir da consideração de um novo momento. 

Entenda claramente seu objetivo 

Trata-se de uma reflexão profunda sobre possibilidades e desejos. Em complemento, quando há um objetivo definido e compreendido de forma positiva, a esperança o empurra a conquistar novas habilidades e também (quem sabe?) a novos ares. 

A ideia tem que estar estruturada a partir de prazos, conquistas já alcançadas, desejos de conquistas futuras, além do mapeamento justo e concreto, dentro daquilo que é possível para você. 

Prepare-se para o novo

Montar um plano de carreira também pode envolver frustração de dois lados: ao estruturar algo que você não conseguiu alcançar ou, ainda, chegar a objetivos que não sejam exatamente os que você imaginava. Além disso, alguns fatores que não estão sob seu controle podem prejudicar de alguma forma sua jornada. 

Por isso, entender o momento em que você está e não deixar a ansiedade tomar conta de tudo é tão importante. Dessa forma, com controle da situação, manter-se calmo e repensar alguns pontos talvez seja necessário. 

Gostou das nossas dicas? Aproveite e acesse o Portal Pós para conhecer mais possibilidades e inclua novos cursos em pós-graduação e MBA em seu plano de carreira. 

 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades