Ir para o conteúdo
Você na Pós

Você sabe a diferença entre MBA e pós?

diferença entre MBA e pós

A educação continuada pode ser o ganho que faltava para sua progressão no trabalho. Decidir que curso fazer ainda é, para muitos, motivo de confusão. Afinal, qual a diferença entre MBA e pós? Por que eu deveria investir, mesmo em momentos de contenção econômica em estudar? Um levantamento da Catho Educação, realizado no ano de 2019, aponta que, realizar uma pós-graduação, pode aumentar seu salário em até 50%. 

Para sanar as dúvidas, o Portal Pós selecionou e respondeu as principais questões relacionadas ao assunto. Está tudo explicado logo abaixo. Confira e veja o que se encaixa melhor em sua profissão e de que forma algum tipo de continuidade nos estudos pode ajudá-lo na tão sonhada promoção. 

Diferença entre MBA e pós-graduação

Primeiramente, é importante saber quais são seus objetivos profissionais e pessoais diante da continuidade de seus estudos. O MBA é uma pós-graduação lato sensu, com foco em gestão, negócios e corporações. Logo, é mais buscado e indicado a quem deseja se preparar para ser gestor, líder, coordenador, entre outros cargos, por ensinar ao aluno quesitos necessários às disciplinas que envolvam gestão. 

A pós-graduação, geralmente, conta com alunos mais técnicos, que procuram complementar seus conhecimentos em determinadas áreas. Para escolher o que se adequa melhor aos seus anseios e pretensões, você precisa avaliar algumas perguntas e respostas:

 

  • Qual é o seu objetivo ?

 

Se você deseja entrar no mercado de trabalho, mudar sua área de atuação ou ainda especializar-se no que faz, você pode procurar um curso de pós-graduação que se encaixe em seu momento profissional. É importante avaliar sempre na diferença entre MBA e pós, também se sua pretensão está em seguir no mercado acadêmico ou o crescimento dentro da empresa em que trabalha. 

 

  • Quer mudar sua área de atuação?

 

Para mudar sua área de atuação você pode fazer uma pós-graduação, um curso de especialização ou ainda um MBA. Se sua vontade é ter um cargo de gestão, o MBA é mais indicado. 

 

  • Em qual momento sua carreira está?

 

Uma pós-graduação pode ser mais indicado para quem deseja ascender na profissão. Além disso, existem possibilidades diversas de completar seu curso rapidamente, em seis ou dez meses.

Todo MBA é uma pós, mas nem toda pós é um MBA

Os cursos de pós-graduação são classificados como todos aqueles que podem ser realizados após a conclusão da graduação. Há dois tipos: os stricto sensu: mestrado, doutorado e o pós-doutorado,  e os lato sensu, que compreendem a especialização, a pós-graduação e o MBA.

O que é MBA

O curso de Master Business Administration (MBA), em tradução literal do inglês, significa Mestre em Negócios e Administração. Refere-se a uma especialização focada em negócios e mercado.

O que é pós-graduação

A pós-graduação lato sensu ou especialização, refere-se a um aprofundamento em determinada área. Geralmente, é indicado para os profissionais que buscam por diferenciar-se no mercado em que atuam.

E você, ainda está em dúvida sobre qual curso fazer? Agora que sabe a diferença entre MBA e pós, acesse o Portal Pós e conheça diversas opções! 

Conheça nossas faculdades