Ir para o conteúdo
Você na Pós

Currículo Lattes: como preencher o seu

currículo lattes

Para facilitar o processo de documentação acadêmica, o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), lançou, em 1999, o currículo Lattes. Anteriormente a esse processo, os dados de docentes, discentes, pesquisadores, especialistas e profissionais da academia eram armazenados em papel, causando morosidade ao processo de conferência de certificados, por exemplo.

A plataforma online de preenchimento foi criada com o objetivo de integrar em uma única base dados relevantes sobre esses profissionais. O CNPq, inclusive, usa essa base para conceder bolsas para pesquisadores, principalmente para os cursos que envolvam mestrado ou doutorado.

Veja  como o Lattes pode te ajudar profissionalmente

Não somente os docentes, pesquisadores e discentes em geral dependem da plataforma para conquistar um bom emprego. O Lattes também funciona para quem pretende crescer academicamente, por meio da realização de cursos que complementam o saber profissional.

Preencher seu currículo Lattes sem erros ortográficos, com detalhes relevantes à sua profissão, é extremamente importante. Por isso, o Portal Pós separou alguns passos úteis para manter seu Lattes em ordem. Confira!

Cadastro inicial

O cadastro inicial deve conter seus dados principais. Para começá-lo, acesse a plataforma, crie uma senha e preencha nacionalidade e e-mail. A página seguinte pede que uma foto seja inserida e seus dados pessoais completados. Preocupe-se com a foto: nada de colocar uma selfie ou tampouco algo que remeta a um momento de descontração entre amigos. A foto deve ter alguma formalidade. Informe seus pontos de contato pessoais e profissionais.

Formação acadêmica

Uma das principais etapas do preenchimento de seu Lattes está aqui: sua formação acadêmica. Desta forma, complete as informações com nome da instituição, curso – com início e conclusão. Se possuir pós-graduação, MBA, mestrado ou doutorado, será necessário inserir os comprovantes e, para os dois últimos casos, o título da dissertação (ou tese) e nome do orientador.

Atuação profissional

Insira todas as informações possíveis sobre sua área de atuação profissional. Lembre-se de que, mesmo tendo a necessidade de referências completas, o currículo Lattes não deve ser floreado. Quanto mais objetivo e direto ao ponto as informações estiverem listadas, melhor. No entanto, vale gastar o vocabulário para o preenchimento que chame a atenção de recrutadores da área acadêmica.

Cursos complementares

Suas habilidades em relação à procura por algo na área também deve ser relatada. Assim, se você planeja ingressar em cursos complementares, não hesite em primeiramente fazer sua matrícula para, depois, inserir tais informações. Não adianta colocar seus planos. O Lattes trabalha a favor do que já está em andamento e, provavelmente, isso será checado pelas instituições que o avaliarem.

Confirmação dos dados

O último passo para o preenchimento correto de seu Lattes é a confirmação dos dados cadastrados. Confira um a um e fique atento a cada informação inserida. Após a finalização do cadastramento, com o “enviar ao CNPq”, o currículo entra no banco de dados da instituição em até 24 horas.

Mantenha-o atualizado

Manter seu currículo Lattes atualizado é fundamental. Logo após o cadastro no banco de dados, coloque suas informações complementares, com todos os certificados que possuir. Além disso, palestras, congressos, grupos de pesquisa, artigos e cursos de extensão, sempre que realizados, devem ser inseridos no documento.

Basta clicar em “atualizar currículo”, inserir seu CPF ou e-mail e senha salvos e acessar o conteúdo. O sistema é intuitivo e amigável, dotado de ícones que facilitam a edição que o usuário desejar. Para que nada fique de fora, a cada inserção de certificado ou informação, não se esqueça de atualizar também o texto inicial (sobre mim). Esse item pode ser editado na opção “dados gerais”, seguido de “texto inicial” do currículo.

E você, já preparou seu currículo Lattes para ingressar no mundo acadêmico? Deixe seu comentário abaixo!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades