Ir para o conteúdo
Curiosidades

6 perfis que compartilham conhecimento com seus seguidores

conhecimento

É fato que hoje existem influenciadores de nichos diversos, em todos os lugares do mundo, querendo compartilhar conteúdo com seus seguidores. Mas, entre todos eles, quem realmente tem algo a dizer? Quais deles têm perfis nas redes sociais que ajudam seus seguidores a construírem conhecimento?

Neste artigo, selecionamos seis perfis de áreas diferentes – finanças, filosofia, transformação social e ativismo – mas que têm em comum a capacidade de formar uma comunidade em torno dos assuntos que dominam.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Conheça 6 perfis que compartilham conhecimento para seguir

1 – Nath Finanças

Nathália Rodrigues, mais conhecida como Nath Finanças, é uma administradora, empresária e criadora de conteúdo sobre educação financeira. Em 2017, enquanto era estudante de administração e trabalhava em um comércio de calçados fazendo cartões da loja, percebeu que muitas pessoas estavam endividadas ou com o nome inscrito no Serasa. 

Isso fez com que ela pesquisasse e passasse a dar dicas de economia para as pessoas.A partir daí, começou a fazer cursos sobre finanças pessoais e investimentos, quando decidiu criar o seu canal no Youtube. Desde o início o objetivo é ajudar pessoas de baixa renda. Hoje, além de manter o canal, ela também compartilha conhecimento sobre investimentos, imposto de renda, transações bancárias, gastos pessoais, entre outros em seu perfil no Instagram. 

2 – Nathalia Arcuri

Já conheceu alguém que criou um plano financeiro aos 8 anos de idade? Bem, foi isso que a especialista em finanças, apresentadora e dona do canal do Youtube Me Poupe!, fez.Desde criança, Nathalia já sabia que guardar dinheiro e gastar com cautela era a única forma de conseguir alcançar alguns de seus objetivos. E funcionou tão bem que aos 25 anos ela já tinha apartamento e carro em seu nome.

Por ser uma referência para familiares e amigos na forma como lidava com o dinheiro, começou a ajudar as pessoas a se organizarem financeiramente e decidiu se especializar em economia. Em 2015, criou o Me Poupe! com uma proposta de desconstruir o universo das finanças, usando uma linguagem simples e divertida.

Leia também: 5 canais de finanças para você acompanhar no YouTube

3 – Djamila Ribeiro

Sempre levantando pautas relevantes como as questões raciais e o feminismo, a filósofa e escritora Djamila Ribeiro é conhecida principalmente na internet pelo seu ativismo. Se hoje ela compartilha conhecimento sobre o racismo estrutural com as pessoas que a acompanham na TV, internet e nas redes sociais, é porque desde criança ela já vivia em um ambiente de discussões sobre esse tema. Seu pai também era militante do movimento negro.

Djamila já lançou três livros:

  1. O que é lugar de fala?
  2. Quem tem medo do feminismo negro?
  3. Pequeno manual antirracista

Este último foi vencedor do prêmio Jabuti na categoria Ciências Humanas. Hoje, Djamila é colunista do jornal Folha de São Paulo e da revista Elle. Em seu perfil do Instagram, você também pode acompanhar o trabalho e as discussões levantadas por ela.

4 – Leandro Karnal 

É provável que você já conheça Leandro Karnal. Afinal, ele é considerado um dos pensadores mais populares do Brasil. Historiador, professor e palestrante, Karnal também faz vídeos para o YouTube no seu canal, “Prazer, Karnal”, em que fala sobre assuntos diversos como sociedade, carreira, religião, felicidade, entre outros.

Além dessa rede, você pode acompanhar algumas reflexões dele no Twitter e Instagram, especialmente se você gosta de receber boas dicas de arte e literatura. Aliás, falando sobre livros, Karnal já lançou mais de 20. Entre eles, os sucessos:

  • O dilema do porco espinho
  • O que aprendi com Hamlet
  • Conversas com um jovem professor

Ao lado de Mario Sérgio Cortella e Luiz Pondé, Leandro Karnal faz parte do grupo que algumas pessoas consideram “filósofos pop”. Afinal, ele é um dos que estimulam o pensamento crítico de forma acessível e sem utilizar linguagem acadêmica.

5 – Edu Lyra

Dá para imaginar quanta coisa incrível um jovem que cresceu em uma favela de Guarulhos, na Grande São Paulo, e um dia foi escolhido como um dos mais influentes abaixo dos 30 anos pela Forbes pode compartilhar? Claro que tudo isso não aconteceu da noite para o dia. Edu Lyra é fundador e CEO do Instituto Gerando Falcões, uma organização social sem fins lucrativos, criada em 2013.

A ideia surgiu depois de lançar o livro “Jovens Falcões”, que ele divulgou através de palestras em escolas públicas. Hoje, atende crianças e adolescentes da favela e da periferia, através da promoção do esporte e da cultura e qualificação profissional. Você pode acompanhar as diversas atividades, palestras e todo o conteúdo relacionado a ações sociais em seu perfil do Instagram. 

6 –  Guilherme Benchimol

Considerado uma das 50 pessoas mais influentes do mundo pela Bloomberg em 2018, Ricardo Benchimol é um case de empreendedorismo que deu muito certo. Formado em economia e com experiência no mercado financeiro, Guilherme fundou a XP Investimentos ao lado de Marcel Maisonnave, em 2001. 

No início, seria uma empresa da área de educação financeira, mas logo se destacou no mercado, passou a incorporar outros negócios e receber investimentos de gigantes como o Itaú. Se você busca um perfil no Instagram para ficar atualizado em empreendedorismo e mercado financeiro, acompanhe o Guilherme Benchimol e receberá bons insights.

Viu só quantos perfis estão no YouTube e no Instagram produzindo conteúdo relevante, compartilhando conhecimento e boas experiências? Agora, é só começar a seguir e aprender muita coisa com eles. E sabe onde você também pode aprender muito e mudar a sua carreira? Na Unime! Faça uma Pós-Graduação EAD e obtenha seu certificado em 6 ou 10 meses. Inscreva-se na pós-graduação Unime e comece a transformar a sua carreira hoje mesmo!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades