Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Qual é o curso de pós-graduação ideal para a minha carreira?

mulher com desenho de lâmpadas na cabeça para ilustrar texto de pós-graduação

Decidir qual o curso de pós-graduação fazer é o primeiro passo para garantir um futuro mais produtivo – e uma melhor remuneração – na sua vida profissional. Mas, antes de sair por aí fazendo a inscrição em qualquer curso que pareça te atender, confira o nosso passo a passo de como escolher o curso ideal para a sua carreira.

Como escolher o curso de pós-graduação?

Sonde o seu mercado profissional

Caso você tenha passado muito tempo sem fazer uma especialização ou mesmo de cursar alguma extensão, está na hora de sondar a área de atuação que você escolheu. O LinkedIn é uma ótima ferramenta para você conseguir ter uma maior visibilidade das novidades no seu setor, quais são as ações que se repetem nos perfis, os profissionais mais procurados pelos recrutadores e as competências exigidas por eles, matérias interessantes que são compartilhadas na rede com intuito informativo e conexões que possam ser criadas.  Tudo isso será fundamental para que você obtenha um panorama bem diverso do que está em alta e o que já está saturado no mercado.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Abrangência ou concorrência?

Uma questão presente em qualquer área do mercado profissional é: melhor se especializar em nichos específicos e ser um dos poucos que oferecem esse serviço ou focar no curso da vez para garantir uma vaga, mas sabendo que as oportunidades de conseguir o trabalho diminui devido ao grande número de pessoas que já possuem essa experiência? Essa questão vai do momento profissional de cada um.

No caso de você já estar empregado e exercendo a mesma função durante um tempo, sem ter em vista uma chance de promoção, é interessante buscar ser único e oferecer novos projetos ou uma forma diferenciada de resolver os problemas do dia a dia com um novo olhar, sendo capaz de otimizar as atividades e encurtar os processos.

Pesquise, pesquise e pesquise!

Você conhece todas as subcategorias presentes na sua área profissional? Ao longo dos anos, vários cursos de pós-graduação são formados por profissionais renomados para setores mais específicos e modernos, principalmente aqueles que estão alinhados às novas tecnologias, característica cada vez mais requisitada pelas grandes empresas. Por isso, não se limite ao mundo do seu ambiente de trabalho e comece a dar uma olhada nos navegadores e redes sociais sobre as novidades, você pode se surpreender.

banner sobre consultoria de carreiras

Networking é a chave

Você sabe em que o seu colega de trabalho é formado e se ele tem alguma especialização para pesar no currículo? Converse com as pessoas que estão na mesma área que você e veja se o cargo que elas ocupam hoje tem relevância para você. Não adianta fazer um curso em gestão de negócios, mas não admirar o gestor da sua empresa ou não ter o sonho de ocupar o cargo dele algum dia.

Leia também: 3 dicas poderosas para fazer networking em cursos EAD

Você também pode procurar por antigos docentes que participaram da sua formação acadêmica no passado para pedir orientações sobre os melhores caminhos a se tomar nesse momento e até mesmo perguntar sobre uma possível indicação, já que muitos professores universitários possuem um trabalho fora da grade de aula ou mantém contato com alunos formados que já trilham seu caminho nas empresas.

Dê uma olhada nas grades de aula

O nome de um curso de especialização pode ser extremamente curioso e atrativo, mas antes de se inscrever tenha a certeza de que o conteúdo que será passado está alinhado com o seu objetivo. Se necessário, entre em contato com a secretaria acadêmica do curso e tire todas as suas dúvidas.

Você pode até pedir o contato de e-mail dos professores responsáveis por cada matéria e elaborar algumas perguntas que deseja fazer antes de se matricular. Dessa forma, você também pode se apresentar, explicar um pouco sobre o momento atual da sua vida profissional e entender com ele se o curso irá atender a todas as suas necessidades.

Material de apoio

A internet está repleta de artigos científicos, livros e pequenos textos explicativos de todos os tipos de assunto que você possa imaginar. Pesquise em revistas semanais e até mesmo em grandes livrarias, para conferir os livros da sua área e dar uma olhadinha na abordagem dos autores.

No fim, é importante ler o máximo possível de materiais de apoio que possam te dar um norte para o caminho que você deseja seguir. Com essas dúvidas todas sanadas, fica mais fácil ser assertivo em qual caminho você deseja seguir.

Agora que você seguiu o nosso passo a passo para identificar qual a melhor especialização para dar aquela alavancada na sua carreira, está na hora de colocar a mão na massa! Até 21/06/2021, você garante até 60% de bolsa em cursos de pós-graduação online. Conte com a pós-graduação Anhanguera para trilhar um novo caminho na sua vida profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades