Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

O tempo do aprendizado

mulher lendo para ilustrar texto que fala sobre o tempo do aprendizado

Em tempo. Dá tempo. Ao final de algum tempo. Passou o tempo. O tempo sempre fez parte do nosso aprendizado. Com ele conseguimos obter consciência de fatos que permitem a compreensão das ações, acelera o crescimento e amplia a nossa sabedoria.

Sempre vinculado a algum acontecimento que permeia a vida, é o cumprimento do tempo que serve de guia na área acadêmica. Por exemplo, para iniciar uma especialização, faz-se necessário cumprir etapas de tempo (geralmente em anos) para a Educação Infantil, Educação Fundamental, Educação Ensino Médio e Ensino Superior e só a partir disso, ingressar na Pós-Graduação.

Quando iniciamos nos primeiros tempos qualquer uma das etapas de Ensino, e sendo bem aproveitado o tempo, nossa mente fica recheada de conhecimento que nos permitem experiências cada vez mais ricas de como lidar com o cotidiano, e superar adversidades.

blog banner desconto em pós-graduação

O tempo nos faz crer que é possível ultrapassar todas as dificuldades, pois a partir de certo momento elas perdem a dimensão. É ele que serve de guia, e nos faz ver claramente as diferenças entre os espaços temporais.

Não sendo medido apenas em número, o tempo tem a relatividade dos nossos sentimentos e das nossas emoções. O poder do tempo é fascinante. Ele nos permite melhorar as avaliações que temos de nós mesmos e dos que estão ao nosso redor.

Na Educação Infantil é tempo de despertar o sentido de sociedade, a convivência com os coleguinhas e a introdução às primeiras letrinhas. O desabrochar para um mundo onde a leitura e a fantasia nos permite crescer.

Na Educação Fundamental é tempo de desvendar mistérios através da leitura (agora com ênfase nas regras gramaticais), desvendar fórmulas matemáticas, situar-se na geografia do nosso planeta, conhecer o tempo passado através da história e ter ciência do corpo humano e dos demais reinos.

No Ensino Médio é tempo de descobrir as emoções afloradas junto com os hormônios, aprofundar-se na literatura, na matemática, na física, na química e conciliar o tempo com a preparação para o início da vida adulta e a Universidade que se deseja ingressar.

No Ensino Superior vemos claramente que com o passar do tempo, nossa mente se ampliar para captar mais informações (agora à nível profissional). A Instituição de Ensino por meios de práticas pedagógicas trabalha incessantemente para que o processo de aquisição do conhecimento seja de forma gradual e constante. Sempre se renovando a cada semestre.

Na Pós-Graduação, o tempo tem sua valia nas qualificações adquiridas junto à equipe da docência, que já tem vivência em sua área e transmite ao aluno as especificidades de cada módulo, suas nuances e a melhor foram de aprender usando o conhecimento anteriormente adquirido.

A Pós-Graduação é um meio de aproveitar o tempo se aperfeiçoando. A cada etapa o intelecto torna-se mais rico. E tempo é dinheiro. Tudo é uma questão de tempo. Tempo de aprender. Tempo de viver. Tempo de aproveitar. Tempo que não para. Tempo de transformar.

Em tempo… sempre é o momento de começar, continuar ou concluir. Começar uma pós-graduação ou continuar a que já está em andamento, ou até mesmo, concluir a que já está no final do tempo exigido.

Dá tempo… de se organizar e buscar novas experiências, viver novas aventuras, adquirir novos conhecimentos, mostrar o aprendizado para enfrentar e vencer os desafios.

Ao final de algum tempo… os conhecimentos adquiridos e as experiências vividas são impressões que marcam nosso jeito de ser e refletem a importância do nosso papel para tornar as convivências harmoniosas e o mundo cada vez melhor.

Passou o tempo… É nesse momento que a percepção de aproveitamento é comparável ao conhecimento absorvido durante as etapas preparatórias da nossa vida e a capacidade de mensurar o antes e o depois, de como lidamos com as adversidades e as alegrias de viver.

Em tempo… Tudo passa.

Autor: Milene Claudia Costa

Pós-Graduada em Gestão e Auditoria Pública, Pós-Graduanda em MBA Empresarial e Graduada em Administração. Atualmente, Chefe da divisão de compras da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa/PB.

Conheça nossas faculdades