Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

O que é coaching e como pode te ajudar na carreira?

mulheres em reunião para ilustrar artigo sobre o que é coaching

Você está se sentindo insatisfeito com o seu cargo ou emprego atual? Já se candidatou a vários empregos e não obteve sucesso ou quer mudar de área? Se você disse sim para alguma destas perguntas, talvez você precise saber o que é coaching e como esse processo pode ajudar a sua vida profissional.

Quer tirar todas estas dúvidas e entender como o coach pode te auxiliar na sua jornada rumo à evolução? Então, leia este artigo que preparamos para você.

O que é coaching?

Assim como muita gente, você já pode ter se perguntado o que significa coach e qual a diferença entre coach e coaching. Então, vamos esclarecer. Coaching é um processo que tem como objetivo melhorar a performance ou alguns aspectos da vida de uma pessoa no “aqui e agora”, ao invés de deixar essa meta para o futuro.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O coach é o profissional facilitador desse processo de aprendizagem que pode te ajudar a alcançar um melhor desempenho e estabelecer uma relação de confiança com ele. Ele pode te ajudar a criar conscientização e responsabilidade para que você libere o seu potencial através do aumento da perspectiva e da melhoria do foco e da atenção.

Qual é o processo de coaching?

Embora possa mudar de um coach para outro, um processo comum de coaching geralmente começa com uma entrevista que pode ser pessoal ou online. Esse momento tem como objetivo avaliar as oportunidades e os desafios atuais, definir o escopo da relação e identificar as prioridades e desejos do cliente.

As sessões seguintes também podem ser feitas a distância ou presencialmente, com horário marcado. Entre estes compromissos, a pessoa pode receber tarefas que a ajudarão a alcançar seus objetivos.  

Quanto tempo dura o processo de coaching?

A duração do processo de coaching depende muito das necessidades da pessoa ou do grupo de pessoas. Alguns mais focados em alguns aspectos específicos da vida da pessoa podem durar de 3 a 6 meses, por exemplo.

Leia também: Transição de carreira: 5 erros que você não deve cometer

O que vai determinar o tempo são fatores como: tipos de objetivo, forma como a pessoa gosta de trabalhar, frequência dos encontros e também os recursos financeiros que o cliente tem para investir no processo.

O que é e para que serve o coach de carreira?

Para quem busca o processo de coaching para alavancar a carreira, existem profissionais focados em identificar os melhores aspectos da sua experiência e te ajudar a direcioná-los para os recrutadores da forma mais atrativa possível.

Eles te ajudarão a alcançar os seus objetivos através de algumas ações, como:

  • Análise e elaboração de currículos;
  • Planejamento de carreira;
  • Técnicas de motivação;
  • Construção de networking.

Quando contratar um coach de carreira

Ao contrário do que muita gente possa pensar, a contratação de um coach não precisa acontecer apenas naqueles períodos em que você não consegue um emprego mesmo depois de várias tentativas. Embora essa seja uma boa hora de procurar esse serviço, ele também pode te ajudar com muitos outros aspectos da carreira.

Profissionais que querem começar do zero depois de descobrirem uma nova paixão, que queiram fazer transição de carreira ou retornar ao mercado depois de uma longa pausa podem contar com um coach para auxiliar nesse processo. Até mesmo para quem está pensando em sair do emprego pode buscar a orientação de um coach. O importante é não esperar até que o momento de desespero chegue.

Fazer um cursos de especialização também pode ajudar

Paralelo ao processo de coaching, fazer uma especialização como pós-graduação e MBA na sua área ou em uma nova pode ajudar a sua carreira a seguir no rumo desejado. Você já parou para pensar como esse curso pode impactar a sua vida profissional? 

A graduação já deixou de ser um diferencial na hora de conquistar melhores posições no mercado de trabalho. Cerca de 21% dos brasileiros já possuem essa formação.

Quando olhamos para a especialização, o cenário é bem diferente. Apenas 0,8% das pessoas com idade entre 25 e 64 anos têm o certificado de pós-graduação, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ou seja, esse é um diferencial que os recrutadores valorizam muito.

Agora que você já sabe o que é coaching e como o seu futuro profissional pode mudar quando você busca especialização, que tal dar o próximo passo para que a sua carreira evolua? Faça o seu MBA ou a sua pós-graduação EAD em 6 meses na Unopar e estude em uma universidade que te dá acesso à tutoria, materiais didáticos exclusivos, cursos livres gratuitos e muitas outras vantagens. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades