Ir para o conteúdo
Você na Pós

Quais são os tipos de pós-graduação?

Seguir estudando depois de concluir a graduação é de extrema importância, pois assim é possível conquistar mais oportunidades profissionais e construir uma carreira de sucesso. Para isso, existem diversos tipos de pós-graduação, como especialização, MBA, mestrado e doutorado. 

É importante entender quais os tipos de cursos e conseguir saber qual é a melhor opção para o seu crescimento profissional. Entenda a principal diferença entre os tipos de pós-graduação e saiba quais são as categorias de cada uma.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Diferença entre os tipos de pós-graduação

Existem dois tipos de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu. A principal diferença entre elas é sobre o segmento de atuação profissional após a conclusão do curso. Isso acontece porque a pós-graduação stricto sensu tem um foco maior em tornar os profissionais mais qualificados para o mundo acadêmico, já a pós-graduação lato sensu prepara para o mercado de trabalho. O mestrado e doutorado são considerados cursos stricto sensu, e os MBAs e especializações são lato sensu.

Pós-graduação stricto sensu

O termo stricto sensu vem do latim e significa “sentido restrito” ou “sentido limitado” e refere-se ao conhecimento restrito a poucas pessoas. Esse tipo de pós-graduação exige muito estudo e preparação para conquistar o direito de serem chamados de mestres ou doutores. Existe um processo seletivo rigoroso e é necessário atingir algumas exigências descritas no edital para conseguir realizar o mestrado ou doutorado. No final do curso, o aluno recebe um diploma e pode atuar na pesquisa ou docência. 

Saiba mais sobre as três categorias desse tipo de pós-graduação: mestrado, mestrado profissional e doutorado.

Mestrado

O mestrado tem duração média de dois anos e exige do aluno a apresentação de uma tese para concluir o curso. Com o diploma e o título de mestre, o profissional pode atuar como pesquisador ou professor no ensino superior.

Mestrado profissional

Enquanto o mestrado citado acima tem o intuito de preparar um pesquisador ou professor, o mestrado profissional tem o objetivo de ensinar técnicas para melhorar o desempenho do mestrando no mercado de trabalho.

Doutorado

O doutorado exige do aluno uma pesquisa com maior profundidade do que a dissertação do mestrado. Para conquistar o diploma e ter o título de doutor, é preciso elaborar uma tese com um ponto de vista ou teoria inédita. Da mesma forma que o mestrado, o doutorado capacita o profissional para atuar como pesquisador ou professor universitário.

Pós-graduação lato sensu

Enquanto a stricto sensu é sobre conhecimento restrito, a lato sensu tem significado de “sentido amplo” e os cursos, além das diversas opções, têm menor duração. Essa pós-graduação também não tem um processo seletivo, ao contrário da stricto sensu, e por isso mais pessoas conseguem fazer. Os cursos têm duração mínima de 360 horas e, ao invés de um diploma, os alunos recebem um certificado de conclusão, e tem como objetivo aprimorar os conhecimentos profissionais em uma área específica. 

Especialização

Esses cursos são excelentes para profissionais que querem atualizar os conhecimentos e aperfeiçoar suas habilidades em uma área específica. Ter um certificado de especialista dá um destaque no currículo e ajuda que profissionais consigam cargos melhores. Outro ponto positivo é que a especialização é uma boa escolha para os profissionais que pensam em mudar de carreira porque não é necessário o curso de especialização ter relação com a formação superior.

MBA

O MBA é sobre a especialização na área gerencial ou administrativa, ou seja, é uma pós-graduação ideal para empreendedores ou profissionais que atuam no mundo corporativo e buscam ocupar cargos de liderança em uma empresa.

Modalidades de ensino da pós-graduação

Além dos tipos de cursos para pós-graduação, existem dois meios para cursar. São eles:

Aula presencial:

Como o próprio nome já diz, as aulas são ministradas presencialmente e o aluno precisa comparecer para assistir às aulas, fazer provas e realizar as diversas atividades relacionadas ao curso. É indicado para quem tem tempo livre e deseja aproveitar os espaços físicos da instituição. Vale ressaltar que em relação ao conteúdo não tem nenhuma diferença das outras modalidades.

Ensino a distância (EAD):

O ensino a distância tem se desenvolvido cada vez mais, principalmente quando falamos sobre flexibilidade. Quem já está no mercado de trabalho e opta por cursar uma pós-graduação vai precisar equilibrar a rotina de trabalho com estudos. A possibilidade de flexibilizar o horário do curso com outras obrigações é um dos principais atrativos dos cursos EAD.

Não deixe de investir no futuro da sua carreira e busque por cursos que te ajudem a se destacar na vida profissional. Confira as opções disponíveis no Portal Pós

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades