Ir para o conteúdo
Você na Pós

Por que é importante estudar? 4 motivos para ter esse hábito

homem sorrindo olhando para o notebook para ilustrar texto sobre por que é importante estudar

Em um mercado extremamente competitivo, é preciso buscar o aperfeiçoamento profissional. Mas por que é importante estudar? A resposta é bem simples: fazer um curso, como uma pós-graduação, é uma maneira de buscar mais conhecimento na área que você atua. Isso significa que é necessário focar no estudo para conseguir ter acesso às melhores oportunidades.

Dessa maneira, a capacitação profissional não deve ser vista como mais um item para incluir no currículo e, sim, como uma etapa essencial para as pessoas que desejam não só ingressar, mas ter destaque na realidade atual do mercado de trabalho. 

banner-estuda-week

Por que é importante estudar?

O exercício de aprendizado constante, por meio de hábitos de estudo, buscando sempre aprender é um estimulador para a mente humana. Diversas pesquisas mostram que estudar pode aumentar a capacidade da memória, ativar o poder de concentração e, com o hábito, aumentar a capacidade de aprendizado. 

Além disso, fazer um curso superior ou especialização pode proporcionar um aumento no salário. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o aumento da renda do brasileiro está diretamente ligado ao nível de escolaridade. Isso significa que as empresas valorizam o estudo e, consequentemente, sua continuidade.

Além do conhecimento técnico e da vivência profissional, estudar é uma oportunidade de trocar experiências e aprendizados com diferentes pessoas e ainda proporciona pensamento crítico, permitindo criar reflexões a respeito de si e da realidade para fazer escolhas que aumentem as possibilidades de se satisfazer pessoal e profissionalmente.

4 motivos para criar o hábito de estudar

Quer descobrir por que é importante estudar? Nós te explicamos em 4 motivos bem fáceis de entender; confira abaixo:

1 – Paixão pelo o que faz

O estudo é uma maneira de realizar um sonho. Isso porque é estudando que você consegue adquirir conhecimentos mais específicos sobre aquilo que você quer. Por exemplo: se você sonha em trabalhar com educação inclusiva, uma boa ideia é fazer uma especialização na área para adquirir conhecimentos e habilidades para trabalhar com grupos especiais, como crianças com síndrome de Down, autistas, entre outros. 

2 – Meio para buscar sucesso

Ter anseio pelo crescimento profissional é outro motivo para buscar os estudos. Afinal, com o conhecimento você será capaz de evidenciar todo o seu potencial e explorar onde suas habilidades podem ser essenciais naquela área que deseja atuar. 

3 – Crescimento pessoal

Estudar também é ganhar um impulso para chegar aonde deseja. Além de ser uma forma de melhorar habilidades e aprofundar conhecimentos técnicos, você também consegue conhecer mais sobre si mesmo. Como consequência, fica mais fácil enfrentar desafios, tanto profissionais quanto pessoais, com mais leveza e segurança. 

4 – Reconhecimento na área

É através de cursos de especialização que se conquista o título de especialista em determinada área ou assunto. Sabendo que as empresas buscam cada vez mais profissionais capacitados, que dominam os assuntos que acessam no dia a dia, o conhecimento também tem a ver com receber reconhecimento dos superiores.

Como criar vontade de estudar?

Ter bons hábitos de estudo pode fazer toda a diferença nessa jornada profissional. Desta maneira, é essencial saber como criar vontade de estudar e organizar uma rotina que contemple um tempo específico para aprofundar conhecimentos. 

De acordo com especialistas, a forma mais eficaz de criar vontade de estudar é elaborando uma rotina de recompensa. Isso significa que ter um prêmio, seja físico, mental ou emocional, ajuda o cérebro a entender que aquela atividade garante a ele algo positivo – e, por isso, deve ser executada constantemente.

Assim, quando uma pessoa passa a implementar uma rotina de estudos no dia a dia e inclui uma recompensa, o cérebro começa a identificar que aquela ação deve ocorrer de maneira automática, pois isso torna a vida daquela pessoa mais produtiva ou saudável, tornando-se um hábito. 

Não esqueça que ter um ambiente de estudo confortável, silencioso e sem distrações é outro passo determinante para aumentar o rendimento. Mantenha a mesa somente com o material que será estudado naquele determinado dia para ter mais foco e opte por escrever o conteúdo, de preferência à mão. Esse hábito é essencial para fixar o que você aprendeu e ajuda a aprimorar sua capacidade de articulação com as palavras. 

Além desse, existem outros benefícios ganhos a partir da inclusão dos estudos no cotidiano. Eles vão desde ter mais organização com horários, fazendo uma melhor gestão de tempo, até adquirir um vocabulário mais amplo através da leitura, o que aumenta a capacidade de reconhecer erros e falhas de todos os tipos, no âmbito pessoal e profissional, bem como seus pontos fortes e pontos fracos e a capacidade de fazer escolhas mais assertiva, principalmente por reconhecer melhor suas próprias necessidades. 

Agora que você já sabe qual a importância de estudar, confira alguns dos benefícios de estudar a distância com a pós-graduação Unopar:

✔ Acesso a um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com todas as funcionalidades que você precisa para ter uma experiência completa, exclusiva, tecnológica e interativa;

Tutoria, com profissional com experiência de mercado e na área de conhecimento do curso escolhido, para orientar, tirar dúvidas, indicar materiais, criar discussões nos fóruns e acompanhá-lo em toda a jornada acadêmica;

Certificação digital em 24 horas úteis após a conclusão da pós-graduação. O documento é reconhecido pelo Ministério da Educação e tem a mesma validade de um curso presencial;

✔ Acesso a mais de 200 cursos livres durante a especialização para aprofundar ainda mais os conhecimentos e à Biblioteca Virtual com mais de 220 mil títulos para leitura.

Confira a Estuda Week  e acesse conteúdos especiais que vão contribuir para a sua carreira. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades