Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

5 livros sobre crescimento pessoal de leitura obrigatória

mulher ao ar livre lendo livro para ilustrar texto sobre livros para crescimento pessoal

É inegável que, para se crescer na vida profissional e pessoal, é preciso investir em si mesmo. É preciso sempre criar novas oportunidades no direcionamento de sua vida e carreira, para que tudo possa ocorrer da melhor maneira possível e, muitas vezes, a leitura de livros sobre crescimento pessoal ajudam nessa jornada. Deixar esse crescimento ao acaso pode nunca dar resultado algum, trazendo apenas sofrimento e frustração. 

A cada dia, devemos procurar novos conhecimentos para nos capacitarmos cada vez em nossas atividades, seja qual for nosso setor de atuação. Pessoas que buscam se desenvolver pessoalmente geralmente se tornam mais positivas, realizadas e felizes no trabalho e, com isso, mais preparadas para o mercado.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

A prática regular de leitura, por si só, já é uma ferramenta potente para estimular o seu desenvolvimento pessoal. Afinal, é possível criar mudanças profundas em nossas vidas através dos livros. Uma história com desafios, questionamentos e aprendizado sempre pode nos orientar a enxergar a vida por um outro ângulo e trazer mais oportunidades de sucesso.

5 livros sobre crescimento pessoal indispensáveis

Como em praticamente toda área de conhecimento, é nos livros que você irá encontrar estratégias, objetivos e indicações de caminho para que você assuma o controle de sua própria vida, se fortalecendo cada vez mais para enfrentar a dura vida profissional e para o mercado de trabalho.

Tais obras podem abordar diferentes aspectos da vida, como seu dia a dia em casa e com a família, seus relacionamentos, educação financeira, inteligência emocional, criatividade ou mesmo dicas e caminhos para se ter uma carreira promissora em determinada área.

Independentemente do assunto abordado, os livros são mais do que recomendados para quem busca investir em suas habilidades pessoais da maneira mais eficiente possível. Geralmente trazendo casos de sucesso, os melhores livros para crescimento pessoal buscam ajudar o profissional a lapidar habilidades pessoais e aprender até mesmo em momentos de relaxamento e lazer. Confira a lista:

1 – Pai Rico, Pai Pobre

Uma obra que trata de gestão financeira, em que você encontra não apenas orientações sobre finanças, como diversos assuntos sobre hábitos, relação com com dinheiro, comportamentos profissionais e crenças diversas. O livro mostra que o dinheiro não resolve problemas. A obra, de Robert Kiyosaki, aponta que a riqueza é moldada pelas escolhas que você faz na vida. Mesmo focando em finanças, é um livro que quebra paradigmas e que propõe muitas mudanças de comportamento e crescimento espiritual.

2 – Inteligência Emocional

Sabemos o quanto a inteligência emocional é importante para o sucesso profissional e o quanto está cada vez mais em alta no mundo corporativo. No livro, o autor Daniel Goleman – considerado o “pai” da inteligência emocional – mostra como lidar com as dificuldades que as emoções podem trazer em sua vida profissional e até mesmo dentro de casa ou na escola. A obra é um best-seller no assunto, com mais de 5 milhões de cópias comercializadas pelo mundo.

3 – Mindset: A nova psicologia do sucesso

O livro mostra como trabalhar a atitude mental e diz que a forma como pensamos em nosso cotidiano pode influenciar e moldar completamente o caminho de sucesso de uma pessoa. Os estudos da autora Carol S. Dweck mostram que existem dois tipos de personalidade: enquanto uma é travada e não consegue levar a pessoa a lugar nenhum, a outra é mais aberta e propensa a ter sucesso em suas ações. O livro mostra como identificar esses dois modos de pensamento, como lidar com eles e a transformá-los quando preciso.

4 – Como fazer amigos e influenciar pessoas

Clássico escrito em 1936 (com mais de 50 milhões de cópias vendidas), o livro foca em diversas dicas, técnicas e estratégias de comunicação para melhorar os relacionamentos interpessoais, como a sua forma de pensar e agir. O autor Dale Carnegie usa experiências de sua própria vida para fazer o leitor refletir e entender como as ações que pratica podem influenciar em uma relação saudável com outras pessoas tanto no ambiente pessoal como profissional. É uma obra indicada para quem ocupa cargos de liderança ou para aqueles que precisam melhorar suas relações e interações no trabalho.

5 – Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Uma lista de ações e princípios para auxiliar na busca da independência emocional. O autor Stephen R. Covey faz uma pesquisa e seleção de outras obras e separa os 7 pontos mais importantes para quem deseja ter uma carreira mais bem-sucedida e promissora em sua área de atuação. Mais do que tentar fazer do leitor um profissional mais produtivo, a obra mostra como ter uma mentalidade correta pode ser fundamental para o seu sucesso pessoal e profissional.

Livros sobre crescimento pessoal são fundamentais não apenas para sua vida profissional, mas para o seu período acadêmico. Seja cursando uma graduação ou uma pós, estar familiarizado com obras desse gênero contribuem muito para a construção de seus caminhos pessoais e profissionais. Agora, aproveite para saber como encontrar propósito de vida profissional e ser feliz. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades