Ir para o conteúdo
Você na Pós

Pós-graduação para quem fez Pedagogia: 6 opções de cursos

O curso de Pedagogia é um dos mais procurados no Brasil e um dos mais abrangentes também. Todo ano, novos estudantes ingressam na universidade e essa graduação se mantém no topo. No entanto, por conta dessa alta demanda, o mercado se torna bastante concorrido e as melhores vagas acabam indo para aqueles que se prepararam mais e apresentam algum diferencial. Dessa forma, a pós-graduação para quem fez Pedagogia é a mais indicada e contribui para que o aluno se torne especialista em um assunto para o qual mais se identifica.

A Pedagogia, que forma profissionais para trabalhar na área da educação e gestão escolar, apresenta uma grade bem ampla. Os pedagogos podem atuar em sala de aula como professor na Educação Infantil e na primeira fase do Ensino Fundamental, nos setores de gestão educacional em instituições de ensino, com psicopedagogia, pesquisa acadêmica, treinamento e desenvolvimento de professores, entre outros. Desse modo, é fundamental que você, após formado, pense em qual área deseja se especializar e inicie a pós-graduação.  

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Hoje em dia existem muitos cursos no segmento da Pedagogia que farão você se aprofundar numa determinada área e, consequentemente, abrir um leque de oportunidades na sua carreira. Além disso, para quem ainda não conseguiu entrar no mercado de trabalho, essa também será uma forma de estreitar a concorrência e chamar a atenção dos recrutadores. Eles verão que você continua se atualizando e buscando se aperfeiçoar dentro da profissão, além da oportunidade de receber propostas de salários melhores. 

Confira 6 opções de cursos de pós-graduação para quem fez Pedagogia

1 – Alfabetização e Letramento

O curso tem como objetivo fazer com que você consiga prever e analisar problemas de aprendizagem e de ensino gerados dentro do ambiente educacional. Você irá se colocar como um agente da educação, sendo responsável pelo sucesso de todo o processo de alfabetização e letramento. Terá acesso, ainda, a todas as ferramentas necessárias para se inserir no estudo dos fundamentos teóricos da aprendizagem, bem como o da psicologia aplicada, além de estudar as práticas sociais ligadas ao uso da linguagem, discutir a alfabetização de jovens e adultos e outros temas.

2 – Arte e Educação

Além dos pedagogos, essa especialização também é direcionada a professores de todas as áreas. O curso irá capacitar você a adotar as quatro linguagens da arte – dança, artes visuais, música e teatro – na sua rotina como docente. Dessa forma, com base no conhecimento e técnicas adquiridos ao longo da pós-graduação, será possível desenvolver uma aprendizagem criativa, ao utilizar a dança e a expressão corporal, os jogos teatrais, a musicalização e as linguagens das artes durante as aulas.

3 – Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial

Se você tem interesse em atuar em instituições educativas inclusivas, esse curso pode ser o ideal. Ele irá aprofundar os seus conhecimentos nessa modalidade de ensino por meio de abordagens teóricas e práticas. Além disso, as aulas irão contribuir para dar vazão a discussões acadêmicas a respeito da atuação do ensino inclusivo. Entre as disciplinas que formam parte do curso estão deficiências auditiva, física, intelectual e visual com foco no AEE (Atendimento Educacional Especializado), psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem e muito mais.

Leia também: Como se capacitar para desenvolver uma carreira em Educação Especial?

4 – Educação Infantil

O curso irá capacitar você para atuar especificamente na Educação Infantil ao oferecer uma grade que abrange conteúdos teóricos e metodológicos. Sendo assim, você terá a oportunidade de conhecer e analisar como funciona a legislação para a educação infantil e as políticas públicas educacionais brasileiras e se aperfeiçoar em assuntos relacionados à linguagem oral, escrita e literatura. Você também será qualificado para exercer funções dentro da área de gestão e docência.

 5 – Psicologia Escolar

Indicado aos graduados em Pedagogia, Psicologia e áreas correlatas, o curso tem como objetivo oferecer mais conhecimentos teóricos e práticos dentro da psicologia escolar. Assim, por meio do conteúdo estudado, serão discutidos temas relacionados às dificuldades de aprendizagem dos alunos, problemas e distúrbios de aprendizagem, bem como as estratégias para superação e evolução. Você também irá conhecer mais a fundo o papel do psicólogo dentro da escola e no sistema de ensino.

6 – Gestão e Organização da Escola com ênfase em Direção Escolar

Essa pós-graduação é indicada para quem atua na área da educação e deseja desenvolver habilidades de gestão e direção escolar. Assim, o foco do curso é, sobretudo, em disciplinas que abrangem o planejamento, administração e supervisão dentro dos espaços educativos. Com isso, serão debatidos também temas que envolvem o processo de formação humana e social. O aluno terá acesso, ainda, a temas ligados à legislação e políticas públicas e os seus impactos na educação.

Esses são alguns dos diversos cursos de pós-graduação para quem fez Pedagogia. No Portal Pós, você encontra muito mais opções para que possa escolher aquela que mais tem a ver com os seus objetivos e planos de carreira. Os cursos de especialização EAD permitem que você possa estudar quando e onde quiser. Assim, aproveite essa flexibilidade e comece a estruturar o próximo passo nos estudos. Além disso, você terá a sua certificação em menos de um ano, pois os cursos a distância têm a duração de 6 ou 10 meses. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades