Ir para o conteúdo
Você na Pós

Deseja se recolocar no mercado? Descubra como conseguir bolsas de estudo

Existem muitos motivos para  que as pessoas tenham dificuldade em se recolocar no mercado de trabalho. A falta de investimento em capacitação contribui bastante para essa demora. Por isso, saber como conseguir bolsas de estudo pode te ajudar bastante na conquista do emprego tão desejado.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a recolocação no mercado de trabalho, a importância da pós-graduação nesse processo e te dar algumas dicas para conseguir bolsas de estudos em universidades. Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Desafios da recolocação no mercado de trabalho

A maternidade, a demissão, a dedicação a projetos pessoais e os cuidados com a saúde estão entre as principais razões pelas quais as pessoas se afastam do mercado de trabalho. E, às vezes, o retorno pode parecer um desafio muito grande. É claro que é preciso ter foco e perseverança, mas existem algumas outras atitudes que podem te ajudar a conquistar um emprego, como as seguintes:

  1. Ativar a sua rede de contatos;
  2. Atualizar o seu currículo e sua carta de apresentação;
  3. Contratar um serviço de headhunter;
  4. Estar preparado para explicar o seu período de afastamento;
  5. Atualizar-se através de cursos e especializações.

Leia também: Dicas para estudar EAD: como se preparar para o ensino a distância?

Sabemos que não são tarefas tão fáceis, especialmente as que exigem investimento financeiro, como esta última. Por isso, as bolsas de estudo são ótimas opções para que você tenha acesso aos cursos de pós-graduação, se especialize na sua área ou faça uma transição de carreira.

A importância da pós-graduação na recolocação no mercado de trabalho

Você já deve ter ouvido que apenas o curso de graduação já não é suficiente para que você seja um candidato diferenciado no mercado, não é verdade? Isso porque 18,3 milhões de pessoas já possuem esse certificado do ensino superior, segundo dados do IBGE de 2019. Porém, quando se trata de pós-graduação, apenas 0,8% das pessoas entre 25 a 64 anos no Brasil têm certificado. 

Ou seja, a especialização é um grande diferencial para o seu currículo na hora de buscar recolocação. Claro que, além disso, existem algumas vantagens importantes para quem faz uma pós. A principal delas é que você se tornará um especialista na sua área. A pós-graduação tem grade curricular pensada para aprofundar e ampliar conhecimentos teóricos e práticos dos profissionais e apresentar novos conceitos.

.Além disso, conta com disciplinas atualizadas e alinhadas com as últimas tendências do mercado.A outra vantagem é que o seu salário poderá ser maior do que aquele que você recebeu no último cargo. De acordo com uma pesquisa da Catho, a diferença entre o salário de alguém com diploma de pós-graduação e de quem tem só a graduação é de cerca de 50%.

Como conseguir bolsas de estudo de pós-graduação

Quem quer ter a oportunidade de conseguir uma bolsa de estudos em uma universidade precisa ficar atento. Para isso, te daremos algumas dicas:

1 – Acompanhe as redes sociais das universidades

Você já segue as universidades pelas quais se interessa nas redes sociais? Pois saiba que, ao acompanhá-las no Facebook, Instagram e Youtube, você ficará atualizado com as principais novidades, conteúdos sobre mercado de trabalho e carreira, e claro, por dentro oportunidades de bolsas de estudo e descontos. Então, siga as instituições de ensino, ative as notificações nas redes e fique ligado nas oportunidades que podem aparecer por lá.

2 – Assine a newsletter das instituições de ensino

Outra forma de ficar por dentro das oportunidades de bolsas é assinar a newsletter das universidades para receber e-mails sobre campanhas promocionais. Para se cadastrar na newsletter, vá até o site da universidade e preencha o formulário disponível no site. Geralmente, você precisa inserir poucos dados, como nome, e-mail, telefone e a instituição mais próxima de você.

3 – Viste o site das universidades com frequência

Claro que a newsletter é uma ótima forma de ficar por dentro da oferta de bolsas de estudo, mas, além disso, vale a pena também visitar o site da universidade. Normalmente, a instituição tem uma área do site dedicada ao assunto, onde você poderá encontrar as campanhas promocionais.

Lá, você terá informações sobre os cursos disponíveis, valor do desconto, condições de pagamento, prazo, localidade entre outras condições para que a bolsa seja concedida. Adicione as páginas à sua barra de favoritos do navegador. Assim, ficará mais fácil dar uma passadinha por lá todos os dias e verificar se já existem oportunidades disponíveis.

Essas são as dicas para que você consiga a sua recolocação no mercado de trabalho através das bolsas de estudo. Veja as opções de cursos de pós-graduação, aproveite para se inscrever na newsletter e fique por dentro de todas as ofertas de pós e MBA 100% on-line.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades