Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Profissionais de sucesso: quais características têm em comum?

profissionais de sucesso reunidos em uma empresa

Como são os profissionais de sucesso e quais características eles têm? Isso é o que todo mundo tem se perguntado. Eles são vistos pelos demais colegas como pessoas acima da média e todos os enxergam como referência de sucesso, inovação e proatividade. Além de muito inteligente, também são considerados esforçados e se dedicam a aprender cada vez mais.

E, assim como todas as outras habilidades, é possível se tornar um profissional de sucesso. Não existe uma receita ou fórmula mágica, mas alguns atributos contribuem para as pessoas atingirem os objetivos e sonhos, e saber exatamente o que se quer pode te inspirar a buscar aprimoramento e alcançar o sucesso. Quer saber as principais características dos profissionais de sucesso? Continue lendo este artigo.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Principais características dos profissionais de sucesso

Ter capacitação e estar sempre se especializando é importante para conseguir se destacar na sua carreira, mas algumas atitudes e habilidades comportamentais também são fundamentais para esse processo. O profissional de sucesso é conhecido pela confiança e o foco em seus objetivos, mas essas são apenas duas características de uma lista imensa que eles possuem. Confira abaixo algumas das habilidades que esse profissional tem:

  • Proatividade

Sabe aquela pessoa que, normalmente, toma iniciativa na hora de fazer as coisas e não fica esperando alguém dar ordens para realizar uma tarefa? Essas são consideradas proativas e essa característica é comum na maioria dos profissionais de sucesso.

A proatividade faz com que a pessoa enxergue oportunidade em lugares que os demais veem apenas obstáculos e isso colabora para que consiga assumir responsabilidades e riscos, aprenda muito mais e ganhe destaque no ambiente profissional.

Os profissionais costumam ter uma percepção aguçada do que precisa ser feito, mas é importante lembrar que produtividade é diferente de workaholic — termo usado para os profissionais que são “viciados em trabalho”.

  • Comprometimento

Essa característica é essencial em todos os aspectos da vida, e na carreira o comprometimento se torna ainda mais relevante (e indispensável). É necessário se envolver integralmente e se dedicar àquilo que você deseja para ter bons resultados. Isso não significa que você vai buscar o sucesso a qualquer custo e nem que deve passar por cima dos seus valores ou princípios éticos, e por isso é importante se conhecer, saber onde você quer chegar e buscar as melhores formas de realizar isso.

  • Seja humilde

A humildade é parte da personalidade de um profissional de sucesso, à medida que o ajuda a lidar melhor com as críticas e seus próprios fracassos. Mas, ser humilde também é essencial para quem busca uma carreira sólida e ascendente. 

Leia também: Como desenvolver novas habilidades no dia a dia?

Essa característica é uma qualidade e tanto, e ela te ajudará a ouvir sugestões, conselhos, dicas e ensinamentos que vão colaborar com o seu crescimento e amadurecimento profissional. A humildade não é fundamental somente no ambiente corporativo e, por isso, deve ser desenvolvida por todos, numa busca contínua por conhecimento, maturidade e gentileza.

  • Tenha empatia

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar dos outros. É uma capacidade psicológica de compreender os pensamentos e emoções de outras pessoas. O profissional de sucesso, por meio da empatia, consegue se colocar no lugar do próximo para compreender a maneira como ele toma decisões, conseguindo negociar a manter uma conversa em que as duas partes se sintam à vontade.

  • Inovação

Os profissionais de sucesso são inovadores e conseguem transformar o simples em algo novo e completamente revolucionário. Eles estão sempre dispostos a sugerir novas ideias e trabalhar nelas. Também enxergam o que está à sua volta como oportunidade para identificar processos falhos e melhorá-los.

  • Autoconhecimento

Para quem busca o sucesso, praticar o autoconhecimento é muito importante, pois o sucesso profissional pode ser diferente para cada pessoa e alguns desejam subir de cargo enquanto outros querem abrir o próprio negócio. Ou seja, é necessário se conhecer profundamente.

Isso vai te ajudar a descobrir o seu real objetivo na vida, seus valores, pontos fortes e fracos, entre outras características. Esse processo é importante para você definir seu ideal de sucesso, descobrir as melhores estratégias e evitar frustrações futuras.

  • Resiliência

Essa é a capacidade de lidar com os problemas e se adaptar às mudanças, de modo a superar obstáculos ou resistir à pressão das situações. Essa característica é extremamente relevante para os profissionais de sucesso e é fácil entender porque os resilientes estão entre os mais procurados pelas empresas.

Essas pessoas conseguem entender possíveis problemas de forma otimista e não encaram obstáculos como algo insuperável. Elas podem até falhar, mas colocam o pé no chão e voltam a produzir para a companhia após perceber o erro.

Após conhecer as principais características desse profissional, agora você deve buscar formas para aprimorá-las. Existem livros, palestras e exercícios positivos para quem quer saber mais sobre o assunto e ir em busca do seu sucesso profissional.

Para fazer parte dos profissionais de sucesso você deve construir um caminho de estudo, como uma pós-graduação a distância, e treinar dia após dia cada uma das habilidades que citamos aqui, pois só assim notará uma diferença significativa na sua personalidade profissional. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades