Ir para o conteúdo
Você na Pós

Estudos EAD: como montar um cronograma de estudos para 2020

estudos ead como montar um cronograma de estudos para 2020

No final do ano, é comum fazemos diversas promessas que muitas vezes deixamos pra trás. Estudar e investir no desenvolvimento profissional provavelmente está nos planos de muitas pessoas, mas, para este desejo se tornar real, é preciso planejamento e dedicação. Uma das opções que vêm se tornando cada vez mais popular para quem tem a rotina atribulada é o estudo EAD. A facilidade em poder estudar de onde estiver e não ter que ir a aulas presenciais é o seu principal atrativo. Se você deseja estudar em 2020, separamos algumas dicas de como montar um calendário de estudos e se organizar para cumpri-lo.

Planeje-se

O planejamento de estudos começa até mesmo antes de você se matricular no curso desejado. Primeiramente, entenda a sua rotina e como os estudos podem se encaixar nela. Feito isso, procure por cursos que podem ser benéficos para a sua carreira, ou, caso você deseje fazer uma transição de área, quais poderão te ajudar nesta empreitada. 

Também é importante definir quanto tempo você tem disponível para concluir o curso. No modelo EAD, por exemplo, existem opções de curta e longa duração que variam entre 6 e 10 meses com o mesmo currículo. Desta forma, fica mais fácil adequar as aulas às suas necessidades. 

Monte um cronograma

Com a matrícula realizada, entenda a dinâmica do seu curso EAD e qual a frequência de entregas e provas. Desta forma, ficará mais fácil montar um calendário e você poderá designar dias da semana e horários para se comprometer com os estudos. Procure reservar um tempo em que você esteja totalmente disponível para assistir as aulas e fazer os trabalhos. Mas, como contratempos podem acontecer, nunca deixe tudo para a última hora e reserve um plano B na sua agenda. 

Uma das vantagens de estudar a distância é ter acesso às aulas de todos os lugares. Por isso, se você tiver disponibilidade para assistir às aulas no transporte público ou durante uma viagem, por exemplo, coloque este período no seu cronograma. Assim, o seu tempo será melhor aproveitado.

Coloque as tarefas no papel

É importante que você coloque no papel, ou anote digitalmente, os dias e horários em que você vai estudar. É fundamental que as tarefas estejam visíveis e acessíveis para que nunca sejam esquecidas. Você pode usar uma agenda ou um calendário digital, e até apps de organização. O método vai de acordo com o que você está acostumado, mas, para obter sucesso, é preciso que você sempre consulte e finalize as tarefas. Afinal, deixar para depois só vai gerar mais estresse e o resultado pode não ser dos melhores.

Cuide do seu bem-estar

Criar um cronograma para os estudos é importante, mas cuidar do seu bem-estar é mais ainda. Isso porque, se você estiver sobrecarregado com trabalho e cursos, não alcançará os resultados esperados em nenhum nem na vida acadêmica, nem na vida pessoal. Portanto, no seu calendário, também deixe especificado o tempo de descanso e os intervalos entre uma matéria e outra. Existem métodos de organização de tempo ideais para quem estuda em casa. Além disso, ter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos regularmente auxiliam no seu desenvolvimento e aprendizado. 

Está motivado a voltar aos estudos em 2020? Então dê uma olhada nos nossos cursos de pós-graduação e conheça aquele que vai alavancar a sua carreira. 

Conheça nossas faculdades