Ir para o conteúdo
Carreiras e Mercado

Transição de carreira: os desafios de mudar de área

transição de carreira

Eleger uma carreira para a vida toda não é fácil. A responsabilidade de escolher um caminho para trilhar é ainda mais confuso na adolescência, uma época de formação em que o jovem está vivendo diversas experiências e junto a elas a pressão para escolher uma graduação. Por isso, ao terminar a faculdade e ingressar no mercado de trabalho, muitas pessoas não se identificam com a carreira que escolheram e decidem mudar o rumo profissional. Um dos melhores caminhos para isso é a pós-graduação.  

Exemplos

Camila Ferraro, 36 anos, foi um desses casos. Quando tinha 17 anos, assim que terminou o ensino médio, entrou na faculdade de Publicidade e Propaganda, mas, depois da formatura, não se identificou com a área. Após trabalhar seis meses em uma das maiores agências de publicidade do país, Camila foi trabalhar em um programa especial oferecido pela Disney e se encantou pelo universo infantil. Voltando de lá, fez uma pós-graduação em Psicopedagogia e hoje é professora de um projeto especial de língua inglesa em um colégio tradicional da cidade de São Paulo.

Já Marcella Linhares, de Vitória, Espírito Santo, sempre teve afinidade com a área de comunicação e sabia que era esse caminho que queria trilhar. Mas, aos 17 anos, no terceiro ano do ensino médio, teve contato com alguns profissionais do Direito que fizeram despertar uma curiosidade muito grande em relação a área. No ano seguinte, já cursando Direito se apaixonou pelas matérias e a prática da profissão. Nos estágios essa relação de afinidade só aumentava, mas a comunicação ainda despertava um interesse maior.

Após a conclusão da faculdade e a efetivação no estágio, Marcella tomou uma decisão importante que mudaria de vez o rumo da sua vida profissional. Continuou no escritório de advocacia em Vitória, mas o desejo de atuar em comunicação era mais forte. Foi então que, paralelamente, fez cursos de especialização em Marketing Digital com o intuito de trabalhar com Mídias Sociais. Na primeira aula, decidiu que era isso o que queria para a carreira. Ao final do curso, saiu do escritório e mudou-se para São Paulo atrás do sonho de trabalhar com comunicação. Hoje, aos 25 anos, trabalha em uma agência de Marketing Digital e se diz plenamente realizada.

Dicas

Os casos de Camila e Marcella mostram que é possível mudar completamente de carreira. E também, como um curso de especialização pode ser importante para essa virada. Mas antes de se matricular numa pós-graduação, é essencial analisar todos os fatores que serão influenciados com essa decisão.

Confira algumas dicas para quem está pensando em mudar de carreira:

Autoconhecimento é fundamental

Antes de mudar de profissão, entenda quais são as suas vontades, competências, habilidades e personalidade e se elas vão de acordo com a nova carreira que almeja.

Planeje-se antes da mudança

O planejamento é fundamental para esta fase de transição. É importante saber que, ao mudar de carreira, você pode estar sujeito a ganhar menos que no trabalho anterior. Então, antes da mudança, faça uma reserva financeira e invista em um curso de especialização.

Estude o mercado de trabalho


Pesquise sobre o novo mercado que deseja entrar. Se ele está favorável a novas contratações e o cenário econômico como um todo. Algumas carreiras estão em alta, outras em baixa. E, por isso, é importante estar atento para não se frustrar mais uma vez.

Faça networking

Ter um rede de relacionamentos já inserida no mercado é um passo à frente para quem quer mudar de carreira. Os profissionais mais experientes podem te ajudar na indicação de vagas e até com dicas sobre a área.

Você também tem vontade de mudar completamente de área? Então dê uma olhada nos nossos cursos de especialização e escolha o melhor para a sua carreira.

Conheça nossas faculdades