Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Transforme seus sonhos em realidade

sonhos

Quando falamos em sonhos, o que pode vir a nossa mente são desejos quase inatingíveis ou realizações que de fato ficarão somente em nossa imaginação! Eles podem nos mover ou paralisar, nos alegrar ou frustrar, podem se tornar reais ou continuarem na fantasia.

Quais são os seus sonhos?

Quais são aqueles que se tornaram realidade, aqueles que não e aqueles que você ainda os tem?

Algumas pessoas, pelo número de decepções sequentes em suas vidas, desistiram de seus sonhos e até mesmo afirmam não mais os terem. Outras, os têm, mas não acreditam que podem transformá-los em realidade. Em qual destes grupos você está hoje? Quais são os seus objetivos? Se diz não os ter ou não ser possível realizá-los, quero te convidar a sonhar. E principalmente, a transformar seus sonhos em realidade.

Transformem seus sonhos em realidade:

Desenvolva sua autoconfiança e autoestima acreditando em você. Todos nós somos dotados de capacidades e potencialidades. Nossa atenção é seletiva, portanto, foque em suas qualidades e não em seus defeitos. Nossas deficiências já são observadas pelas pessoas, infelizmente. Então, não caia nesta armadilha. Que elas observem nossas deficiências, mas você vai ver, enxergar, falar, pensar, treinar e praticar suas qualidades e habilidades. Seu valor é inestimável, não importa o que dizem ou o que te disseram.

Não minta para você mesmo. Se disse que vai fazer algo, faça. Falou que vai começar uma dieta, comece. Disse que vai arrumar sua gaveta, arrume. Deixe de adiar aquilo que já falou em fazer. À medida que mente para você mesmo, vai emitindo mensagens para sua mente de que você não é digno de confiança. Em contrapartida, se cumprir o que promete para você mesmo, seu conceito de auto eficácia aumenta e sua confiança cresce.

Agora, é necessário que você transforme seus sonhos em objetivos. Vamos lembrar que, objetivos são metas a serem alcançadas e que precisam de estratégias, foco, determinação e perseverança. Os desejos que permeiam seu imaginário, seus sonhos, a partir de agora serão tratados como objetivos, como metas que serão alcançadas. Você vai deixar de olhar para eles como algo inatingível, alto demais e impossível.

Faça diariamente ou sempre que for necessário, uma faxina mental. Automaticamente, nossa mente é poluída por pensamentos disfuncionais que nos desestimulam, paralisam e desmotivam. Quando menos se espera, sua cabeça está cheia de pensamentos negativos, automáticos disfuncionais: “Eu não posso”, “Não consigo”, “Isso é demais para mim”, “Não sou competente”, “Não vai dar certo”. Pegue uma vassoura e pano limpo e mãos à obra, comece uma faxina mental. E como em sua casa, realize-a frequentemente. Mantenha sua mente limpa desses pensamentos.

Quais são os seus sonhos?

Volte a sonhar.

Transforme seus sonhos em realidade.

Acredite em seu valor, pratique suas habilidades, estabeleça seus sonhos como objetivos, definindo estratégias e metas, deixe sua mente limpa, e viva a realidade de seus sonhos!

 

Autoria:
Marcos Messias da Silva Justiniano
Professor, Coordenador da Clínica de Psicologia
Faculdade Anhanguera São Bernardo – Vergueiro

Conheça nossas faculdades