Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como ser promovido sendo um concursado?

como ser promovido sendo um concursado

Os cargos públicos atraem muitas pessoas e um dos  principais motivos é a estabilidade. Apesar das dificuldades que envolvem o concurso e a concorrência, para muitos, esta é uma das melhores formas de estabelecer uma carreira segura. Em contrapartida, as empresas privadas oferecem diversas facilidades e chances de promoção frequentes, o que podem ser vantagens em relação à estabilidade dos cargos públicos. Mas afinal, será que é possível ser promovido sendo concursado? A resposta é positiva, mas existem algumas regras. Confira.

Se eu sou concursado como eu posso ter uma promoção?

Novo concurso

Durante a carreira pública, o concursado deve estar ciente de que as promoções não acontecem de maneira regular como nas empresas privadas. Isso implica em, muitas vezes, passar anos exercendo o mesmo cargo e função, sem chances de crescimento e desenvolvimento.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

A promoção pode vir por meio de premiações ou quando há uma oportunidade que se encaixe no seu perfil, mas isso é muito raro de acontecer. A maneira mais efetiva disto ocorrer é por meio de novos concursos internos.

Você pode subir na carreira iniciando em um cargo inferior e no decorrer do tempo realizar provas para cargos maiores. Também é possível já iniciar em um cargo melhor e receber convites de seus chefes para fazer provas e ocupar a nova vaga. 

Fique atento aos editais das vagas que deseja ocupar, entenda o número de vagas, quantas vão para a fila de espera, se há novas chamadas e tudo aquilo que você passou no seu primeiro concurso.

Mais conhecimento, mais chances

Já mostramos como a pós-graduação pode auxiliar na carreira pública e neste caso continua ajudando. Isso porque, com mais estudo e conhecimento sobre a carreira as chances de você se dar bem, seja na prova para promoção ou, no novo concurso. Com a pós, você sairá em vantagem contra aqueles que não estudam há algum tempo. Por isso, na hora de escolher a sua, opte por cursos que agreguem no seu dia a dia do trabalho.

Conheça as nossas opções e escolha aquela que vai fazer você decolar na sua carreira, seja ela na área pública ou privada. 

Conheça nossas faculdades