Ir para o conteúdo
Você na Pós

Como escolher a pós-graduação para a sua carreira

como escolher a pos-graduação para a sua carreira

A pós-graduação é bem vista e necessária na maioria das empresas. Com ela, você se especializa em determinada área, adquirindo ainda mais conhecimento que na faculdade. Além das matérias programadas, na pós, você ainda faz networking com pessoas da sua área e professores, se capacita e valoriza o seu currículo. Mas para que tudo isso dê resultado, é importante escolher o curso certo para a sua carreira. Caso contrário todo o investimento será em vão. Por isso, confira essas dicas para escolher a sua pós-graduação.

blog banner desconto em pós-graduação

Momento certo

Antes de se matricular na pós, é importante entender em que momento da sua vida você se encontra. E se esta é a hora certa de iniciar um curso. Isso porque, fazer uma pós-graduação, exige tempo e comprometimento e se você não se dedicar o suficiente, ela pode acabar não dando o resultado esperado.

Então, faça um balanço da sua vida profissional e considere se você já tem alguma experiência na área que vai agregar ao curso ou se a sua intenção é justamente começar uma nova carreira. Tudo isso conta para decisão de começar uma especialização. Muitas pessoas, optam por começar imediatamente depois da graduação, já outras, preferem esperar dois ou três anos e algumas até mais tempo. O importante é respeitar o seu momento.

Meta profissional

Um dos principais pontos para escolher uma pós-graduação é definir uma meta profissional. Onde você quer estar daqui alguns anos? Como você fará para alcançar este objetivo? A pós-graduação será um dos passos? Você precisa responder essas e outras perguntas. Se você deseja se desenvolver na área em que já atua, busque por cursos que aperfeiçoem os seus conhecimentos em conjunto com o seu trabalho. Já se o seu objetivo é começar em uma nova área, procure cursos voltados a esta nova carreira. 

Caso você ainda tenha dúvidas, pesquise sobre a pós desejada. Pergunte a quem já fez, quais as impressões sobre o curso, como ele foi benéfico para a carreira, o método de ensino, corpo docente e etc. Desta forma, você já vai preparado e sabendo o que esperar. Converse, também, com seus superiores. Eles podem ajudar a traçar metas e indicar o melhor caminho para a sua especialização. 

Métodos de ensino

Atualmente, fazer uma pós-graduação está mais viável para quem não tem disponibilidade para estar regularmente em sala de aula. É claro que ainda existem cursos presenciais tradicionais, mas os de modelo EAD vêm ganhando destaque entre os estudantes brasileiros de curso superior. São diversas opções, entre elas a de seis meses que possibilita a formação em um semestre, com o mesmo conteúdo das de longa duração.  

Os métodos, carga horária, grade curricular e corpo docente, variam de instituição para instituição, por isso é importante pesquisar bastante e entender as suas necessidades antes de se matricular. Se você ainda está em dúvida ou já quer começar agora mesmo a sua especialização, conheça nossos cursos. São mais de 10 áreas do conhecimento para você escolher.

Conheça nossas faculdades