Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Emergência climática: entenda porque esta foi a palavra do ano

emergência climática entenda porque esta foi a palavra do ano

Anualmente, o Dicionário Oxford elege, de acordo com os termos mais buscados na língua inglesa, uma “palavra do ano”. Em 2019, a escolhida não foi propriamente uma palavra, mas uma expressão: “emergência climática”. O termo foi buscado 100 vezes mais que ano anterior e isso se reverteu em atenção às questões climáticas durante o período. Assim como aconteceu em 2018, cuja palavra foi “tóxico”, em 2019 não houve uma palavra com definição positiva, o que reflete muito o comportamento e necessidades da sociedade.  

blog banner desconto em pós-graduação

Definição do termo

Segundo o próprio Oxford, “emergência climática” tem como definição: “uma situação em que é necessária uma ação urgente para reduzir ou interromper a mudança climática e evitar danos ambientais potencialmente irreversíveis.”

O termo foi muito utilizado na área científica. Cerca de 11 mil estudiosos de 153 países usaram a expressão em suas pesquisas. Um dos maiores nomes na luta pelo meio

ambiente em 2019 foi a ativista e militante sueca Greta Thunberg.  A jovem de 16 anos foi bastante relevante para as discussões sobre o tema. E teve seu nome envolvido em polêmicas com chefes de estado como Donald Trump e Jair Bolsonaro. O que também contribuiu para o aumento das buscas.

Além disso, muitos desastres contra o meio ambiente aconteceram por todo o mundo e afloraram as discussões sobre o tema: incêndios na Amazônia, derretimento do Ártico, aumento do nível do mar, seca, entre tantas outras catástrofes, ou também chamadas “emergências climáticas”.

Palavra dos últimos anos
2018

Tóxico

2017

Youthquake

2016

Pós-verdade

2015

Emoji

Se você se interessa pela área ambiental e deseja se especializar, conheça nossos cursos e escolha aquele que vai transformar o seu futuro. 

Conheça nossas faculdades