Ir para o conteúdo
Você na Pós

Pós-graduação diferente da área da graduação? É possível!

pós-graduação

Uma das principais dúvidas para quem deseja se especializar ou mudar de carreira é se cursar uma pós em uma área diferente da graduação é a melhor solução. Na verdade, tudo depende da área desejada e da sua finalidade ao se matricular no curso. Isso porque algumas carreiras têm regras bem específicas e rígidas no que diz respeito aos seus profissionais. Para você entender melhor, a gente dá alguns exemplos do que pode ou não com uma certificação de pós-graduação.

blog banner desconto em pós-graduação

Quando fazer uma pós em outra área

Para quem possui um diploma de graduação nas categorias bacharelado, licenciatura ou tecnológico, é possível cursar qualquer pós-graduação, tanto lato sensu ou stricto sensu. O certificado de ensino superior viabiliza a entrada em quantos cursos desejar, sejam eles de pós, mestrado ou doutorado, tudo depende do objetivo a ser alcançado com os estudos.

Mas para poder ingressar em uma pós de outro campo, é preciso saber se aquele curso viabiliza uma transição de área. E se apenas serve como um complementar a sua carreira. Por exemplo, se você é um publicitário, mas trabalha com vendas, um MBA de Gestão Estratégica de Vendas, pode ser uma boa opção. É um curso fora da sua área de graduação, mas que acrescenta no dia a dia da sua profissão.

Um ponto positivo para quem pretende ingressar em uma especialização em outra área, é que profissionais diversificados enriquecem o debate em sala de aula. Isso facilitam o networking, além de possibilitar diversas visões sobre o tema estudado.

Quando não fazer uma pós em outra área

Algumas profissões possuem regulamentação para o seu exercício. Por exemplo, um engenheiro não pode praticar suas funções sem o CREA. Ou um advogado sem a OAB… Um médico sem CRM… Nutricionista sem CRN e por aí vai. Por isso, se você não possui a graduação em uma dessas áreas regulamentadas, apenas com a pós-graduação não será possível exercer a profissão.            

Se você está pensando em iniciar uma pós em uma nova área de atuação ou na sua mesmo, conheça as nossas opções de cursos de pós.  

Conheça nossas faculdades