Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Como evitar as distrações do celular na hora dos estudos

estudos

Além de vontade, estudar requer foco e atenção, duas coisas difíceis de conseguir quando temos distrações em toda parte. Uma das mais comuns é o celular. A tentação de estar conectado a tudo e em poucos cliques, parece bem mais interessante do que ler dezenas de páginas para uma prova, não é mesmo? Mas saiba que existem justificativas científicas sobre o porquê priorizarmos as mensagens no grupo de amigos do que fazer um resumo para a prova.

O cérebro de nossos ancestrais foi desenvolvido para tomar decisões imediatas, afinal, naquela época fugir de um predador e caçar alimentos eram escolhas de vida ou morte. Assim, nosso intelecto evoluiu com um instinto de sobrevivência e não de dedicação e atenção para uma única coisa.

blog banner desconto em pós-graduação

Mas o tempo passou e nosso cérebro foi moldado para as novas necessidades. O neocórtex, a região mais desenvolvida, foi treinada para tomar decisões que requerem mais análise. Por isso conseguimos focar nos estudos, em um livro ou na fala de um colega em uma reunião. Mas ainda assim, quando estamos com dificuldade de concentração buscamos consolo no celular, onde a recompensa é alta e a concentração mínima.

Mas afinal, como evitar a distração com o celular?

Distancie-se do aparelho

Se você precisa estudar para uma prova importante ou concluir um trabalho, a presença do celular não lhe trará nada além de distração, deixe-o guardado ou em outro ambiente. A urgência e a importância que damos a tudo o que vem do aparelho não é saudável, e tem um nome, chama-se FOMO (fear of missing out ou medo de perder alguma coisa). Pode parecer difícil nos primeiros dias, mas uma vez que você entrar no ritmo dos estudos, ele nem fará mais falta. O ideal é deixá-lo desligado para que as novas notificações não atrapalhe sua concentração.

Use-o com parcimônia

Caso o uso do celular seja necessário para alguma atividade durante o estudo, use-o, mas não caia no impulso de utilizar as redes sociais e os grupos de mensagens. Neste caso, a recomendação é desligar as notificações de todos os aplicativos que possam te distrair, assim, você não perderá o foco com as abas de mensagem.

Aprenda a lidar com o aparelho

Se você é daquelas pessoas que precisam sempre checar o celular, o recomendado é reservar um tempo para isso. Se preferir, pode selecionar um período entre um capítulo e outro do livro ou após a conclusão de uma matéria. Mas, neste caso, é importante ter limites, estipule um tempo para checar as mensagens, e-mails e o que mais precisar. O ideal é não passar dos 5 minutos para não perder completamente o foco. Aplicativos como o Pomodoro, por exemplo, podem até auxiliar o gerenciamento de tempo entre cada atividade.

Gostou das dicas? Se você já saiu da graduação e está buscando um curso de pós? Que tal conhecer nossas opções? São diversas áreas, com certeza uma vai se encaixar no seu perfil. 

Conheça nossas faculdades